4 atividades lúdicas na Educação Infantil para praticar com seus alunos

Você já utiliza atividades lúdicas na Educação Infantil? Conheça algumas agora e ponha em prática com seus alunos!


Menina lendo para atividade lúdica na Educação Infantil

As atividades lúdicas na Educação Infantil fazem com que as crianças se sintam livres e estimuladas a se expressar, se comunicar e, claro, se divertir.


Dentre essas atividades, elencamos dez que podem ser utilizadas tanto em sala de aula quanto em sua casa, tornando o dia a dia da criança mais repleto em atividades em que ela possa imaginar, brincar e aprender.


Conheça, agora, dez atividades lúdicas na Educação Infantil e aprenda um pouco mais sobre a importância de cada uma delas!


Saiba mais: Neurociência na Educação Infantil: como aplicá-la em sala de aula!


1 – Pintura: uma das primeiras atividades lúdicas na Educação Infantil que podemos propor


Enquanto uma das mais simples e mais completas atividades lúdicas na Educação Infantil, a pintura consegue fazer com que se desenvolva a imaginação, a criatividade e a coordenação motora, enquanto abre um universo de possibilidades que podem até mesmo se relacionar com a solução de problemas e o aprendizado nesse sentido.


Podem ser utilizados diferentes materiais para a pintura enquanto uma das atividades lúdicas na Educação Infantil, desde aqueles mais naturais, passando pelas tintas apropriadas para criança, pelos lápis, pelos gizes... existem inúmeras possibilidades.


Existem também muitas formas de se fazer a pintura, indo do dedo, para o pincel e passando até pelo canudinho. É aprendizado para dar e vender!


Saiba mais: Ludicidade na Educação Infantil: por que é importante e como utilizar?


2 – Leitura: atividade lúdica que visa o desenvolvimento da imaginação e da habilidade de contar uma história


Ler é uma das atividades lúdicas na Educação Infantil que mais deve ser explorada, mesmo que a criança ainda não seja alfabetizada.


A resposta para isso não poderia ser mais simples.


Por meio da leitura, ainda que a criança não saiba ler por si só, é possível começar a prever algumas passagens do enredo, exercitando, com isso, a nossa criatividade.


Quanto mais cedo a criança é exposta a esse tipo de dinâmica, mais cedo ela passa a elaborar a sua imaginação, a tornando ainda mais consistente e poderosa.


Material grátis: 20 Jogos e Brincadeiras aliadas à BNCC: Cultura Africana!


Ler para uma criança é, sem dúvida, um dos atos mais revolucionários que podemos coordenar, seja em nossa casa, seja na escola. Portanto, não perca a oportunidade de manter a mente do seu filho sempre cheia de ideias.


E, caso queira ousar ainda mais, que tal convidá-lo para escrever seu próprio livro de histórias? Mesmo que ele não seja alfabetizado, ele certamente tem muito a contar e a dividir com o mundo e pode colocar isso tudo no papel por meio das suas mãos.


Saiba mais: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!


3 – Os jogos de tabuleiro são fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico


Brincar com jogos de tabuleiro é uma maneira excelente de desenvolver o raciocínio lógico com as crianças, sobretudo porque a proposta é bastante simples: existem regras, movimentos específicos e estratégias que, se bem aplicadas, podem levar o jogador à vitória.


Saiba mais: Os 4 pilares fundamentais para aplicar a aprendizagem cooperativa!


Menos imaginativos que os livros ou que a pintura, os jogos de tabuleiro também podem ser divertidos. No entanto, a ideia da competição, de se ter um ganhador e um perdedor deve ser também trabalhada em sala de aula e em casa, para que a criança possa se divertir enquanto joga e não apenas tentar ganhar enquanto joga.


Essa também é uma boa oportunidade para que seja possível trabalhar junto aos pequenos sentimentos de afeto, respeito e empatia. Assim, formamos mais do que boas cabeças pensantes, mas cabeças que pensam de forma lógica e ainda encontram espaço para agir positivamente, seja ganhando, seja perdendo.


Saiba mais: BNCC na Educação Infantil em 2022: tudo o que você precisa saber!


Assista ao vídeo e confira uma dica de gamificação na Educação:


4 – As gincanas são excelentes formas de trabalhar a colaboração e o sentimento de empatia


As gincanas podem até exigir algum tipo de preparo inicial, mas elas são formas incríveis de tornar a dinâmica das suas aulas muito mais divertidas e empolgantes, sem contar que é possível desenvolver atividades dos mais diferentes tipos, envolvendo todos os professores, de todas as disciplinas.


Normalmente, as dinâmicas que envolvem gincanas estimulam o trabalho em equipes. Isso pode ser uma excelente forma de aproximar coleguinhas e formar grandes amizades, ou mesmo de celebrar o fim do ano letivo, reunindo tudo o que foi aprendido ao longo do ano.


O Blog da Faz Educação sempre se atualiza com o que há de mais recente na educação. Acompanhe!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

617 visualizações0 comentário