Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!

Conheça alguns caminhos para colocar as metodologias ativas na prática e inspire-se com os modelos que preparamos.


Crianças da Educação Infantil em sala de aula.

A educação está em um momento de grandes transformações. Essas são necessárias para alinhá-la aos desafios e às necessidades do século XXI. Colocar as metodologias ativas na prática, por exemplo, é algo que faz parte desse movimento.


Essas metodologias já estão, há alguns anos, sendo incorporadas de forma mais intencional nas salas de aula. No entanto, com a pandemia, elas se evidenciaram como aliadas para viabilizar práticas pedagógicas em modelos de educação híbrida, online e remota.


Para 2022, elas continuarão sendo importantes para os processos de ensino-aprendizagem. Por isso, continue a leitura para conhecer algumas opções para colocar as metodologias ativas na prática.


Material grátis: Como revolucionar o ensino com as metodologias ativas!


O que são as metodologias ativas?


Resumidamente, são um conjunto de metodologias que incentivam os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado, adotando um papel ativo e um envolvimento maior com o seu desenvolvimento.


Assim, em contraste com o modelo tradicional, que é mais passivo, no qual o aluno, essencialmente, ouve e anota o que o professor diz, com as metodologias ativas na prática, ele se envolve e engaja em atividades que permitem a aplicação de conceitos em tarefas que tornam mais fácil a retenção dos conhecimentos e a aquisição de habilidades.


Quais são os benefícios das metodologias ativas na prática?


Há diversos benefícios associados às metodologias ativas na prática. Sabemos que, quando se trata de aprender um novo conceito ou habilidade, a instrução é essencial, mas a prática leva à perfeição e à compreensão.


Dessa forma, essas metodologias agregam mais elementos que permitem um aprendizado mais fácil, envolvente e eficiente para os alunos, que conseguem ver uma aplicação prática e de "mundo real" ao que é ensinado na escola.


Com isso, de maneira geral, entre os benefícios que podem ser percebidos com a adoção das metodologias ativas na prática, estão:

  • Alunos mais interessados e participativos;

  • Maior retenção de conteúdos e facilidade na realização de associações interdisciplinares, que serão essenciais para o futuro do estudante;

  • Incentivo constante ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades cognitivas e socioemocionais;

  • Maior autonomia e protagonismo do aluno;

  • Ambientes escolares mais engajadores e com senso de pertencimento;

  • Entre tantos outros.

Saiba mais: Como ter ideias infinitas para aulas criativas?


Conheça 6 modelos para colocar as metodologias ativas em prática


A seguir, conheça alguns exemplos de como é possível colocar as metodologias ativas na prática em atividades presenciais, híbridas ou a distância.


Material grátis: Guia do Ensino híbrido: dicas para implementação!


1. Aprendizagem cooperativa


Muitos dos modelos para colocar as metodologias ativas na prática já são aplicados, de alguma maneira, nas escolas. A aprendizagem cooperativa pode ser um exemplo disso.


Com ela, os alunos desenvolvem tarefas em grupos. Entretanto, também são avaliados e apoiados individualmente, sendo reconhecido o seu papel e a sua responsabilidade com a atividade proposta, buscando-se, assim, a participação e o envolvimento de todos.


Veja nosso vídeo e conheça ideias para colocar essa metodologia em prática!

2. Neurociência


Embora não seja uma metodologia, a neurociência é um elemento-chave para colocar as metodologias ativas na prática. Esta é a área que estuda o sistema nervoso, buscando entender o seu funcionamento e desenvolvimento.


Este sistema possui um papel crucial para o aprendizado do aluno. Dentro da neurociência, temos a neuroplasticidade, associada à capacidade do cérebro de modificar progressivamente suas estruturas e funções.


Dessa forma, a partir de uma compreensão mais aprofundada desses conceitos, é possível preparar aulas e atividades que ofereçam os estímulos certos para os alunos com diferentes estilos e preferências de aprendizado, sejam eles visuais, auditivos ou cinestésicos.


E as metodologias ativas oferecem uma ampla gama de abordagens, que permitem misturar diferentes recursos e envolver os sentidos dos alunos de variadas maneiras, favorecendo e facilitando o seu aprendizado.


Compreenda melhor esses conceitos e veja maneiras de colocar as metodologias ativas na prática a partir da neurociência com o nosso vídeo:


3. Site para aulas no modelo híbrido ou remoto


O ensino híbrido ou remoto ainda deve continuar fazendo parte da rotina de muitos educadores e alunos, mesmo que como parte integrada a atividades presenciais.


E, para colocar as metodologias ativas na prática com esses modelos de ensino, uma das maneiras é utilizar tecnologias educacionais alinhadas aos objetivos de aprendizado.


Um exemplo é a plataforma gratuita Flippity, que permite que o professor crie atividades com cartões de perguntas de forma personalizada, conforme o conteúdo ou componente curricular a ser trabalho.


Veja as dicas completas no vídeo que preparamos:

4. Gamificação


Outra das maneiras de colocar as metodologias ativas na prática é utilizar a gamificação (ou ludificação). Com isso, são incorporados aos processos de ensino-aprendizagem elementos dos jogos, como pontuação, missões, desafios, recompensas e outros.


Há diversas formas de incorporar esses elementos em atividades on ou off-line.


Conheça algumas ideias neste vídeo:


5. Cultura Maker


Com a Cultura Maker, o aluno realmente "aprende fazendo". As atividades propõem práticas experienciais que permitem que o estudante mobilize conhecimentos prévios e adquiridos em suas pesquisas para criar e construir algo.


Para descobrir como utilizar os princípios da Cultura Maker, acompanhe as dicas em vídeo:

6. Aprendizagem baseada em projetos


Trata-se de uma metodologia que coloca os alunos em ambientes realistas de resolução de problemas e desafios, organizando o aprendizado em torno de projetos.


Este é um modelo prático de ser utilizado e que pode beneficiar significativamente a dinâmica de sala de aula e o aprendizado dos estudantes.


Saiba mais sobre ele no nosso vídeo:


Continue acompanhando todas as dicas de modelos de metodologias ativas na prática conferindo a playlist completa no canal da Faz Educação no YouTube!


Gostou desse compilado de metodologias ativas? Compartilhe para ajudar mais educadores e alunos!


O Blog da Faz Educação sempre se atualiza com o que há de mais recente na educação. Acompanhe!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

447 visualizações0 comentário