Os 6 aprendizados da Educação Infantil em 2021

Confira quais são os aprendizados da Educação Infantil trazidos por 2021 que serão úteis em todas as escolas para 2022!


Mãe ajudando sua filha pequena a estudar

Falar sobre os aprendizados da Educação Infantil em 2021 não é fácil. Afinal, ainda foi um ano de muitas perdas e dores. Porém, isso não significa que algumas de suas lições não possam ser valiosas.


Vamos falar sobre o que 2021 nos ensinou?


Saiba mais: As principais mudanças na Educação em 2020, 2021 e 2022!


Aprendizados da Educação Infantil em 2021


Confira abaixo 6 aprendizados da educação que foram essenciais em 2021 e serão levados para 2022:


1. A família tem um papel importante na escola


A participação das famílias nas escolas se tornou indispensável nos últimos anos. Os professores não tinham como acompanhar de perto o quanto os alunos estavam estudando ou prestando atenção nas aulas. Principalmente na educação infantil, os pais assumiram esse papel.


Em 2021, vimos como a participação das famílias na escola pode ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes. Os pais compreenderam melhor as dificuldades dos filhos e os desafios dos professores. E os meios de comunicação entre família e escola foram melhor aproveitados, fosse para informar sobre problemas de saúde ou tirar dúvidas sobre matérias.


Saiba mais: Como melhorar o relacionamento entre família e escola em 2022!


Assista ao vídeo do nosso consultor educacional Ton Ferreira sobre o assunto:


2. É preciso ensinar além das matérias


Quando todas as aulas passaram a ser online, ainda em 2020, os alunos se viram com desafios que vão além de apenas “aprender o que é ensinado”. O ensino à distância exige muito mais independência e autonomia do que eles estavam acostumados. De alguma forma, todos precisaram aprender a aprender.


Com isso, ao longo de 2021, um dos principais aprendizados da Educação Infantil foi que os alunos precisam aprender habilidades que não estão no currículo tradicional. Fazer pesquisas, tomar decisões, ser criativo, ter empatia e trabalhar em equipe são algumas das habilidades essenciais dos alunos do futuro.


Saiba mais: Como superar os desafios do ano letivo de 2022!


3. Os professores precisam de mais treinamentos


Da mesma forma que aprendemos que os alunos precisam ir além do currículo tradicional, 2021 foi um ano para entender a importância da formação continuada para os professores. Em 2020, muitos tiveram dificuldades para se adaptar aos desafios do ensino à distância, e isso continuou ao longo do ano.


As escolas precisam preparar os professores para lidar com as mudanças tecnológicas. Afinal, elas devem ser cada vez mais rápidas, e os alunos se adaptam facilmente. Sendo assim, é preciso investir em cursos e treinamentos para que os professores não demorem a se adaptarem.


Saiba mais: Como realizar o planejamento pedagógico para 2022!


4. O uso da tecnologia não é mais uma opção


Entre os mais importantes aprendizados da educação em 2021, podemos destacar a importância da tecnologia para as escolas. Há alguns anos, usar a tecnologia nas escolas era uma opção interessante. Agora, no entanto, é mandatório.


Os alunos usam a tecnologia o tempo todo fora de sala de aula. Os professores, também. Saber utilizá-la é uma habilidade importante, que faz diferença na vida pessoal e profissional. Logo, a tendência é utilizar cada vez mais aplicativos, programas e dispositivos diversos em sala de aula.


Saiba mais: 12 aplicativos de educação para usar em 2022!


Assista ao vídeo do nosso consultor educacional Ton Ferreira sobre o assunto:


5. Turmas menores trazem vantagens


Pode parecer óbvio, mas 2021 deixou claro: turmas menores permitem que os professores deem mais atenção individual aos alunos. Com a volta às aulas presenciais restringindo o número de alunos por sala de aula, muitas escolas tiveram essa experiência pela primeira vez.


Isso afeta o desempenho dos alunos – para melhor: com uma maior atenção dos professores, eles tiram dúvidas com frequência e absorvem melhor as matérias. Essa atenção individual, no entanto, também melhorou os problemas de disciplina. Em turmas menores, professores e alunos conseguem se conhecer melhor.


Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!


6. Apoio pedagógico faz a diferença


Com os alunos voltando para a sala de aula, muitas escolas precisaram correr atrás das lacunas de aprendizado deixadas por 2020. Porém, não é o bastante fazer aulas de revisão, recapitulando as matérias de forma geral. É necessário oferecer um apoio pedagógico direcionado.


Esse apoio pedagógico, também chamado de reforço escolar, consiste em compreender as dificuldades dos alunos e ajuda-los a superá-las. Também tem a ver com conhecer melhor os alunos e saber quais desafios eles podem encontrar a seguir.


Saiba mais: Como reconhecer e superar as lacunas de aprendizagem em 2022!


O ano de 2021 foi de muitos aprendizados da Educação Infantil, bem como em todas as etapas. Vamos levar o que aprendemos para 2022 e tornar o ensino mais justo, inclusivo e eficiente.


Continue informado sobre o que há de mais novo no mundo da educação, acesse outros artigos do Blog da Faz Educação!


Aproveite também o download liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

324 visualizações0 comentário