Futuro menu Acessibilidade

O papel do seu diretor escolar no sucesso da sua instituição

Entenda em definitivo quais são as funções pedagógicas e o papel administrativo de um diretor escolar!

Se a sétima arte foi injusta com um profissional, certamente, foi com o diretor escolar. Sempre interpretado ora como taciturno, ora como malvado, essa figura que vem da arte está – ainda bem – muito distante da vida real e do contexto escolar de fato.

Quando se trata desse profissional, não existe forma de resumir as suas funções, colocá-las como simples ou mesmo como responder de maneira resumida. Isso porque, é sobre as mãos do diretor que a escola de fato funciona. Acompanhe a seguir.

Saiba mais: Sintonia entre coordenador e diretor no planejamento escolar!

As funções de um diretor escolar

Imagine um profissional com múltiplas camadas e, por conseguinte, com múltiplas funções. É justamente esse o profissional que tem como responsabilidade dirigir uma escola.

Como a direção escolar significa exatamente isso ­– dirigir uma escola – temos como principal objetivo, então, fazer com que aquilo que foi planejado pela comunidade escolar e que é de vontade manifesta dela, seja de fato atingido.

Assim, ser um diretor escolar tem uma função muito mais executora do que, necessariamente, planejadora – ainda que o planejamento seja fundamental para que haja uma plena execução, é da vontade da comunidade escolar que há, então, esse planejamento.

Isso pode ser percebido desde o momento em que, nas escolas e colégios públicos, foi implementada a votação direta para o cargo de diretor. Assim, afirmamos o que já é mais do que comprovado: é da vontade dos professores, educadores, familiares, alunos e entorno que há, então, uma escola.

E, havendo uma escola, o planejamento e o direcionamento dela, aí sim, fica a cargo do diretor escolar.

No entanto, essa função se desdobra em duas partes: a administrativa e a pedagógica, conforme poderemos ver a seguir.

Saiba mais: Sistema de ensino: saiba o que é e quais as vantagens para a sua escola.

As funções pedagógicas de um diretor escolar

Na esfera pedagógica o diretor é a figura responsável por manter a escola em constante processo de inovação e de aprimoramento da qualidade do seu ensino.

Seja na esfera pública ou na esfera privada, é a qualidade do ensino, sobretudo, aquilo que chama de fato a atenção da comunidade escolar para a escola, tornando-a um foco, portanto.

Assim, é de responsabilidade do diretor executar um planejamento que seja resultado das aspirações da sua comunidade, buscando sempre pela elevação da qualidade da aprendizagem que ali é promovida, mobilizando todas as ferramentas que forem necessárias para que isso ocorra.

É também papel da direção da escola ter sempre como norte o PPP – Projeto Político Pedagógico –, resultado daquilo que a própria comunidade entende que é aquele determinado espaço escolar.

Ali nesse documento estão contidos todos os argumentos que fazem daquela escola um ambiente único no mundo, bem como todas as suas aspirações. Portanto, é com base no PPP que as suas ações, enquanto diretor escolar, devem ser observadas, buscando sempre por torná-lo uma realidade para a sua comunidade e não apenas um desejo ou um projeto.

Saiba mais: Currículo Paulista: 4 tópicos para compreender a estrutura do documento.

O papel administrativo do trabalho de um diretor de escola

Na administração de uma escola é papel do diretor zelar não apenas pela saúde das suas contas ou mesmo pelo seu planejamento financeiro, mas por toda a estrutura que torna uma escola o que ela é materialmente, desdobrando-se para a sua qualidade, sua eficiência e, ainda, seu bom funcionamento.

Além disso, é também papel do diretor de escola ter uma boa equipe ao seu lado, com profissionais bem formados e zelosos por seus alunos e pelo processo de ensino e aprendizagem.

Por fim, e não menos importante, é também papel do diretor promover a retenção dos seus alunos, tornando a escola um ambiente convidativo, em que quem está ali, já matriculado, deseje de fato estar, enquanto aqueles que não estão, desejem estar.

Dessa forma, conseguimos manter sempre um bom controle de nossa imagem junto à nossa comunidade escolar, o que também é algo que o diretor, que é a imagem da nossa escola, carrega consigo também enquanto responsabilidade e, esperamos, enorme prazer em fazer.

Quer saber mais sobre o papel do diretor? Confira nosso e-book Guia do Diretor Escolar!

Aproveite e veja também nosso vídeo com técnicas empresariais para gerenciamento escolar:

No Blog da Faz Educação você encontra mais dicas sobre diversos temas da educação. Confira!

Aproveite agora o acesso liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo