Raciocínio Lógico Infantil: por que escola e família devem incentivá-lo?

Entenda os benefícios do desenvolvimento do raciocínio lógico infantil na educação e formação das crianças.


Menino desenvolvendo o raciocínio lógico infantil.

O desenvolvimento do raciocínio lógico infantil deveria ser uma preocupação dos responsáveis por uma criança tanto quanto o é por parte da escola.


Desenvolver essa habilidade é o que pode fazer com que as crianças aprendam a resolver os seus problemas, refletir a respeito do mundo e, ainda, tomar as melhores decisões para a própria vida.


No entanto, desenvolver essa característica é uma tarefa que não depende apenas dos esforços que a escola deve fazer em benefício da educação das crianças como um todo. O desenvolvimento dessa habilidade relacionada ao raciocínio lógico infantil também se deve aos responsáveis por essa criança.


Material grátis: Como melhorar a relação entre família e escola no ensino híbrido ou remoto!


Quando se trata desse tipo de reflexão, quanto mais a treinamos melhor é o desempenho da criança.


No entanto, esse tipo de treinamento não deve ser, necessariamente, uma ferramenta para pressionar a criança, muito menos uma forma de tornar a sua vida entediante, sobretudo porque são muitas as tarefas agradáveis e divertidas que podem ser propostas.


Hoje nós vamos discutir um pouco mais sobre quais são os benefícios que podemos gerar nos pequenos por meio do desenvolvimento do raciocínio lógico infantil. Vamos lá?


Saiba mais: Jogos de linguagem: 7 dicas para desenvolver a fala e o vocabulário!


O raciocínio lógico infantil é uma das coisas mais importantes a se desenvolver nas crianças


Desenvolver a lógica entre as crianças é imprescindível, sobretudo porque o desenvolvimento dessa forma de pensar permite e faz com que elas possam raciocinar antes de tomar uma decisão de fato.


Seja durante os primeiros anos da vida escolar, seja durante o restante da formação da criança, essa habilidade que se adquire jamais é esquecida e, por meio dela, é possível conquistar notas mais elevadas, é possível aprender a se organizar e conseguir ter um melhor desempenho no processo educacional como um todo.


Além da escola, esse tipo de habilidade também contribui com o processo de tomada de decisão em toda a nossa vida adulta, o que faz com que a gente possa se tornar pessoas mais conscientes das necessidades da coletividade, além de fazer com que possamos ter uma visão mais estratégica sobre os problemas que estão ao nosso redor, permitindo que tomemos decisões de forma mais eficiente.


Saiba mais: Educação Parental: o que é e quais os benefícios para a sua família!


Por meio do raciocínio lógico conseguimos tomar decisões de forma mais rápida


A lógica, entendendo-a de forma mais ampla, nos torna capazes de tomar decisões de forma mais rápida, com reflexos mais concretos em nosso dia a dia e, sobretudo, mais perceptíveis.


Por meio do raciocínio lógico, é possível analisarmos uma situação que se coloca em sua completude e, a partir disso, conseguimos optar por uma estratégia que seja capaz de abranger não só o resultado imediato da nossa ação, mas também os resultados de longo prazo.


Saiba mais: 4 decisões para melhorar a qualidade na educação do seu município!


Uma pessoa capaz de pensar de forma mais lógica tem uma saúde mental mais equilibrada


Não estamos aqui defendendo que a criança não deva receber uma educação emocional tão potente quanto a educação racional, tampouco que uma deve prevalecer sobre a outra.


No entanto, indivíduos capazes de ser mais lógicos e de prever os resultados diretos das suas ações tendem a evitar prejuízos durante a sua maturidade e vida adulta, o que também pode ser capaz de evitar consequências dolorosas das suas ações.


Dessa forma, educar a criança desde os seus primeiros anos de vida para poder prever as consequências das suas ações é torná-la um ser humano mais seguro de si.


Assista ao vídeo sobre o assunto:


Saiba mais: Neurociência na Educação Infantil: como aplicá-la em sala de aula!


O raciocínio lógico torna possível que os relacionamentos interpessoais se tornem mais sólidos


Pensar de forma mais lógica contribui com a forma como nós nos relacionamos com outras pessoas, sejam elas nossos amigos, nossos familiares ou, ainda, nossos parceiros românticos ao longo das nossas vidas.


Quanto mais abrangente for o nosso pensamento e quanto mais variáveis conseguirmos analisar antes de tomar uma atitude que, potencialmente, pode ferir ou magoar quem gostamos, maior será, portanto, a nossa empatia e até mesmo a nossa afetividade.


Saiba mais: Como trabalhar as competências socioemocionais na escola em 2022!


Isso tudo, ainda que pareça contradizer as relações mais afetuosas, só contribui com uma relação mais equilibrada, sem que um indivíduo seja submetido a outro.


Você já desenvolve as habilidade lógicas nos seus alunos? Deixe nos comentários a sua opinião sobre esse tema!


Assista ao vídeo sobre o as competências socioemocionais:


Material grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!


O Blog da Faz Educação sempre se atualiza com o que há de mais recente na educação. Acompanhe!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

152 visualizações0 comentário