Como criar uma rotina de estudos para as crianças em 2022

Veja 6 passos para criar uma rotina de estudos ideal para os seus filhos nesse ano!


Menina lendo livros em sua rotina de estudos.

Ter uma rotina de estudos é importante para estudantes de todas as idades. Inclusive na Educação Infantil. Ela ajuda seu filho a se manter motivado durante as aulas.


Se as escolas vão adotar o ensino híbrido ou apenas o presencial, ainda não sabemos. Mas uma rotina de estudos pode ajudar seu filho a se manter em dia com os deveres.


Por isso, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a criar essa rotina.


Saiba mais: Metodologias ativas na prática - 6 modelos para transformar suas aulas!


Prepare um ambiente adequado


O primeiro passo para conseguir passar uma rotina de estudos para as crianças é saber que isso não pode ser feito em qualquer lugar da casa.


Ambientes mal iluminados e barulhentos criam impedimentos e distrações para se concentrar. O mesmo acontece com ambientes em que a televisão ou o computador estão sempre ligados.


Pense no ambiente de sala de aula da Educação Infantil. Além de ter poucas distrações, ele costuma ser preparado para estimular as crianças.


Você pode replicar esse ambiente em casa. Reserve um cantinho do quarto ou da sala para ser o lugar dos estudos. Lá, deixe os livros e materiais escolares. Se quiser ir mais além, faça decorações com as letras do alfabeto ou o que seu filho está estudando no momento.


Saiba mais: 5 brincadeiras para estimular a aprendizagem com segurança!


Estabeleça horários


Não há muita escapatória: a melhor maneira de criar uma rotina de estudos é, claro, criar maneiras de tornar o estudo rotineiro. E nada é mais recomendado nesse sentido do que ter uma rotina geral organizada.


Estabelecer horários para a escola, para o dever de casa, para as refeições e para o lazer não torna a rotina chata. Na verdade, essa previsibilidade deixa as crianças mais seguras e menos ansiosas.


Por isso, coloque a rotina de estudos na agenda. Ela deve ser tão importante quanto qualquer atividade das crianças.


Para deixar a rotina mais clara, você pode criar um cartaz ou anotá-la em um quadro. Assim, seu filho sempre vai saber o que vem pela frente.


Saiba mais: Como as famílias podem auxiliar na aprendizagem por meio de brincadeiras!


Não exagere no tempo da rotina de estudos


Ter uma rotina de estudos é importante para crianças de todas as idades. Mas também é muito importante que os pais sejam ponderados ao cria-la.


A atenção das crianças costuma durar menos do que a dos adultos. Porém, mesmo adultos têm dificuldades de prestar atenção em algo por uma hora sem fazer pausas.


Por isso, não preencha toda a tarde dos seus filhos com estudos. Eles não vão conseguir se concentrar e, pior ainda, vão relacionar os estudos com algo cansativo, que não gostam de fazer.


Material grátis: Como melhorar a relação entre família e escola no ensino híbrido ou remoto!


Dê mais atenção ao que está sendo estudado


Muitas vezes, os pais tentam ajudar os filhos a manter uma rotina de estudos, mas não sabem o que está sendo estudado.


Quando se trata de crianças, isso pode ser ainda mais complicado. Os temas do ensino infantil costumam ser trabalhados em tópicos mais curtos e dinâmicos.


Sendo assim, crie o hábito de perguntar ao seu filho o que ele está estudando. Isso vai ajudá-lo a entender o que ele faz durante a rotina de estudos, e ajudar, quando for possível.


Saiba mais: Tendências da Educação Infantil para 2022!


Mantenha contato com os professores


É comum que os pais criem seus próprios métodos de avaliação para decidir se os filhos estão indo bem ou não na escola. Porém, isso pode prejudicar mais do que ajudar seus filhos.


Isso porque, hoje em dia, muitos professores preferem não avaliar apenas por notas arbitrárias. Eles estão mais preocupados com a evolução dos alunos e com o quanto eles se mantêm motivados com o aprendizado.


Na Educação Infantil, as notas são apenas um detalhe. Por isso, converse com os professores sobre como seu filho está se saindo. Aproveite e peça dicas de como ajudá-lo.


Saiba mais: Como aproximar os pais da sua instituição em 2022?


Aprenda a lidar com os erros


Por fim, quando os pais querem se envolver na rotina de estudos dos filhos, é preciso aprender a lidar com erros.


Erros fazem parte do processo de aprendizado. Fazer algo do jeito errado é o primeiro passo para fazê-lo do jeito certo. Por isso, procure não castigar, xingar ou mesmo deixar seu filho triste por cometer erros nos estudos.


Em vez disso, procure maneiras de mostra-lo como fazer certo. Ou, melhor ainda, ajude-o a chegar à resposta certa sozinho.


Receba dicas bônus assistindo ao vídeo:

O Blog da Faz Educação sempre se atualiza com o que há de mais recente na educação. Acompanhe!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

146 visualizações0 comentário