10 projetos para utilizar a Copa do Mundo na Educação Infantil!

Saiba como utilizar a Copa do Mundo na Educação Infantil e estimule a curiosidade dos seus alunos!


Aluno da Educação Infantil feliz com a Copa do Mundo.

O ano de 2022 nos traz mais uma Copa do Mundo para torcer pela seleção brasileira. Mas os jogos podem ir além das televisões e chegar na sala de aula. Que tal usar a Copa do Mundo na Educação Infantil?


Continue sua leitura e aproveite nossas dicas!


Material grátis: Gamificação no processo pedagógico!


Lista de projetos para usar a Copa do Mundo na Educação Infantil


Os projetos abaixo variam de acordo com a complexidade. Alguns são mais apropriados para os alunos mais novos, enquanto outros podem ser adaptados para todas as faixas etárias. Confira!


Material grátis: Como revolucionar o ensino com as metodologias ativas!


1. Caça-palavras


É possível utilizar a Copa do Mundo na Educação Infantil para estimular a linguagem, a escrita e a aquisição de vocabulário.


Além do nome de jogadores, nomes de países e palavras relacionadas ao futebol, cada copa traz vocabulários novos. Por exemplo, o nome da bola utilizada ou o nome do mascote.


Uma ideia simples é promover um caça-palavras com palavras relacionadas à Copa do Mundo. Palavras-cruzadas e charadas também são opções interessantes.


Saiba mais: Jogos de linguagem: 7 dicas para desenvolver a fala e o vocabulário!


2. Jogo da memória com bandeiras


Uma das curiosidades que sempre surge na época da copa e encanta as crianças é como é a bandeira de cada país.


Para utilizar a Copa do Mundo na Educação infantil, faça um jogo da memória com bandeiras e os nomes dos países. Você também pode contar histórias interessantes sobre as bandeiras de alguns países.


Assista ao vídeo sobre Neurociência e descubra como o cérebro aprende:

Material grátis: Neurociência na educação: como o cérebro aprende!


3. Encontre a seleção


Alunos mais velhos podem ter a curiosidade por geografia estimulada durante a Copa do Mundo. Eles querem saber onde ficam os países, quais são seus tamanhos, que língua falam e muito mais.


Crie um jogo, utilizando o mapa mundi, para encontrar as seleções que estão jogando contra o Brasil. Você pode deixar o mapa aberto em sala de aula e deixar os alunos enfeitarem os países que já reconhecem no mapa.


Saiba mais: Ludicidade na Educação Infantil: por que é importante e como utilizar?


4. Futebol para crianças


Use a Copa do Mundo na Educação Infantil para estimular um estilo de vida mais saudável. Isso pode começar com algumas aulas sobre futebol.


Não precisa jogar todas as regras do jogo em cima das crianças. Mas introduzir conceitos, vocabulários e, claro, fazer jogos em sala de aula é sempre divertido.


Assista ao vídeo sobre a importância das atividades físicas:


5. Saúde em primeiro lugar


Utilize a introdução ao futebol para falar sobre a importância das atividades físicas. Fale sobre diferentes exercícios que os alunos podem fazer no dia a dia.


Comente, também, sobre os benefícios que eles trazem para a saúde. Você pode criar a “hora do exercício”, em que os alunos podem pular corda, brincar de pega-pega, dançar, etc.


Saiba mais: 4 atividades lúdicas na Educação Infantil para praticar com seus alunos!


6. Jogos matemáticos


Para ensinar matemática com a Copa do Mundo na Educação Infantil, crie jogos e brincadeiras envolvendo os números da copa.


Não precisa pensar em pontuação e estatísticas (isso pode ficar para o Ensino Médio). Pense em número de jogadores, número de seleções por rodada, tempo de jogo, etc.


Saiba mais: Jogos lúdicos ou pedagógicos: tem diferença?


7. Pintando a Copa do Mundo


Uma atividade simples, mas que todas as crianças adoram, é desenhar e colorir. Para utilizar a Copa do Mundo na Educação Infantil, você pode recorrer a essas atividades.


Leve desenhos de estádios de futebol, do país em que a copa é sediada ou mesmo do mascote da copa. Os alunos vão aprender sobre o assunto enquanto se divertem colorindo.


Saiba mais: Como ter ideias infinitas para aulas criativas?


8. Culturas e tradições


Uma das partes mais divertidas da Copa do Mundo é conhecer mais sobre a cultura de outros países. Que tal fazer semanas culturais sobe as regiões representadas na copa?


Você pode falar sobre curiosidades e tradições locais. Não se esqueça de reservar uma semana para a cultura brasileira.


Material grátis: 20 Jogos e Brincadeiras aliadas à BNCC: Cultura Africana!


9. Cantando o Hino Nacional


O Hino Nacional toca antes de todos os jogos da seleção brasileira. Logo, seus alunos vão ouvi-lo muitas vezes durante a copa.


Por isso, utilize essa oportunidade para ensiná-lo a cantar o hino. Você pode manter as tradições associadas, como a mão sobre o peito, e também pode levar instrumentos como pandeiros e chocalhos para incentivar o tino musical dos pequenos.


Saiba mais: Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas!


10. Copa do Mundo na sala de aula


Por fim, a melhor ideia para trabalhar a socialização com a Copa do Mundo na Educação Infantil é promover eventos para assistir os jogos.


As crianças e professores podem assistir todos juntos, comendo petiscos e usando camisetas, faixas e pintura facial com as cores da bandeira.


Enfeite a sala de aula e estimule a motivação dos alunos. Se for possível, convide também as famílias.


Saiba mais: BNCC na Educação Infantil em 2022: tudo o que você precisa saber!


O Blog da Faz Educação tem muito mais dicas de como tornar as aulas da Educação Infantil mais lúdicas e dinâmicas. Continue acompanhando!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

283 visualizações0 comentário