7 livros para trabalhar com as crianças no ensino remoto

Confira 7 livros infantis para trabalhar com seus alunos no ensino remoto e despertar o amor pela leitura mesmo à distância!

Seja no ensino remoto ou no presencial, levar livros para a sala de aula é muito importante. A leitura é essencial na alfabetização, mas vai muito além disso.


Os livros podem ser ferramentas importantes ao ensinar os alunos a serem bons cidadãos. Eles ensinam a lidar com situações difíceis, usar sua criatividade e aumentar a autoestima. Por isso, especialmente em momentos complicados, recorrer aos livros deve ser algo comum em sala de aula.


Despertar o interesse na leitura pode mudar a vida dos alunos! Pensando nisso, reunimos aqui sete obras da literatura que vão encantar pequenos leitores e seus professores.


Saiba mais: Ensino Remoto: o que é, como fazer e como avaliar a aprendizagem!


7 livros infantis para trabalhar no ensino remoto


Abaixo, estão sete livros que vão ensinar muito mais do que leitura e alfabetização aos alunos. Confira!


1. A Barriga Transparente, de Juciara Rodrigues


Em uma época como a que estamos vivendo, nada melhor do que tratar em sala de aula sobre como reagir e receber grandes mudanças.


A Barriga Transparente conta a história de Dudu, um menino que está muito feliz porque tirou dez em uma prova difícil bem no dia do seu aniversário. Mas uma surpresa gigante o aguarda em casa: sua mãe está esperando um bebê.


A partir disso, Dudu começa a pensar em como será ter que dividir tudo o que tem, dos brinquedos até os pais. Lidar com grandes mudanças é difícil para os pequenos, e esse livro pode ajudar muito!


2. Quem Conta um Conto Aumenta um Ponto, de Raimundo Matos de Leão


Um clássico da literatura infantil brasileira, esse está entre os livros que não podem faltar nos currículos das escolas. Ele conta cinco histórias do folclore brasileiro de forma poética e divertida.


Além de ser uma forma de começar a aprender sobre literatura nacional, ele também desenvolve um senso de comunidade e pertencimento. Por isso, pode fazer muita diferença para os alunos durante o ensino remoto.


A leitura é uma forma de fazer os alunos se sentirem mais próximos no ensino remoto.


3. Flicts, de Ziraldo Alves Pinto


Nesta lista de livros infantis, não poderia faltar uma obra do Ziraldo. Nesse caso, Flicts é sobre uma cor diferente e solitária, que não consegue se encaixar em lugar nenhum.


Com muita delicadeza, Ziraldo leva o leitor por uma narrativa em busca do seu lugar no mundo, mostrando a importância do respeito e da empatia. Em um mundo conflituoso e dividido, essa história pode acalmar e alegrar as crianças.


4. Um sonho que não parecia sonho, de Daniel Munduruku


A literatura indígena também entra nesta lista de livros! Este faz parte da coleção Crônicas Indígenas, que se propõe a contar lendas dos povos indígenas brasileiros e aproximar as crianças dessa tradição.


Este livro fala sobre como, para os indígenas, os sonhos são reflexos de nossos medos e esperanças. Ele ensina, de forma lúdica, como entender essas mensagens trazidas pelo subconsciente.


Saiba mais: 20 Jogos e Brincadeiras aliadas à BNCC: Cultura Africana.


5. Usando a cabeça, de Luís Pimentel


Como estimular a criatividade das crianças no ensino remoto? Livros que falem sobre esse tema são uma boa alternativa.


Nesta história, Marina ganha um laço de fita de presente. Ao longo das páginas, ela vai descobrindo e inventando novas formas de usar seu presente, deixando a imaginação correr solta. É uma ótima maneira de mostrar aos alunos que a criatividade pode ser usada em todas as situações.


Saiba mais: Como o professor pode ter ideias infinitas para aulas criativas?


6. Amoras, de Emicida


O rapper Emicida é conhecido por suas músicas, mas poucas pessoas sabem que ele também escreve livros infantis. Em Amoras, um livro delicado e poético, ele conta a história de uma criança entendendo suas origens na cultura afro-brasileira.


É um ótimo livro para tratar de assuntos como autoestima, representatividade e preconceito racial.


7. As 12 Fábulas de Esopo, de Hans Gartner e Lisbeth Swerger


Para encerrar esta lista de livros, vamos voltar aos clássicos da literatura mundial. Neste livro, as 12 fábulas mais conhecidas de Esopo ensinam lições importantes para os pequenos.


Em histórias como A Raposa e As Uvas, O Pastor e o Lobo e outras, as crianças vão aprender a acreditar em si mesmas, a não tirar vantagem dos outros e a serem sempre sinceras. Esse é um ótimo livro para quem quer estabelecer uma rotina em sala de aula, mesmo no ensino remoto.


Esse artigo te ajudou? Pesquise outros temas e tire mais dúvidas no Blog da Faz Educação!


Sempre indicamos novos métodos e ferramentas para o ensino remoto, híbrido e presencial. Aproveite e garanta gratuitamente os nossos Materiais Educativos exclusivos!

257 visualizações0 comentário