3 filmes educativos para trabalhar com seus alunos em 2022

Confira três filmes educativos para assistir com os alunos e trabalhar uma série de assuntos importantes para o desenvolvimento dos pequenos.


Aluna e professora assistindo um filme com um tablet em mãos.

Trabalhar com filmes educativos é uma forma de sensibilização para o trabalho com os nossos alunos, envolvendo-os em temáticas que podem ser articuladas a partir da exposição a conceitos que favorecem a relação entre ensino e aprendizagem.


Além disso, podemos trabalhar com filmes educativos em toda a vida escolar de um aluno, desde o ensino infantil, passando pelo fundamental e médio e indo até o ensino superior.


Saiba mais: Novas tendências na Educação Infantil para 2022!


Quando compreendemos a sequência didática em suas diferentes etapas – apresentação da situação-problema, sensibilização, conceptualização e aplicação -, temos os filmes como ferramentas que podem percorrer todas essas situações didáticas.


Assim, além de termos um resultado mais palpável, temos também uma rotina de estudos que é contemplada por um formato inovador de ensino e, sobretudo, de aprendizado que carregaremos por toda a nossa vida.


Mas sabemos que nem sempre é fácil encontrar um filme que possa ser adaptado para as nossas aulas. Por conta disso, trazemos hoje para você, professor, diferentes filmes que podem contribuir, sobretudo, com a etapa de sensibilização da sua sequência didática.


Veja, agora, quais são eles!


Saiba mais: 9 filmes e séries para inspirar educadores e famílias!


Lista de filmes educativos que podem ser utilizados em sala de aula


Gostaríamos de propor a você, professor, uma lista de filmes que podem ser utilizados em diferentes situações, que são divertidos para as crianças e que fornecem um grande escopo de temas para trabalharmos em sala de aula.


Veja, a seguir, quais são as nossas indicações.


Saiba mais: 6 séries e filmes da Netflix para levar para a sala de aula!


1 – Divertida Mente


Duração: 1h35

Gênero: Animação, comédia

Classificação livre


Divertida Mente é um dos maiores filmes de animação já produzido em todos os tempos e é um recorde de bilheteria.


Nele, podemos acompanhar todas as emoções dentro do cérebro de Riley, uma garotinha de 11 anos, que está enfrentando diferentes problemas relacionados com a mudança de casa e de cidade.


Material grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!


É um filme indicado para todas as idades e que tem diferentes camadas de abordagem, sendo uma ferramenta para a discussão dos nossos sentimentos, como raiva, medo, alegria e a tristeza.


Por meio dele, podemos discutir como o nosso cérebro funciona, como podemos controlar as nossas emoções e, ainda, como todas as nossas emoções são importantes para a nossa vida, para a construção do que nós somos enquanto indivíduos.


Saiba mais: Conheça 3 dicas de filmes e séries que tratam o tema Bullying.


2 – Tá Dando Onda


Duração: 1h25

Gênero: Animação, comédia

Classificação livre


Já imaginou um pinguim como surfista? Pois é isso mesmo que o Cadu Maverick, um simpático pinguinzinho sonha em ser.


O filme acompanha toda a trajetória do animalzinho, que tem um grande desafio à sua frente: participar de um torneio chamado Big Z – Memorial Surf Off, que é um campeonato mundial dessa modalidade esportiva.


No entanto, como seria possível que ele, que não é um surfista profissional, pudesse assim se tornar? Ele, então, passa a ter a ajuda do seu grande ídolo, o Big Z, que vive em completo isolamento, em uma praia remota.


Assim, com muito esforço e com muita dedicação, Cadu Maverick busca por superar todas as suas dificuldades, se tornando um grande surfista e vencendo o grande campeão do seu próprio tempo, o Tank Evans.


Em sala de aula são muitas as temáticas que podem ser abordadas com o filme, sendo as principais delas a superação de obstáculos – que só é possível com um exercício constante, a importância de sonhar e de trabalhar nesses sonhos e que as frustrações fazem parte de nossas vidas.


Saiba mais: Educação inclusiva: 6 filmes para pais e professores.


3 – Valente


Duração: 1h40

Gênero: Animação, comédia

Classificação livre


Valente traz para as nossas telas a história de Merida, uma pequena princesa que escapa de todos os padrões que a sociedade em que ela vive tem por hábito impor às garotas.


Sempre criticada por sua família, Merida tem um grande desafio à sua frente: viver a sua própria vida, em seus próprios termos, ainda que, para isso, tenha de romper com todos os padrões que lhes são impostos.


Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!


Com o filme podemos levar para as crianças diferentes discussões, como a importância de escolhermos com sabedoria os passos que vamos trilhar, a coragem que precisamos ter para vencermos os desafios e os problemas que surgirão no caminho e, sobretudo, os estereótipos.


Merida traz uma importante lição, sobretudo para as meninas, que tange às discussões de gênero. Com dedicação e esforço, todos e todas podem ser o que quiserem ser!


Assista ao vídeo e receba uma dica de filme extra:


Gostou da nossa lista de filmes educativos? Veja mais no Blog da Faz Educação!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

1.047 visualizações0 comentário