Os 12 melhores aplicativos para educação em 2022

Conheça os 12 melhores aplicativos para educação que você deve levar para a sala de aula em 2022!

Não podemos mais criar divisões entre a tecnologia e a sala de aula. Os dois últimos anos nos ensinaram que conhecer sites, ferramentas e aplicativos para educação, faz muita diferença para os alunos e professores de hoje.


Sendo assim, não podemos deixar de dar crédito para os aplicativos que mais se provaram úteis nos últimos tempos. Quer dicas de aplicativos para educação que vão mudar sua metodologia? Continua a leitura!


Material grátis: Como a tecnologia aplicada às metodologias ativas ajudam no avanço do IDEB!


12 aplicativos para educação para usar em 2022


Abaixo, listamos 12 aplicativos para educação para testar e experimentar com seus alunos em 2022. Eles servem para diferentes propósitos, faixas etárias e metodologias. Confira.


Material grátis: Ensino Remoto: o que é, como fazer e como avaliar a aprendizagem!


1. Tayasui Sketches School


Com recursos realistas e muito versáteis, o Tayasui Sketches School é ideal para praticar a criatividade dos alunos. Ele contém uma série de ferramentas para ilustrar, desenhar e pintar. Assim, ajuda a concretizar conceitos, desenvolver a criatividade e criar atividades interessantes para todas as idades.


Este aplicativo pode ser um grande aliado na metodologia Design Thinking!


2. CodeSpark Academy


Cada vez mais escolas entendem a importância de oferecer conceitos básicos em programação. E o CodeSpark Academy é um aplicativo que auxilia nesse sentido. Ele é simples de usar, promove a colaboração e é recomendado para crianças de 4 a 9 anos.


3. Tynker


Esse é mais um dos aplicativos para educação voltado para programação. Porém, ele é voltado para alunos de até 11 anos. Com desafios lógicos e estratégicos, ele permite o desenvolvimento de jogos e programas variados.


4. Kinedu


Entre os aplicativos para educação de crianças de até 4 anos, o Kinedu é um dos mais conhecidos. Ele traz atividades voltadas para o desenvolvimento do bebê, com propostas lúdicas. Para professores, ele oferece até mesmo planos de aula personalizados.


5. Khan Academy Kids


A Khan Academy é uma instituição renomada que traz aplicativos para educação voltados para diferentes idades. Nesse aplicativo, as crianças encontram atividades divertidas, que estimulam o desenvolvimento de habilidades.


6. Kahoot!


Durante a primeira fase da pandemia de COVID-19, quando todas as aulas precisavam ser online, os professores encontraram um grande aliado no Kahoot. Ele é simples de usar e permite a criação de quizzes e jogos que estimulam e motivam alunos de todas as idades.


A gamificação faz a diferença até mesmo na educação de jovens e adultos.


7. Toontastic


Um aplicativo muito interessante para professores que trabalham com linguagem, seja na alfabetização ou após esse período. Nele, os alunos podem criar histórias usando personagens e cenários diferentes.


Conheça novas maneiras de apoiar as crianças durante a alfabetização!


8. Arts&Culture


Um dos aplicativos para educação criado pelo Google, o Arts&Culture foi lançado em 2016. Ele tem diferentes funcionalidades, mas uma das mais interessantes para a sala de aula é a possibilidade de fazer visitas virtuais a todos os museus do mundo.


9. Chrome Music Lab


Mais uma criação do Google, esse aplicativo ajuda a ensinar músicas para as crianças de maneira lúdica. Também existem ferramentas para explorar conexões entre a música e outras disciplinas, como matemática e ciência, tornando o aplicativo interessante para todas as idades.


10. Padlet


O Padlet é muito utilizado para compartilhar conteúdos em diversas formas com os estudantes. Ele permite a criação de murais virtuais que podem servir como base para diferentes tipos de atividades.


11. Semper


Quer estimular os alunos a continuarem os estudos fora da sala de aula? O Semper é um dos aplicativos para educação mais indicados. Com ele instalado no celular, toda vez que o aluno quiser desbloquear o aparelho, vai precisar responder a uma questão didática.


12. Flipgrid


O Flipgrid é uma ferramenta da Microsoft que funciona como uma rede social de vídeos. Ela permite a criação de vídeos pelo sistema ou o compartilhamento de vídeos externos. Isso pode ser usado em diversas situações em sala de aula.


O uso de aplicativos para educação se torna cada vez mais importante, seja nas aulas presenciais ou no ensino híbrido. Sendo assim, os professores precisam conhecer essas ferramentas e se preparar para o futuro.


Desse modo, a integração da tecnologia em sala de aula será menos artificial, e os alunos serão beneficiados.


Para descobrir mais sobre as tendências para o futuro da educação acesse o blog da Faz Educação!


Aproveite também o acesso liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

903 visualizações0 comentário