Como realizar o planejamento pedagógico para 2022

Atualizado: 4 de jan.

Saiba mais sobre a importância e confira dicas de como realizar o planejamento pedagógico para 2022.

Mulher fazendo o planejamento pedagógico em um notebook

Como a pandemia evidenciou, não podemos prever todos os fatores que impactam nos planos de vida ou escolares. No entanto, há muitos deles que podem ser projetados, ajudando a preparar redes, escolas e comunidades para o próximo ciclo. O planejamento pedagógico é um instrumento para isso.


Esta é uma ferramenta de grande importância para ajudar a estabelecer e seguir as práticas e os direcionamentos pedagógicos para o ano letivo.


Continue a leitura para saber mais sobre o planejamento pedagógico e conferir dicas para elaborar esse documento para o ciclo de 2022. Acompanhe a seguir.


Saiba mais: Protocolos pedagógicos para a retomada das aulas: planejamento e revisão curricular na prática!


O que é planejamento pedagógico, afinal?


Como vimos, esse é um instrumento essencial, a ponto de ser, inclusive, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).


Também conhecido como projeto pedagógico ou, ainda, como projeto educativo, trata-se de um documento referencial para a elaboração da grade curricular, para a organização de como serão utilizados espaços e recursos nas escolas e as suas atividades futuras, entre outras diretrizes relevantes para que se cumpram os objetivos educacionais e para que os alunos tenham sucesso em seus processos de aprendizado.


Saiba mais: Sintonia entre coordenador e diretor no planejamento escolar!


Qual é a importância do planejamento pedagógico?


Primeiramente, deve-se ter em mente que, como vimos, ele é previsto na LDB, portanto, a sua elaboração precisa fazer parte da rotina escolar.


Entretanto, indo além disso, ele é indispensável para que as redes e escolas tenham claro como podem cumprir sua missão.


Saiba mais: O papel da coordenação e da direção escolar no retorno às aulas!


Ainda, ele será útil tanto em momentos de cenários previsíveis quanto naqueles em que se tenha de lidar com imprevistos.


Afinal, seus direcionamentos prévios ajudarão a dar mais eficiência e agilidade na condução de adaptações necessárias nas práticas desenvolvidas nas escolas, ajudando, ainda, na administração dos recursos (humanos, materiais, etc.) com mais assertividade.


Saiba mais: As principais características da educação e do aprendizado em 2021!


6 dicas para realizar o planejamento pedagógico para 2022


A seguir, confira algumas sugestões para ajudar na elaboração do planejamento pedagógico para o próximo ciclo letivo.


Saiba mais: Os 12 melhores aplicativos para educação em 2022!


1. Envolva sua equipe e acolha suas sugestões


Um dos aspectos centrais do planejamento pedagógico é que ele é para todos, portanto, faz sentido que ele seja, também, de todos.


Isso quer dizer que toda a sua equipe irá utilizá-lo — gestores, coordenadores, professores e outros funcionários. Assim, é importante que ela seja envolvida também na elaboração do documento.


Saiba mais: O papel do seu diretor escolar no sucesso da sua instituição!


Neste momento, é fundamental que os participantes sintam-se à vontade para contribuir, acolhidos em suas participações e tenham, de fato, suas ideias, opiniões e experiências ouvidas e consideradas na elaboração do planejamento.


Para isso, é recomendado haver uma mediação para conduzir as conversas e guiar a equipe, que registre as propostas e ajude a conciliá-las para se buscar um consenso.


Material grátis: Guia completo para uma Gestão Escolar eficiente em 2022!


2. Considere engajar também a comunidade


Um bom planejamento pedagógico concilia também os interesses da comunidade local. Por isso, o indicado é também abrir espaço para que a família e os responsáveis pelos alunos façam suas contribuições.


Isso ampliará a perspectiva da gestão quanto às demandas e prioridades reais da comunidade e ajudará a tornar o planejamento pedagógico mais democrático.


Material grátis: Como melhorar a relação entre família e escola no ensino híbrido ou remoto!


3. Avalie o histórico


Dados históricos de planos e ações executados anteriormente podem também fornecer uma base para que se identifique o que pode dar certo e o que pode não ser tão positivo, tornando o trabalho e o planejamento pedagógico mais assertivos.


Material grátis: Planejamento do ano letivo: como preparar a sua rede!


4. Leve o contexto atual em consideração


Para que o planejamento não se torne apenas um documento burocrático e estático guardado no fundo de uma gaveta, é fundamental que ele seja elaborado a partir também do contexto atual, harmonizando intenções com o que é ou não viável e factível no momento.


Assim, não cria-se algo frustrante que não poderá ser concretizado e, ainda, consegue-se identificar mais claramente quais ações podem ser feitas para atingir os objetivos determinados conforme a realidade.


Material grátis: BNCC: revisão curricular e replanejamento do ano letivo em tempos de pandemia!


5. Planeje do macro ao micro


Dada sua importância e abrangência, o planejamento pedagógico se desdobra em diversas questões, partindo de aspectos macro da escola e chegando a outros mais específicos para cada turma.


Assim, um bom planejamento pedagógico traz, por exemplo:

  • Política de uso dos ambientes coletivos da escola (quadras esportivas, laboratórios, biblioteca, etc.);

  • Projetos interdisciplinares a serem realizados no ciclo;

  • Calendário escolar, incluindo as datas comemorativas;

  • Projeto de formação continuada dos professores;

  • Ferramentas e métodos avaliativos;

  • Grade horária;

  • Novas metodologias a serem implementadas (como as metodologias ativas);

  • Entre outros aspectos relevantes.

6. Alinhe o planejamento pedagógico ao PPP


O alinhamento entre planejamento pedagógico e o Projeto Político Pedagógico (PPP) é essencial. Afinal, eles estão interligados e devem estar em consonância para otimizar resultados e evitar problemas e atrasos na execução das ações previstas.


Para mais dicas, confira os outros artigos gratuitos no Blog da Faz Educação!


Aproveite também o acesso liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

575 visualizações0 comentário