Evasão Escolar em 2022: principais motivos e como combater

Atualizado: 14 de mar.

Saiba como compreender e combater a evasão escolar na sua instituição de ensino!


Alunos estudando dentro da sala de aula de uma escola.

A evasão escolar é um problema de diversas facetas. Primeiro, porque pode ser causado por diferentes motivações, internas e externas. Segundo, porque tem consequências tanto para os alunos quanto para a escola.


Os alunos ficam sem a estrutura da escola, que provê acolhimento e oportunidades para o futuro. Já a escola pode ter um grande impacto com a evasão escolar, resultando em desmotivação e problemas de gestão.


Material grátis: Guia para uma Gestão Escolar eficiente!


A boa notícia é que as soluções para combater a evasão também são diversas. O segredo é conhecer as motivações por trás dela.


Saiba mais: Ferramentas práticas para a motivação dos alunos!


Quais são os principais motivos para a evasão escolar?


As motivações da evasão escolar, em alguns casos, podem ser bem claras. Por exemplo, uma aluna que engravida ainda na escola pode acabar parando de frequentar as aulas.


No entanto, muitas vezes, o que leva à evasão são questões mais complexas da vida do aluno. Em alguns casos, até mesmo conflitos socioemocionais.


Material grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!


Vamos falar, abaixo, de alguns dos motivos mais comuns para a evasão escolar.


Assista ao vídeo sobre o assunto:


Problemas financeiros


As dificuldades financeiras podem levar à necessidade de trabalhar para ajudar a família.


Nessas instâncias, o aluno se afasta da escola a pedido da família, e sua volta é condicionada pela necessidade.


Material grátis: Como melhorar a relação entre família e escola no ensino híbrido ou remoto!


Bullying


O combate à violência nas escolas precisa ser levado a sério em todas as etapas do ensino. Alunos que sofrem com casos de bullying têm sua saúde mental e, muitas vezes, física, seriamente comprometidas.


Esse é um fator que aumenta a evasão escolar. Afinal, a escola deixa de ser um espaço de acolhimento e aprendizado para ser um espaço de insegurança para o aluno.


Saiba mais: 4 maneiras de prevenir e combater o cyberbullying no ensino remoto!


Problemas da escola


Infraestrutura precária, má administração, professores desmotivados e metodologias ultrapassadas também podem aumentar a evasão escolar.


Os alunos não conseguem ver uma boa evolução na escola. Eles se sentem estagnados e deixados para trás, quando comparados a alunos de outras instituições. Nesse cenário, acabam pedindo para sair a escola.


Esses são alguns dos principais motivos para a evasão. Agora, vamos falar de algumas estratégias que podem ajudar sua escola a passar por esse problema.


Material grátis: Planejamento do ano letivo: como preparar a sua rede!


Como combater a evasão escolar?


O combate à evasão escolar está relacionado aos motivos para ela acontecer. Por isso, é preciso começar a buscar soluções compreendendo os motivos.


Depois de entender os motivos, você pode colocar algumas ações em prática para resolver os problemas que estão afastando os alunos da escola.


Material grátis: BNCC: revisão curricular e replanejamento do ano letivo em tempos de pandemia!


Mantenha contato com as famílias


As famílias são ótimas fontes para compreender como a escola é vista pela comunidade. Ouvir suas ideias e opiniões é uma forma de recolher informações valiosas.


Aproxime as famílias da escola e não deixe de pedir sugestões sobre o que deve ser modificado, seja no plano pedagógico ou na infraestrutura.


Veja outras maneiras de aproximar os pais da escola!


Assista ao vídeo sobre a relação entre família e escola:


Faça um planejamento estratégico


Muitas escolas pecam por acreditar que já estão fazendo o melhor que podem. Enquanto isso pode ser verdade, é preciso fazer análises recorrentes para saber quais são os pontos fortes e fracos da sua escola.


Conhecer a instituição em todos os aspectos é essencial para fazer um bom planejamento estratégico. A partir desse planejamento, você pode implementar melhorias de acordo com as prioridades da escola e melhorar, aos poucos, o processo de aprendizagem dos alunos.


O planejamento curricular também é importante!


Assista à live sobre como realizar um planejamento eficiente:


Entenda as necessidades dos alunos


Os alunos precisam ser o foco da escola. Ela é feita para elas, e deve ser feita com a ajuda deles. Saber do que eles sentem faltam, o que desejam e como se sentem no ambiente escolar é fundamental.


Logo, é importante abrir um canal de comunicação claro e honesto entre a escola e os alunos. Isso ajuda a combater questões com bullying, desentendimentos com professores e mesmo currículos defasados.


Saiba mais: BNCC na Educação Infantil em 2022: tudo o que você precisa saber!


Aposte na inovação


Ter uma escola em 2022, mas com a estrutura curricular dos anos 1990, é um grande erro que afeta profundamente os alunos.


Quer atualizar sua sala de aula? Saiba como utilizar as metodologias ativas e a tecnologia em sala de aula em 2022


A tecnologia já é parte da vida de todos e, por isso, deve estar nas escolas. Aplicativos, sites e programas de realidade aumentada estão entre as tendências mais comuns.


Porém, não pare nas ferramentas digitais. Inove, também, na metodologia e no treinamento dos professores.


Assista ao vídeo sobre o uso da tecnologia na Educação:


O Blog da Faz Educação sempre se atualiza com o que há de mais recente na educação. Acompanhe!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

276 visualizações0 comentário