Música na Educação Infantil: 5 brincadeiras para fazer com seus alunos

Conheça exemplos de brincadeiras envolvendo atividades de música na Educação Infantil.


Alunos da Educação Infantil na escola em atividades envolvendo música.

Por que não utilizar a música na Educação Infantil para potencializar o aprendizado?


Uma coisa bastante incomum é encontrar quem não goste de algum som, seja ele emitido por meio natural ou produzido por seres humanos. Mas você já parou para pensar no papel que a música exerce no seu dia a dia?


Não dá para negar que essa forma de linguagem universal nos acompanha em diferentes momentos e estágios da vida, desperta lembranças, acalma e embala celebrações.


Desde o período que passa na barriga da mãe, a criança é apresentada a um universo de sons e canções. Ao incorporá-las na rotina, é possível obter diversos benefícios potenciais, tais como aprimorar a dicção, pronúncia e memória, além de enriquecer o processo de alfabetização, tornando-o mais leve e divertido.


Dada a importância que exerce a música na Educação Infantil, vamos, hoje e juntos, conhecer algumas brincadeiras musicais para fazer com os alunos. Confira a seguir.


Saiba mais: 5 brincadeiras para estimular a aprendizagem com segurança!


A importância da música na Educação Infantil


Existem registros da presença da música na vida do homem desde a pré-história. Naquela época, ele ouvia os sons da natureza e os reproduzia para se comunicar. Anos de evolução depois, sabemos que a música também exerce influência no comportamento e tem efeitos na educação.


A capacidade humana de memorizar músicas é algo notável. Você deve se recordar com certa facilidade de pelo menos alguns trechos de canções que aprendeu ainda na infância, não é mesmo?


Isso ocorre porque a música é muito mais do que uma mera combinação de sons: ela é uma expressão de linguagem que permite interagir com o meio, com a memória e com as emoções.


Além disso, a música estabelece a oportunidade de fazer um paralelo entre cultura e ensino, tornando-se uma verdadeira facilitadora do aprendizado. Na Educação Infantil, ela possibilita que as crianças desenvolvam a habilidade de fazer novas conexões por meio da experimentação de novos sons e palavras.


Um modelo tradicional de aprendizagem condiciona os pequenos a conviverem unicamente com a voz dos professores, resultando em aulas morosas e rotineiras.


Diferentemente disso, ao utilizar a musicalização como ferramenta ludopedagógica, se estimula o sistema auditivo, há ganhos para o desenvolvimento criativo, emotivo e social e o incentivo aos alunos a expandirem o seu universo.


Ainda, é possível otimizar a comunicação, ter contribuições valiosas na construção da consciência, do caráter, do senso crítico e da inteligência e um aumento da concentração e da disciplina do aluno.


Saiba mais: Como as famílias podem auxiliar na aprendizagem por meio de brincadeiras!


5 brincadeiras envolvendo música na Educação Infantil


Como vimos, não faltam motivos para que educadores e secretarias de educação acrescentem a música na Educação Infantil.


A seguir, elencamos alguns exemplos de brincadeiras para inspirar você a tornar a experiência das crianças ainda mais significativas com o uso desse recurso. Acompanhe!


Saiba mais: Jogos de linguagem: 7 dicas para desenvolver a fala e o vocabulário!


1. Orquestra mirim com instrumentos recicláveis


Essa atividade de música na Educação Infantil permite que as crianças tenham contato com o conceito de ressignificação do objeto e utilizem a reciclagem para construir instrumentos divertidos e criativos. Tambores, chocalhos, baterias, violões: liberte a criatividade e o som!


Saiba mais: 4 atividades lúdicas na Educação Infantil para praticar com seus alunos!


2. Rituais sociais


Essas ferramentas são ótimas para as crianças, uma vez que alimentam a sensação de pertencimento e de fraternidade.


Além disso, ajudam a acalmar os ânimos e ditar o ritmo para o retorno às aulas. Para realizá-la, é possível utilizar canções de saudação nas apresentações, na organização da saída dos alunos e para aumentar o vínculo da turma.


Saiba mais: 4 atividades para se divertir com as crianças em casa!


3. Contação de histórias


Outra brincadeira interessante é contar histórias em forma de música, utilizando algumas canções já conhecidas e objetos específicos para produzir efeitos sonoros que trazem mais intensidade e despertam o interesse das crianças.


Saiba mais: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!


4. Símbolos musicais


Escolha símbolos como círculo, triângulo e quadrado e estipule um som para cada um deles (círculo = palma, triângulo = estalar de dedos, por exemplo). Crie sequências musicais para que as crianças leiam e pratiquem.


Material grátis: 20 Jogos e Brincadeiras aliadas à BNCC: Cultura Africana!


5. Caça aos sons


Escreva alguns sons que podem ser encontrados ao redor e sejam familiares às crianças, como relógios, carros, pássaros, passos, risadas e peça para que elas ajudem a encontrar a origem deles.


A importância da música na Educação Infantil é inquestionável. Afinal, ela faz parte da realidade das crianças e estimula o desenvolvimento de diversas habilidades. E elas podem ser aliadas para inovar na escola.


Para isso, que tal aprender como utilizar as metodologias ativas em sala de aula e adaptar atividades de música na Educação infantil com elas?


Assista ao vídeo sobre Cultura Maker e descubra mais uma atividade:


Saiba mais: BNCC na Educação Infantil em 2022: tudo o que você precisa saber!


O Blog da Faz Educação traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar. Acompanhe!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

118 visualizações0 comentário