Literatura na Educação Infantil: quais os benefícios aos alunos?

Entenda quais são os processos de aprendizagem que a Literatura na Educação Infantil contribui e a importância de criar um ambiente favorável para ela.


Aluna da Educação Infantil sendo incentivada a leitura.

Ler é muito mais do que um hábito. É um ticket que recebemos para uma viagem incrível, que pode se dar através do tempo e de todos os espaços. Por conta disso, a literatura na Educação Infantil é tão poderosa!


Na Educação Infantil a literatura funciona tal qual um passaporte, que pode chancelar a nossa entrada, enquanto alunos, em diferentes espaços que, muitas vezes, são completamente inéditos para quem está começando a tomar gosto por ler.


Por conta disso, o professor é uma peça-chave quando se trata do desenvolvimento do potencial que cada criança tem para se tornar um grande leitor, o que é resultado de um processo educacional bastante complexo, mas que conduz a transformação do mundo como um todo.


Saiba mais: Como estimular o aprendizado na creche e pré-escola!


Dessa forma, todo livro, qualquer que seja ele – obviamente que esteja de acordo com a capacidade de compreensão de quem o lê – funciona como esse meio de transformação, de estímulo à imaginação e, ainda, uma forma de aguçar e de tornar mais complexo o nosso senso estético.


Para que isso seja possível, no entanto, é necessário que sempre haja um esforço realmente empenhado do professor para que as competências de uma criança possam ser adequadas ao livro que está sendo apresentado a ela.


Assim, será possível garantir a assimilação do que se lê e, mais do que isso, a compreensão do quanto um livro pode ser divertido, dinâmico e o quanto podemos aprender enquanto lemos.


Saiba mais: 6 habilidades sociais que toda escola deve desenvolver nos alunos!


A literatura na Educação Infantil contribui com os processos de aprendizagem e de aquisição da linguagem escrita


Além de ser uma forma de fazer com que a criança realmente adquira verdadeiro prazer em ler, a literatura na Educação Infantil também contribui com a apropriação da linguagem escrita, sobretudo por conta da sua capacidade de tornar possível a assimilação entre som e forma textual.


Por conta disso, a literatura na Educação Infantil é uma forma de fazer com que, uma vez respeitadas as especificidades de cada criança, se torne possível também ensiná-la as formas mais complexas da língua transcrita em signos para o papel.


Para que isso aconteça de forma realmente potente, o professor pode selecionar diferentes livros literários que tenham, por objetivo, levantar as mais diferentes reflexões e abrir a porta da sala para o debate, bem como mediar conflitos que possam surgir a partir da interpretação de cada discente.


Saiba mais: 5 dicas para aumentar a participação dos alunos na sua aula!


Isso tudo, quando analisado de forma mais aprofundada, se apresenta como mecanismo essencial para tornar possível a apropriação do conhecimento, bem como para fazer com que a criança possa, de maneira perspicaz, aprender por meio da leitura e da discussão motivada por ela.


É importante conceber, portanto, a literatura na Educação Infantil como uma ferramenta mediadora de saberes e de concepções sobre o mundo que nos cerca e, ainda, tomá-la como algo que possa, sobretudo, ser significativo para aquela criança que está acompanhando a aula ou, ainda, lendo em casa, com a sua família.


Assista ao vídeo sobre a diferença entre alfabetização e letramento:


Saiba mais Indicadores educacionais: tudo o que você precisa saber!


Criando um ambiente que favoreça a aprendizagem por meio da literatura


Ainda que a escola seja, por excelência, o ambiente em que ensinar e aprender se encontram para, juntos, serem capaz de transformar o mundo de uma criança, é importante sempre frisar que isso só se torna realmente possível quando há, também, esforço, dedicação, conhecimento e, ainda, capacidade mediadora por parte do professor.


O esforço de criar um leitor e, sobretudo, de fazer com que a literatura seja uma grande ponte entre o sujeito e o objeto que se deseja conhecer se torna ainda mais válido quando analisamos a Educação Infantil como um ciclo que não está circunscrito pelas paredes da escola.


Baixe grátis: Competências Socioemocionais: como desenvolvê-las na Educação Infantil!


Ao levarmos a literatura como ferramenta para o trabalho docente na primeira infância, temos de, também, criar estruturas que permitam que a literatura ganhe espaço em sala de aula e, ainda, na vida dessa criança.


Dessa forma, a criação de um ambiente em que a aprendizagem seja, por fim, o maior objetivo, também deverá priorizar os momentos de ler como aqueles mais fundamentais para a formação de um leitor para uma vida inteira.


Assista ao vídeo e saiba como usar o storytelling na sua aula:


Saiba mais: Reforço escolar: como identificar se o aluno necessita de ajuda personalizada!


O Blog da Faz Educação traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar. Acompanhe!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

127 visualizações0 comentário