Defasagem em 2022: cinco passos para evitá-la!

Destaque os diferenciais da sua escola, supere desafios e evite a defasagem em 2022!

Enquanto os anos de 2020 e 2021 foram completamente atípicos para a educação, 2022 vai trazer seus próprios desafios. Em uma realidade em que a educação mudou de maneira tão drástica, evitar a defasagem pode ser difícil.


Muitas escolas estão se remodelando, incorporando novas metodologias e se tornando mais tecnológicas. Sua escola não vai querer ficar para trás.


Pensando nisso, vamos falar de algumas estratégias para evitar a defasagem em 2022. Continue sua leitura para saber mais!


Material grátis: Como revolucionar o ensino com as metodologias ativas!


Repense a defasagem


Muitos gestores de escola enxergam a defasagem como um desinteresse por parte dos alunos. Outros, veem a redução na retenção e captação de alunos como um problema maior na educação no país. Nenhuma dessas linhas de pensamento leva a soluções.


Para evitar a defasagem, é preciso pensar em uma coisa: o que a escola pode fazer pelo aluno? Todas as escolas podem – e devem – ensinar de acordo com o currículo estabelecido pelo governo. Mas o que essa escola pode oferecer a mais?


Bons professores inovadores podem ser um diferencial incrível para sua escola.


Material grátis: 10 premissas para uma formação continuada alinhada aos novos currículos!


Reforce os diferenciais


Agora que você já considerou o que sua escola tem de diferente, é hora de reforçar isso. Afinal, um diferencial que se destaca é importante tanto na captação quanto na retenção de alunos.


O que significa esse reforço? Criar planos para tornar o diferencial mais evidente. Por exemplo, se sua escola tem bons resultados no ENEM ou vestibulares, destaque os alunos que passaram. Crie campanhas, promova palestras e mostre como sua escola pode ajudar os estudantes a chegar no mesmo resultado.


Material grátis: Guia para uma Gestão Escolar eficiente!


Aproxime-se da comunidade escolar


Não há melhor maneira de saber o que sua escola pode fazer para melhorar do que ouvir as partes interessadas. Nesse caso, alunos, pais e toda a comunidade escolar.


Abra espaço para uma comunicação clara e honesta. Tenha canais pelos quais toda a comunidade pode enviar mensagens e tirar dúvidas. Não tenha medo de estabelecer limites. Por exemplo, avise aos pais que eles só podem se comunicar com os professores em horário comercial. Mas sempre lembre a eles dessa possibilidade.


Ouça críticas e ideias com atenção. O que pode ser utilizado? O que precisa ser modificado, mas pode trazer boas ideias para o futuro? E, principalmente, o que está funcionando?


Saber a opinião da comunidade escolar é a maneira mais simples de compreender o que sua escola oferece de melhor. Não deixe de aproveitar.


Veja como aproximar os pais da escola!


Material grátis: Como melhorar a relação entre família e escola no ensino híbrido ou remoto!


Dê mais tempo e espaço para os alunos na escola


Isso não significa começar a dar mais aulas, ou obrigar os alunos a ficar depois do horário. Mas sim criar um espaço acolhedor, em que eles tenham tarefas a fazer e se envolvam com a vida escolar.


Quanto mais os alunos se sentem envolvidos com a escola, mais eles estudam. Isso resulta em um bom desempenho acadêmico, mas também em um bom relacionamento com professores e colegas.


Em geral, os pais veem impactos importantes na atitude e no comportamento dos alunos que passam mais tempo na escola. Por esses motivos, vale a pena investir em oficinas, eventos, esportes e tutorias que os incentivem a voltar para a escola mesmo depois do horário.


Estude e aplique as metodologias ativas de aprendizagem


As metodologias ativas já não são uma novidade para quem trabalha com ou estuda pedagogia. Porém, elas ainda são uma realidade distante em muitas escolas. Para impedir a defasagem em 2022, leve essas metodologias para a sala de aula.


Com as metodologias ativas, os alunos são os protagonistas do aprendizado. Em vez de focar as aulas no conhecimento do professor, elas são focadas no que o aluno pode pesquisar, descobrir e deduzir com seus próprios conhecimentos. O professor serve como um guia nessa jornada.


Saiba como trabalhar as metodologias ativas!


Para aplicar esse conceito em sala de aula, é necessário pesquisar e treinar todo o corpo docente. Por isso, quanto mais cedo essa transformação começar, melhor.


Impedir a defasagem é uma tarefa para todos que trabalham na escola. Sendo assim, conte com a sua equipe para fazer essas mudanças em 2022!


O Blog da Faz Educação sempre se atualiza com o que há de mais recente na educação para beneficiar sua escola!


Aproveite também o acesso liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

268 visualizações0 comentário