Futuro menu Acessibilidade

Currículo Paulista: 4 tópicos para compreender a estrutura do documento

Conheça alguns dos principais pontos trazidos pelo Currículo Paulista e um detalhamento sobre aspectos essenciais da estrutura do documento.

Em agosto de 2019, foi homologado o Currículo Paulista. Esse documento, desenvolvido pela Secretaria do Estado da Educação (SEE) junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (UNDIME-SP), contou, ainda, com o apoio de mais de 610 cidades do Estado até chegar ao seu texto final.

O Currículo Paulista se ampara no conceito de educação integral, objetivando o desenvolvimento dos alunos de maneira multidimensional por meio da oferta de uma educação mais moderna, inclusiva e equânime.

Continue a leitura para compreender mais sobre esse documento e os principais pontos detalhados em sua estrutura. Acompanhe a seguir.

Material grátis: Guia completo para uma Gestão Escolar eficiente!

O que é o Currículo Paulista?

Como ocorre com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Paulista é, também, um documento normativo. Ele apresenta aprendizagens essenciais dos estudantes, levando em considerações características próprias dos alunos paulistas, em termos de aspectos socioeconômicos, culturais, históricos, etc.

Com isso, esse Currículo detalha conteúdos a serem trabalhados nas escolas, objetivos de aprendizagem, habilidades essenciais, entre outros pontos que visam ajudar a garantir o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes.

Por tudo isso, o documento é considerado como uma iniciativa a favor da melhoria da qualidade da educação básica.

Para dar suporte a essa mudança, foram produzidos e distribuídos materiais de apoio. Também foram ofertadas oportunidades de formação inicial e continuada aos educadores, tanto presenciais quanto a distância.

Material grátis: BNCC: revisão curricular e replanejamento do ano letivo em tempos de pandemia!

Como a pandemia impactou nas habilidades previstas no Currículo Paulista?

Com a suspensão das aulas ocorrida com a pandemia, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo elaborou um levantamento a respeito das habilidades essenciais do Currículo Paulista para serem trabalhadas ao longo do período letivo de 2021.

Essa adequação objetivou uma atualização perante uma nova realidade. E essa transformação tão abrangente trazida pela pandemia também demandou o desenvolvimento de novas habilidades para se lidar com o novo cenário e para que os alunos possam continuar trilhando sua jornada de aprendizado assertivamente.

Esse deverá ser o foco pedagógico para esse ciclo, respeitando a autonomia das escolas e dos educadores em trabalhar essas habilidades da melhor maneira conforme a realidade local e a proposta pedagógica adotada.

Todas essas habilidades podem ser consultadas integralmente, por áreas e disciplinas, no site especial que traz, também, diversos materiais de apoio.

Material grátis: O novo normal e a nova escola: entenda como lidar, acolher e dialogar!

4 pontos importantes para compreender a estrutura do Currículo Paulista

A seguir, conheça alguns tópicos destacados que ajudam no entendimento sobre a abordagem e mudanças trazidas pelo Currículo Paulista.

Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!

1. O documento foi elaborado de forma colaborativa

Buscando trazer uma visão e um norteamento mais assertivos e contextualizados, o Currículo Paulista foi desenvolvido de maneira colaborativa, envolvendo gestores, secretarias, técnicos e profissionais e educadores das Redes Municipais, Estadual e Privada.

2. A fundamentação pedagógica foca no desenvolvimento integral

O enfoque trazido pelo Currículo Paulista está na priorização de uma educação integral de qualidade. Para isso, compreende-se que as dimensões intelectuais, físicas, socioemocionais e culturais devem ser trabalhadas ao longo dos processos de ensino-aprendizagem.

Como forma de tangibilizar essa visão e orientar redes, escolas e profissionais, o documento apresenta uma série de indicações para nortear as adequações e práticas pedagógicas.

É importante destacar também que o Currículo Paulista reitera e está alinhado ao desenvolvimento das competências gerais da educação básica prescrito pela BNCC, a saber:

  1. Conhecimento;
  2. Pensamento crítico, científico e criativo;
  3. Repertório cultural;
  4. Comunicação;
  5. Cultura digital;
  6. Trabalho e projeto de vida;
  7. Argumentação;
  8. Autoconhecimento e autocuidado;
  9. Empatia e cooperação;
  10. Responsabilidade e cidadania.

Além disso, o Currículo Paulista também tem em sua base pedagógica o compromisso com a alfabetização, o letramento e os multiletramentos nas diversas áreas do conhecimento.

Com isso, há o objetivo de que, no máximo no fim do segundo ano do Ensino Fundamental, o aluno esteja alfabetizado.

3. A Educação Infantil é destacada no documento

No Currículo Paulista, são mantidos como base os objetivos de aprendizagem trazidos pela BNCC.

Entretanto, é feita uma sugestão própria de classificação de subgrupos para a Educação Infantil, sendo ela:

  • Bebês: de zero a 1 ano e 6 meses;
  • Crianças bem pequenas: de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses;
  • Crianças pequenas: de 4 anos a 5 anos e 11 meses.

É importante salientar que, embora seja apresentada essa divisão no documento, redes e escolas têm sua autonomia mantida para adotar essa ou outra classificação.

4. No documento, o Ensino Fundamental é dividido em áreas e componentes curriculares

Outro ponto importante trazido na estrutura do documento é a divisão do Ensino Fundamental em cinco áreas de conhecimento:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas;
  • Ensino Religioso.

Essas áreas apresentam componentes curriculares como Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso, cada qual associado a competências específicas.

Um aspecto relevante é que todos os componentes curriculares dessa etapa contam com organizador curricular, que pode incluir Objetos de Conhecimento, Unidades Temáticas, Campos de Atuação, entre outros.

Para saber mais sobre o Currículo Paulista, continue acompanhando o blog e demais canais da Faz Educação!

Aproveite também o acesso liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo