4 decisões para melhorar a qualidade na educação do seu município

Confira algumas estratégias que vão melhorar a qualidade na educação no seu município e conheça as soluções da Faz Educação!


Alunos em sala de aula utilizando tecnologias na educação.

A qualidade na educação é multifatorial. Ou seja, ela não depende de apenas de bons professores, ou de uma boa infraestrutura, ou de uma boa nota no Ideb.


Melhorar a qualidade na educação é uma tarefa múltipla, que demanda esforços de toda a comunidade escolar. Por isso, essa otimização pode parecer difícil e extenuante para gestores e secretários da educação.


Nesse texto, vamos falar de alguns fatores que podem ajudar na melhoria da qualidade na educação em seu município. Confira nossas dicas abaixo!


Material grátis: Guia completo para uma Gestão Escolar eficiente!


Como melhorar a qualidade na educação no seu município?


A qualidade na educação depende de fatores como estruturas adequadas, professores qualificados e adoção da tecnologia.


A seguir, confira nosso checklist para melhorar a qualidade da educação no seu município!


Material grátis: As novas tecnologias para o novo normal na Educação Pública!


Capacitar professores


Um dos fatores que mais pode interferir na qualidade na educação é a qualidade dos professores. Eles precisam não apenas compreender suas áreas de ensino, mas também ter pleno conhecimento de novas tecnologias e metodologias.


Sendo assim, não basta contratar bons profissionais para a escola. É preciso ter certeza de que esses profissionais continuarão atualizados.


Material grátis: 10 premissas para uma formação continuada alinhada aos novos currículos!


A capacitação de professores é tão importante quanto a formação desses profissionais. Sua escola deve oferecer boas oportunidades de capacitação, que vão desde cursos de inclusão, passando por oficinas sobre metodologias recentes, até treinamentos de uso de tecnologia.


A inclusão escolar é um tema importante para a Faz Educação. Conheça nossas soluções de formação!


Assista ao vídeo sobre Formação Continuada e BNCC:


Utilizar plataformas de ensino


Se tem um aprendizado que podemos levar dos anos 2020 e 2021 é que a tecnologia precisa ser incluída na educação. E não apenas de maneira lúdica, mas de forma estrutural.


As plataformas de ensino digitais são uma das ferramentas mais importantes para fazer isso. A partir dessas plataformas, é possível ampliar o aprendizado para os alunos e centralizar seus resultados em um só lugar.


Material grátis: Guia do Ensino híbrido: dicas para implementação!


As plataformas costumam contar com videoaulas, ferramentas interativas, fóruns e monitoria on-line. Assim, os alunos podem estudar de qualquer lugar e realizar projetos mais complexos.


A Faz Educação oferece um ambiente virtual de aprendizagem eficiente e intuitivo. Venha conhecer!


Assista ao vídeo sobre Tecnologias na Educação:


Estimular o protagonismo do aluno


Pensamos sobre qualidade na educação como algo a ser oferecido para os alunos. Algo que temos que criar e, então, dar de presente a eles. Mas muitos especialistas concordam que uma educação de qualidade preza pelo contrário.


Ou seja, dar mais espaço para que os alunos busquem essa qualidade. Oferecer ferramentas e treinar habilidades para que eles aprendam a pesquisar, fazer perguntas e encontrar respostas.


Muitas das metodologias mais recentes apostam nessa estratégia. Por exemplo:


· A consideração pelo conhecimento prévio do aluno;

· A cultura maker, que estimula a ação e projetos que incentivam a criatividade e a tomada de decisões;

· As metodologias ativas, que utilizam recursos como a sala de aula invertida.


A cultura maker está mudando a educação em todo o mundo. Veja a solução educacional da Faz Educação que apoia essa cultura!


Ensinar o aluno a ser o protagonista do aprendizado significa oferecer os recursos necessários para que ele possa construir o conhecimento. Não entregá-lo pronto e esperar que o aluno decore o que foi ensinado.


Melhorar o ambiente escolar


A infraestrutura das escolas sempre é posta em questão quando falamos de qualidade na educação. Isso não é à toa: o ambiente em que o aluno está inserido influência muito em como ele percebe o ensino.


Por isso, é necessário pensar na melhora do ambiente escolar como algo amplo. Não é apenas uma questão de infraestrutura (apesar de ela ser importante), mas de posicionamento da escola.


A escola oferece recursos tecnológicos? Os materiais didáticos são bem atualizados? A escola é um ambiente livre de violência? Existem maneiras de combater o bullying?


O ambiente escolar precisa ser um espaço em que o aluno se sente acolhido, seguro e motivado. A qualidade na educação só pode ser melhorada nessas condições.


Melhorar a qualidade na educação é, no fim das contas, uma tarefa de todos. Logo, é preciso envolver a comunidade escolar nessas melhorias. Pais, professores, colaboradores e alunos devem ser consultados.


Material grátis: Como melhorar a relação entre família e escola no ensino híbrido ou remoto!


Peça opiniões e sugestões, estimule conversas sobre esses tópicos e descubra, em conjunto, como oferecer uma educação de alta qualidade no seu município.


A Faz Educação oferece recursos que ajudam a melhorar a qualidade na educação. Saiba mais sobre todas as nossas soluções educacionais!


Assista ao vídeo sobre o caminho para a transformação na Educação Pública:


O Blog da Faz Educação sempre se atualiza com o que há de mais recente na educação. Acompanhe!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

133 visualizações0 comentário