Primeiro dia de aula: como educadores e famílias devem se preparar?

Saiba como a comunidade escolar deve se preparar para o primeiro dia de aula de um novo ano letivo!


Mãe e filho se preparam para o primeiro dia de aula.

O primeiro dia de aula é tanto esperado quanto temido pelos alunos. Se for o primeiro dia em uma escola completamente nova, então, esse dia é repleto de ansiedade. E essa ansiedade se reflete nas famílias e nos educadores.


Veja o que esperar da volta às aulas na sua escola em 2022!


Por isso, não só os alunos precisam se preparar para o primeiro dia de aula. Com um bom primeiro dia, a escola determina o tom para o resto do ano. Logo, toda a comunidade escolar precisa se preparar.


Mas como fazer isso? Confira algumas dicas abaixo.


Saiba mais: Como dar continuidade ao ensino na volta às aulas presenciais!


Planeje um cronograma


Se o primeiro dia de aula for mal organizado, os alunos vão perceber isso desde a chegada. Isso pode deixá-los ainda mais nervosos e passar uma impressão ruim para quem está conhecendo a escola.


O planejamento pedagógico da sua escola já está pronto?


Por isso, o primeiro passo para um dia de acolhimento tranquilo é planejar tudo com antecedência. Quem vai receber os alunos? Quem vai apresentar a escola para quem é novo? Quem vai receber os pais? Quais atividades serão feitas? Tenha tudo na ponta do lápis antes de abrir as portas da escola.


Material gratuito: Planejamento do ano letivo: como preparar a sua rede!


Assista à live do nosso consultor educacional Ton Ferreira sobre como realizar um planejamento eficiente:


Conte com as famílias


O clima positivo para o primeiro dia de aula começa em casa. Sendo assim, as escolas devem se aproximar das famílias antes mesmo do grande dia. Assim, elas podem ajudar os alunos a se prepararem para o começo do ano letivo.


Entre em contato para informar o que está previsto para o primeiro dia. Com alunos novos, ofereça um tour pela escola que inclua os familiares. Mostre que a escola está à disposição de todos.


Também é uma boa ideia fazer uma reunião para explicar os objetivos da escola para o ano letivo. Dê um panorama geral do que deve ser feito e fale dos projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano.


Material grátis: Como melhorar a relação entre família e escola no ensino híbrido ou remoto!


Planeje o acolhimento de novos alunos


Quem já mudou de escola deve se lembrar de como se sentiu nervoso ao entrar nesse ambiente em que todo mundo se conhece, mas você não conhece ninguém. Por isso, o acolhimento de novos alunos deve ser especial.


Saiba mais: O acolhimento e a saúde mental para o professor!


Ofereça um tour da escola para quem está chegando e deixe claro quem é quem na equipe escolar. Assim, caso o aluno precise de ajuda, ele sabe a quem recorrer. Também é uma boa ideia deixar monitores em pontos estratégicos, para ajudar alunos que estejam perdidos.


Saiba mais: Dicas de ações de acolhimento na escola para os alunos!


Outra grande ideia é encarregar os veteranos mais extrovertidos com essas funções. Convide-os para ser os guias dos novos alunos, os apresentando à escola e aos colegas. Isso aumenta a probabilidade de os alunos se conhecer melhor já no primeiro dia.


Material grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!


Faça uma dinâmica de primeiro dia de aula


A ideia é antiga, mas ainda dá certo: as dinâmicas de apresentação são uma forma de professores e alunos se conhecerem melhor. Elas também tornam possível o entrosamento já no primeiro dia de aula.


Saiba mais: Acolhimento presencial e remoto para alunos com deficiência!


Algumas ideias de dinâmicas são:


  • Duas verdades, uma mentira: cada aluno conta três fatos sobre sua vida, mas um deles deve ser falso. Os outros alunos precisam adivinhar qual.


  • Fotos misteriosas: Peça para os alunos tirarem fotos das suas coisas favoritas. Pode ser um lugar, uma comida, um objeto, etc. Depois, faça um jogo para adivinhar qual foto pertence a quem.


  • Encontre alguém: Esse jogo funciona como um “bingo”. Em vez de números, os alunos têm fatos aleatórios em suas cartelas, como “gosta de pizza”, “ama a cor azul”, “leu um livro nas férias”. Então, os alunos precisam conversar com seus colegas para encontrar pessoas que se encaixem em cada descrição. O vencedor é quem completar a cartela primeiro.

Saiba mais: Os 12 melhores aplicativos para educação em 2022!


Tire dúvidas com clareza


Entre um ano escolar e outro, muitas coisas podem mudar. As salas de aula mudam de configuração, o site da escola é atualizado, agendas virtuais começam a ser utilizadas. Mesmo os protocolos de prevenção contra a COVID-19 estão bem diferentes do que costumavam ser.


O ensino híbrido ainda faz parte de muitas escolas em 2022.


Por isso, não deixe de dar instruções claras sobre tudo o que os alunos precisam saber. É recomendável ter um documento com tudo registrado para que eles possam ler na hora que quiserem. Envie esse documento, também, para as famílias.


O primeiro dia de aula pode deixar muitos alunos nervosos. Porém, a maioria deles se sente melhor assim que está junto dos professores e dos amigos de novo.


Logo, o papel da comunidade escolar é fazer desse um dia de acolhimento, diversão e motivação.


Assista ao vídeo do nosso consultor educacional Ton Ferreira sobre as medidas estruturais para o retorno das aulas presenciais:


Material grátis: Gamificação no processo pedagógico!


Acesse outros artigos sobre diversos temas no blog da Faz Educação!


Aproveite também o download liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

555 visualizações0 comentário