Dinâmicas para a volta às aulas presenciais na Educação Infantil

Conheça duas dinâmicas para colocar em prática com seus alunos e tornar essa volta às aulas mais agradável e divertida!


Crianças da Educação Infantil se divertindo em sala de aula.

As dinâmicas para a volta às aulas são diferentes ferramentas que podem ser utilizadas pelos professores para ambientar os alunos e contribuir para que eles possam se reconhecer e se conhecer, sobretudo.


A volta às aulas presenciais é marcada por um momento de grande alegria por parte dos alunos, que estão, depois de quase dois anos, retomando a rotina de estudos em sala de aula, junto dos seus professores e dos seus colegas e amigos.


No entanto, o que é incrível para alguns, que vão rever o ambiente escolar, pode ser angustiante para outros, que estão mudando de escola ou que entraram na turma já quando as aulas remotas começaram.


Por conta disso, as dinâmicas para a volta às aulas servem como ferramentas importantes, que podem contribuir não só com a socialização dos alunos, mas que podem, ainda, permitir que o professor identifique diferentes lacunas que, depois, poderão ser trabalhadas em aula.


Assim, trazemos agora para você, professor, quais são as dinâmicas mais interessantes para a retomada das aulas presenciais, para que seus alunos possam se conhecer e ter essa primeira socialização mediada por você!


Saiba mais: Primeiro dia de aula: como educadores e famílias devem se preparar?


1 – Seja bem-vindo! Conheça a primeira das dinâmicas para a volta às aulas


A dinâmica do “seja bem-vindo” é uma ferramenta incrível para promover a socialização entre os alunos e permite que eles possam se conhecer, estreitando laços.


No entanto, vale sempre lembrar que alguns alunos vão ter maior dificuldade para falar sobre si. Por conta disso, é importante respeitar o tempo e o espaço de cada um, sem forçar interações que eles não estão acostumados ou simplesmente não querem ter.


Para fazer essa dinâmica de volta às aulas você vai precisar de um novelo de lã ou de barbante, preferencialmente em forma de bola. Isso vai permitir que eles possam lançar a bola uns para os outros, o que deve ser instruído para que seja feito de forma delicada e respeitosa.


Saiba mais: Os 12 melhores aplicativos para educação em 2022!


A dinâmica em si funciona da seguinte forma: o primeiro aluno deverá segurar a ponta do fio e se apresentar. É recomendado que você os instrua antes, falando como será essa apresentação. Dizer o nome e uma coisa de que gosta, por exemplo, é uma forma de começar.


Vale sempre falar que a dinâmica do seja bem-vindo sempre envolve um “seja bem-vindo” coletivo ao final da apresentação, em que todos devem falar o nome do novo colega.


Sempre que alguém passar o novelo, instrua que uma parte dele seja segurada. Assim, ao final, haverá um grande emaranhado de fios e todos os alunos estarão segurando uma parte do novelo, formando uma grande teia.


Depois, ao fim da dinâmica, você pode agradecer a todos que participaram e falar um pouco da importância desse momento de retomada presencial dos estudos. E vale lembrar, também, que é importante manter o distanciamento durante toda a brincadeira, ok?


Saiba mais: Como realizar o planejamento pedagógico para 2022!


2 – Apresentando seu novo amigo para a turma


E se ao invés de cada um falar sobre si invertêssemos a ordem de apresentação e cada um pudesse falar sobre alguém que acabou de conhecer?


Coloque algumas perguntas no quadro, como “qual o seu nome?”, “do que você gosta de brincar?”, “qual a sua comida favorita?”, “você nasceu em que lugar?” e divida a sala em duplas.


Com base nessas perguntas, é possível identificar um pouco da personalidade de cada uma das crianças e apresentá-las à sala de aula e aos outros coleguinhas.


Saiba mais: Novas tendências na Educação Infantil para 2022!


Então, incentive seus alunos a fazerem uma espécie de entrevista com o outro colega, em que será possível identificar todos esses pormenores de cada um.


Esse tipo de dinâmica é incrível para quebrar o gelo e promove essa primeira socialização. Certamente, dela será possível criar novas amizades e novos vínculos.


No entanto, é sempre importante que o professor circule pela sala, interagindo também com as duplas. Dessa forma, é possível notar o andamento das conversas e até mesmo como cada aluno está se sentindo, se à vontade, se mais introspectivo.


Saiba mais: Relatório individual de aluno: confira o passo a passo!


Assista ao vídeo e descubra como conquistar os alunos na volta às aulas:


Gostou das dinâmicas para a volta às aulas? Acesse outros artigos sobre diversos temas no blog da Faz Educação!


Aproveite também o download liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

747 visualizações0 comentário