4 atividades para se divertir com as crianças em casa

Está sem ideias para se divertir com as crianças? Confira 4 atividades simples, lúdicas e educativas que você pode fazer com os pequenos em casa!

Pais, mães e mesmo professores estão sempre buscando novas atividades para entreter as crianças. Parece que a atenção dos pequenos é cada vez mais dividida e, por isso, se torna difícil encontrar atividades para eles.


Esse desafio é ainda maior quando estamos em casa. Mas isso não quer dizer que é impossível: confira abaixo algumas atividades que, sem dúvida, vão ser o destaque do dia dos pequenos!


4 atividades para se divertir com as crianças em casa


Seja por causa do distanciamento social, das férias ou de momentos entediantes no fim de semana, é sempre importante ter atividades prontas para entreter as crianças em casa. Confira nossas dicas abaixo!


1. Construa brinquedos


Construir brinquedos pode parecer uma atividade difícil, mas não é. Na verdade, está entre as atividades que as crianças fazem naturalmente. Todo pai, mãe ou professor já viu crianças montando e criando os próprios brinquedos com papel, papelão, blocos de madeira e muito mais.


A ideia é fazer isso de forma mais ordenada. Por exemplo, você pode propor a construção de brinquedos com massinha de modelar ou argila. Também pode criar bonecos de papel, com diferentes tipos de roupas e acessórios.


Na internet, existem tutoriais variados que ensinam a fazer fantoches, marionetes, bonecas, carrinhos e muito mais com material reciclado. Aproveite para ensinar a importância da reciclagem para o meio ambiente!


Esse tipo de atividade tem tudo a ver com o conceito de cultura maker!


2. Dance


Em um mundo cada vez mais conectado, onde o entretenimento está na palma da mão, pode ser difícil incentivar as crianças a fazerem mais atividades físicas. Mas a dança é um caso à parte: todo mundo é inclinado a dançar, a se mexer conforme o ritmo, e ela vira facilmente uma atividade em grupo divertida.


Por que não incluir a dança na rotina da família? Vocês podem colocar uma lista de músicas que todo mundo gosta e mostrar seus passos especiais. Ou, ainda, podem inventar as próprias coreografias.


Você também pode encontrar aulas e tutoriais de danças simples na internet. Assim, toda a família pode assistir, dançar e se divertir junta!


Material grátis: Ensino Remoto: o que é, como fazer e como avaliar a aprendizagem!


Atividades físicas também estimulam uma boa qualidade de vida. Confira mais dicas para incentivar o bem-estar dos alunos!


3. Faça uma festa do pijama


Festas do pijama são uma das grandes diversões infantis que nos esquecemos quando crescemos. Que tal resgatar essa tradição com seus filhos?


A festa do pijama está entre as atividades mais fáceis de personalizar, segundo seu gosto. O único fator que sempre continua é que todos devem estar de pijama e, de preferência, dormindo no mesmo lugar. O resto, fica por sua conta!


É muito legal, por exemplo, fazer uma festa do pijama no quintal, em uma barraca, para simular um acampamento. Vocês podem tostar marshmallows, tocar violão, cantar e contar histórias. Mas você também pode fazer a festa na sua sala de estar, assistindo filmes e comendo pizza e pipoca.


4. Leia


Leitura pode não ser a primeira opção quando pensamos em atividades para crianças. Afinal, é comum escolher atividades mais dinâmicas e que possam ser feitas em grupo. Porém, a leitura pode se encaixar nessa definição.


Sua família pode escolher um momento da semana para ser a “hora da leitura”, em que todos leem alguma coisa e depois contam para a família o que acharam. A leitura antes de dormir também pode se tornar uma atividade recorrente para as crianças pequenas, com direito a interpretação da história.


A melhor dica é procurar os livros certos para a idade. Crianças mais novas podem precisar de mais estímulos visuais. As mais velhas, no entanto, vão preferir histórias contadas de forma simples, mas que são cheias de ação. Na dúvida, peça ajuda aos professores ou aos livreiros.


Fazer atividades lúdicas, divertidas e mesmo educativas em casa não só e possível. Também é mais simples do que imaginamos. Só é preciso resgatar sua imaginação e lembrar que crianças gostam de atividades simples e espontâneas.


A Faz Educação traz ainda mais dicas de atividades legais para fazer com as crianças. Acesse nosso blog e confira!


Aproveite também o acesso liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!


Conheça a iniciativa do Movimento Juntos Pela Inclusão!💙


E participe do Maior Evento de Educação Inclusiva do Brasil! 👇

Garanta agora a sua vaga na Jornada da Educação Inclusiva gratuitamente! 💙

158 visualizações0 comentário