Futuro menu Acessibilidade

Música na Educação Infantil: 5 brincadeiras para fazer com seus alunos

Conheça exemplos de brincadeiras envolvendo atividades de música na Educação Infantil.

Por que não utilizar a música na Educação Infantil para potencializar o aprendizado?

Uma coisa bastante incomum é encontrar quem não goste de algum som, seja ele emitido por meio natural ou produzido por seres humanos. Mas você já parou para pensar no papel que a música exerce no seu dia a dia?

Não dá para negar que essa forma de linguagem universal nos acompanha em diferentes momentos e estágios da vida, desperta lembranças, acalma e embala celebrações.

Desde o período que passa na barriga da mãe, a criança é apresentada a um universo de sons e canções. Ao incorporá-las na rotina, é possível obter diversos benefícios potenciais, tais como aprimorar a dicção, pronúncia e memória, além de enriquecer o processo de alfabetização, tornando-o mais leve e divertido.

Dada a importância que exerce a música na Educação Infantil, vamos, hoje e juntos, conhecer algumas brincadeiras musicais para fazer com os alunos. Confira a seguir.

Saiba mais: 5 brincadeiras para estimular a aprendizagem com segurança!

A importância da música na Educação Infantil

Existem registros da presença da música na vida do homem desde a pré-história. Naquela época, ele ouvia os sons da natureza e os reproduzia para se comunicar. Anos de evolução depois, sabemos que a música também exerce influência no comportamento e tem efeitos na educação.

A capacidade humana de memorizar músicas é algo notável. Você deve se recordar com certa facilidade de pelo menos alguns trechos de canções que aprendeu ainda na infância, não é mesmo?

Isso ocorre porque a música é muito mais do que uma mera combinação de sons: ela é uma expressão de linguagem que permite interagir com o meio, com a memória e com as emoções.

Além disso, a música estabelece a oportunidade de fazer um paralelo entre cultura e ensino, tornando-se uma verdadeira facilitadora do aprendizado. Na Educação Infantil, ela possibilita que as crianças desenvolvam a habilidade de fazer novas conexões por meio da experimentação de novos sons e palavras.

Um modelo tradicional de aprendizagem condiciona os pequenos a conviverem unicamente com a voz dos professores, resultando em aulas morosas e rotineiras.

Diferentemente disso, ao utilizar a musicalização como ferramenta ludopedagógica, se estimula o sistema auditivo, há ganhos para o desenvolvimento criativo, emotivo e social e o incentivo aos alunos a expandirem o seu universo.

Ainda, é possível otimizar a comunicação, ter contribuições valiosas na construção da consciência, do caráter, do senso crítico e da inteligência e um aumento da concentração e da disciplina do aluno.

Saiba mais: Como as famílias podem auxiliar na aprendizagem por meio de brincadeiras!

5 brincadeiras envolvendo música na Educação Infantil

Como vimos, não faltam motivos para que educadores e secretarias de educação acrescentem a música na Educação Infantil.

A seguir, elencamos alguns exemplos de brincadeiras para inspirar você a tornar a experiência das crianças ainda mais significativas com o uso desse recurso. Acompanhe!

Saiba mais: Jogos de linguagem: 7 dicas para desenvolver a fala e o vocabulário!

1. Orquestra mirim com instrumentos recicláveis

Essa atividade de música na Educação Infantil permite que as crianças tenham contato com o conceito de ressignificação do objeto e utilizem a reciclagem para construir instrumentos divertidos e criativos. Tambores, chocalhos, baterias, violões: liberte a criatividade e o som!

Saiba mais: 4 atividades lúdicas na Educação Infantil para praticar com seus alunos!

2. Rituais sociais

Essas ferramentas são ótimas para as crianças, uma vez que alimentam a sensação de pertencimento e de fraternidade.

Além disso, ajudam a acalmar os ânimos e ditar o ritmo para o retorno às aulas. Para realizá-la, é possível utilizar canções de saudação nas apresentações, na organização da saída dos alunos e para aumentar o vínculo da turma.

Saiba mais: 4 atividades para se divertir com as crianças em casa!

3. Contação de histórias

Outra brincadeira interessante é contar histórias em forma de música, utilizando algumas canções já conhecidas e objetos específicos para produzir efeitos sonoros que trazem mais intensidade e despertam o interesse das crianças.

Saiba mais: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!

4. Símbolos musicais

Escolha símbolos como círculo, triângulo e quadrado e estipule um som para cada um deles (círculo = palma, triângulo = estalar de dedos, por exemplo). Crie sequências musicais para que as crianças leiam e pratiquem.

Material grátis: 20 Jogos e Brincadeiras aliadas à BNCC: Cultura Africana!

5. Caça aos sons

Escreva alguns sons que podem ser encontrados ao redor e sejam familiares às crianças, como relógios, carros, pássaros, passos, risadas e peça para que elas ajudem a encontrar a origem deles.

A importância da música na Educação Infantil é inquestionável. Afinal, ela faz parte da realidade das crianças e estimula o desenvolvimento de diversas habilidades. E elas podem ser aliadas para inovar na escola.

Para isso, que tal aprender como utilizar as metodologias ativas em sala de aula e adaptar atividades de música na Educação infantil com elas?

Assista ao vídeo sobre Cultura Maker e descubra mais uma atividade:

Saiba mais: BNCC na Educação Infantil em 2022: tudo o que você precisa saber!

O Blog da Faz Educação traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar. Acompanhe!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo