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Microlearning: conceito e dicas para a implementação em sala de aula

Descubra o que é microlearning e como esse conceito pode ajudar os seus alunos em sala de aula!

Um dos maiores desafios enfrentados por educadores é fazer com que as atividades escolares sejam mantidas em dia por seus alunos, sejam elas as tarefas domiciliares ou as atividades mais complexas, que são realizadas em grupos em sala de aula. Ou seja: o microlearning.

Microlearning é um conceito que diz respeito a, justamente, essas pequenas atividades que são desenvolvidas pouco a pouco na rotina da sala de aula, que devem ser realizadas de acordo com um cronograma desenvolvido pelo professor e que podem atender às necessidades de fixação, por exemplo, tornando a atividade escolar mais intensa e, sobretudo, mais significativa.

Para conseguir fazer com que isso se torne uma rotina para os alunos, vale utilizar filmes, textos e tudo o que esteja relacionado com a realidade do estudante, de forma que seja possível fazer a integração desses conteúdos com tudo aquilo que realmente esteja ligado aos interesses desse educando.

Então, vale investir em atividades digitais, integrando até mesmo redes sociais à dinâmica em sala de aula, fragmentar as atividades, tornando-as menores e mais volumosas e, até mesmo, fazer com que haja garantia de pontuação vinculada à entrega do que fora planejado.

O conceito de microlearning está ligado, sobretudo, à constância das atividades que propomos aos nossos alunos, bem como à forma como conduzimos essas atividades, desde o momento da proposta até o momento da devolutiva a respeito do que fora feito.

Isso tudo torna os momentos em sala de aula mais significativos e, ainda mais importante, aumentam a capacidade de registro do nosso discente.

Para te ajudar a levar o microlearning para a sala de aula, trazemos agora algumas dicas importantes!

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Faça um planejamento que contemple o conceito de microlearning

Você conhece a ideia que fundamenta as chamadas pílulas de conhecimento?

Fazendo alusão aos medicamentos, as pílulas de conhecimento são recursos utilizados para garantir que o nosso discente seja nutrido de saberes ao longo do tempo e devem ser transformadas em uma rotina em nossa sala de aula.

Para que isso se torne uma realidade, é necessário, no entanto, que façamos o devido planejamento ao longo do tempo, programando e vinculando atividades específicas ao que vamos trabalhar em sala de aula, fazendo com que o processo de aprendizagem tenha uma sequência lógica e constante.

Utilize esse conceito de conhecimento em doses vinculando a atividade a recursos que possam torná-la mais interessante, sobretudo para o que o seu corpo discente assume como importante em seu dia a dia e que seja, ainda, foco do seu interesse.

Dessa forma é possível fazer com que a sua aula e as suas propostas estejam vinculadas com a sua realidade e com a realidade dos seus alunos, sobretudo quando deixamos clara para eles a importância daquele conhecimento para o que está por vir em sua sequência didática e como tudo acaba por estar interconectado.

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Seja mais objetivo e atencioso em relação ao que seus alunos demandam e faça com que as atividades os desafiem

Algo que é fundamental em qualquer relação entre professor e aluno é a objetividade com que tratamos as necessidades dos nossos educandos em relação ao que deve ser aprendido ao longo da jornada escolar.

Falar o porquê de se aprender o que é colocado no planejamento do professor é uma demanda urgente a ser atendida pela comunidade escolar como um todo, que deve também se envolver nas atividades discentes.

O microlearning envolve também a necessidade de colocarmos, de forma bastante clara para nossos alunos, quais são as expectativas em relação ao que propomos que seja aprendido e o porquê de propormos a atividade da forma que o fizemos.

Quando exploramos essa ideia de objetividade temos como resultado uma equipe mais envolvida, sobretudo porque passa a ver sentido no que está sendo feito e acaba por ver que tudo está sendo encadeado de forma que o aprendizado venha a se tornar mais perceptível ao longo da sua vida escolar.

Dessa forma, vale fazer com que as atividades também sejam mais desafiadoras e complexas, tornando a experiência de aprender muito mais significativa e positiva para nossos alunos.

Assista ao vídeo sobre as diferenças entre Microlearning e Macrolearning:

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