5 dicas simples para apoiar a criança no processo de alfabetização

É possível apoiar e incentivar o processo de alfabetização? Sem dúvidas! Confira algumas dicas para fazer isso na escola e em casa.

O processo de alfabetização é o primeiro passo na vida estudantil das crianças e, por isso, um dos mais importantes. Ele consiste em aprender os códigos de comunicação utilizados pela sociedade, tanto para ler quanto para escrever.


Nessa idade, o que a criança aprende na escola é facilmente refletido em casa. Por isso, os pais costumam acompanhar a alfabetização de perto. E muitos se perguntam se podem fazer alguma coisa para apoiar os filhos nessa nova etapa.


O apoio na alfabetização não só é possível, como também é fundamental. Os pais podem ajudar os filhos a aprender o alfabeto, além de ler e escrever, com incentivos diários, lúdicos e divertidos.


O ensino remoto traz seus próprios desafios para a alfabetização.


Confira, a seguir, algumas maneiras simples de apoiar as crianças no processo de alfabetização:


Conte histórias e leia livros com as crianças


A contação de histórias é um dos hábitos mais benéficos para crianças. Isso aumenta a criatividade, ajuda a desenvolver a fala, ensina lições importantes e, claro, incentiva a alfabetização. Além disso, o processo de se unir para ler ou ouvir histórias aproxima o relacionamento da família.


Crianças de todas as idades também gostam de olhar os livros, virar as páginas e ver as figuras. Com o tempo, ela pode começar a criar as próprias histórias a partir do que ouviu e do que vê. Se a criança começar a contar histórias, incentive esse hábito também. Assim, ela vai se interessar ainda mais pela comunicação e, consequentemente, pela alfabetização.


A contação de histórias também tem um papel essencial em sala de aula!


Deixe livros à disposição


Pais que têm o hábito da leitura têm mais facilidade para incentivar a alfabetização. Isso porque as crianças os veem entretidos com os livros e ficam curiosas para ler também. Mas essa curiosidade também é aguçada pela mera presença dos livros em casa. Por isso, é recomendado que se deixe livros à disposição das crianças.


Uma boa ideia é ter prateleiras baixas, de fácil alcance, com livros apropriados para a criança. Assim, ela pode pegar os livros facilmente, aprender a guarda-los e folhear quantas vezes quiser. Nesse processo, ela se familiariza com as letras e as palavras.


Quer dicas de livros infantis para ter em casa? Confira essa lista de recomendações!


Faça brincadeiras com o alfabeto


Juntar letras, formar sílabas e, com elas, formar palavras: a alfabetização parece mesmo um jogo. Aproveite essa semelhança e crie diversas brincadeiras simples com o alfabeto. Vale recortar ou pintar as letras, comprar jogos específicos ou fazer blocos com sílabas para a crianças juntar.


Outra boa ideia é fazer jogos improvisados, sem nenhum material. Por exemplo, fazer jogos de adivinha, começando com propostas como “qual animal começa com ‘ca’?”, ou “qual fruta começa com a letra ‘l’?”. Isso incentiva a prática e a curiosidade pela alfabetização.


Saiba mais: Letramento e Alfabetização: entenda as diferenças e como começar!


Aproveite o tempo fora de casa


Uma das maiores vantagens da alfabetização é que ela pode ser usada em todos os lugares. Ensine isso às crianças quando estiver fora de casa. Peça para ela tentar ler sinais de trânsito, outdoors, placas, embalagens, cardápios, etc.


Você pode criar jogos ou apenas deixar a curiosidade da criança surpreender. Muitas automaticamente querem ler o cardápio dos restaurantes, por exemplo. E, claro, não deixe de dar uma ajudinha quando for preciso.


Saiba mais: Dicas de atividades de Educação Infantil no ensino remoto!


Tenha paciência com a alfabetização


Por fim, é importante se lembrar de ser paciente. A alfabetização é um processo que leva o tempo que tem que levar para cada criança. Muitas vão aprender rápido, enquanto outras vão precisar de mais incentivos.


Tente não transformar esse momento em um fardo. Lembre-se de que ainda é uma das primeiras fases do aprendizado. Se a criança se sentir pressionada na alfabetização, pode levar esses receios para toda a vida escolar.


Não force os estudos em momentos de lazer. Deixe as crianças brincarem sem pensar na alfabetização. Elas podem aprender mais onde menos se espera.


Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!


A alfabetização é um momento importante para a criança, mesmo quando ele dura mais tempo do que os pais ou a escola gostariam. Incentive-a com atividades divertidas, sem pressão e sem cobrar resultados.


Nós trazemos dicas importantes para pais e professores que querem incentivar o processo de alfabetização. Acesse o Blog da Faz Educação e confira!


Aproveite também o acesso liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

199 visualizações0 comentário