Relação Família e Escola: como aproximar os pais da sua instituição em 2022?

Confira dicas práticas para melhorar e ampliar a relação entre família e escola.


Filha pequena fazendo a lição de casa com a mãe acompanhando.

As escolas, que não são apenas organizações sociais, mas também produtos das crenças da sociedade em qualquer época ou contexto, muitas vezes, operam com algo faltando em sua "caixa de ferramentas": o engajamento entre família e escola.


Durante a pandemia, em diversos casos, essa relação se estreitou, com os pais e responsáveis participando e apoiando mais ativamente o estudo das crianças e jovens.


Agora, com o início de um novo ano letivo, é preciso buscar maneiras de seguir aproximando os pais do ambiente escolar e fortalecendo esse vínculo que é tão benéfico para todos. Para obter dicas para aperfeiçoar essa relação entre família e escola, continue a leitura.


Material grátis: Como melhorar a relação entre família e escola no ensino híbrido ou remoto!


Por que é importante fortalecer a relação entre família e escola?


Uma relação fortalecida entre família e escola permite um alinhamento em torno de uma visão compartilhada do propósito da escola e dos caminhos possíveis para facilitar e incentivar o aprendizado do aluno.


As comunidades escolares com uma visão bem alinhada podem avançar de forma construtiva, com famílias, professores e alunos atuando com sinergia tendo o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes como elo central.


Dessa forma, é possível obter benefícios como:

  • Redução dos níveis de evasão escolar;

  • Uma atitude positiva da comunidade e dos próprios alunos em relação à escola;

  • Diminuição de problemas de comportamento dos estudantes;

  • Melhor acompanhamento, acolhimento e apoio aos discentes;

  • Maior satisfação com a escola e melhores resultados na performance dos alunos.

Tudo isso é visto em diversas pesquisas, incluindo uma meta-análise de 52 estudos que descobriu que o envolvimento dos pais na escolarização de seus filhos leva a melhores notas para os alunos.


Assista ao vídeo do nosso consultor educacional Ton Ferreira sobre o assunto:


Dicas para aprimorar a relação entre família e escola


Como vimos, estreitar a relação entre família e escola é algo bastante benéfico para que todas as partes desempenhem melhor o seu papel.


Por isso, a seguir, conheça algumas ideias e boas práticas para manter os pais e responsáveis próximos da escola no ano letivo de 2022.


Declare a intenção de manter a parceria


É importante que seja dito claramente à família que seu apoio e participação são bem-vindos e incentivados e que a escola deseja manter a parceria e o trabalho conjunto no próximo ciclo.


Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!

Mantenha a comunicação ativa e em via dupla


Uma cultura escolar forte leva a uma comunidade escolar próspera, na qual professores, pais e alunos têm a oportunidade de se conectar e se envolver ativamente, e essa cultura começa com a comunicação.


Dessa forma, é importante que os pais tenham canais para compartilhar suas dúvidas e sugestões e para receber feedbacks e atualizações da escola.


Mantê-los a par do que está acontecendo, da programação futura e dos avanços dos alunos é essencial para preservar a proximidade da relação entre família e escola e para que os pais compreendam como podem ajudar a estimular o engajamento e o aprendizado dos seus filhos.


Personalize as formas de interação


A personalização não é algo benéfico apenas para os estudantes. Novas ferramentas de tecnologia podem ajudar os pais a personalizar a forma como estão conectados às escolas de seus filhos.


Isso é especialmente importante em um contexto no qual nem todos os pais podem ir à escola nos horários designados.


Os recursos de personalização incluem dar aos pais a opção de “inscreverem-se” em canais on-line, em selecionarem notificações sobre atualizações, em poderem optar por um encontro virtual quando isso for possível, etc.


Assista ao vídeo do nosso consultor educacional Ton Ferreira sobre o assunto:


Forneça informações acionáveis


É importante fornecer informações para manter os pais atualizados, mas as escolas também precisam se certificar de que estão compartilhando informações sobre as quais os pais possam agir.


Isso pode incluir oportunidades para a família apoiar ou preparar seus filhos para tarefas em sala de aula ou informações sobre próximas atividades extracurriculares e eventos especiais.


Material grátis: Guia do Ensino híbrido: dicas para implementação!


Pense "fora da caixa"


Quando os pais trabalham em período integral, pode ser difícil para eles se conectarem com a educação de seus filhos de maneiras tradicionais, como visitar a escola ou participar de reuniões presenciais periódicas.


Para aqueles pais que ainda desejam ajudar e se engajar, é importante buscar soluções que facilitem esse envolvimento e o fortalecimento da relação entre família e escola.


Isso pode incluir:

  • Rodízio de pais para contação de histórias on-line;

  • Participação voluntária em atividades da comunidade escolar (como apoio na organização de eventos, no lançamento de um jornal digital, ajudando com clubes depois da aula, como xadrez, dança, etc.);

  • Realização de eventos desportivos em finais de semana ou gincanas em períodos mais flexíveis com a participação das famílias;

  • Fornecimento de roteiros para ajudar os pais a apoiarem o interesse e as atividades dos filhos nos momentos disponíveis em casa, dando dicas como: "você pode ajudar seu filho com a lição de matemática pedindo que ele explique como obteve uma resposta" ou "enquanto você lê histórias à noite, peça ao seu filho para fazer um resumo ou responder algumas perguntas sobre as personagens. Isso fortalece a compreensão da leitura".

Para mais dicas sobre o tema, acesse o nosso guia para aproximar os pais e a escola!


O Blog da Faz Educação sempre se atualiza com o que há de mais recente na educação. Acompanhe!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

200 visualizações0 comentário