Dicas de otimização de tempo para professores em sala de aula

A otimização do tempo ajuda os professores a aproveitarem melhor as aulas e a se organizarem de acordo com as necessidades dos alunos. Saiba mais!

A otimização do tempo em sala de aula sempre foi uma preocupação entre os professores. Afinal, é sempre complicado conciliar as necessidades dos alunos com tudo o que é exigido nos currículos.


Essa preocupação se tornou maior agora, com o retorno às aulas presenciais. Muitos professores sentem que precisam “recuperar o tempo perdido” e querem fazer mais do que conseguem no horário de aula.


O tempo que passamos no ensino remoto não foi um tempo perdido. Confira nosso post sobre o assunto!


Além disso, agora entram novas atividades rotineiras para prevenir a transmissão de COVID-19. Por exemplo, as classes precisam ser higienizadas mais vezes, e os alunos precisam de orientações para manter o distanciamento social.


Por isso, é ainda mais importante pensar na otimização do tempo. Confira abaixo algumas dicas para se planejar e tornar as aulas mais produtivas:


Material grátis: 7 dicas para os professores aumentarem a produtividade!


Não pense na otimização do tempo como pressa


O primeiro passo é reestruturar como pensamos na otimização do tempo. Essa organização não está aqui para recuperar o tempo perdido. Ela é uma forma de tornar as aulas mais proveitosas, não de acelerar o aprendizado.


Os professores não têm como controlar o ritmo dos alunos. Pense nessas dicas como uma oportunidade de utilizar melhor seu tempo em sala de aula.


Material grátis: Educação 5.0: o que é e como se preparar!


Faça um planejamento coletivo


Toda a equipe escolar precisa estar em comum acordo para que os planejamentos individuais deem certo. Por isso, reúna-se com seus colegas educadores e com a coordenação da escola para conversar sobre os rumos a serem seguidos em sala de aula.


Façam uma avaliação das habilidades que os alunos mais precisam desenvolver neste momento. Depois, cada um pode reorganizar o planejamento de aulas de acordo com as turmas e matérias que ensina.


Quer mais dicas de organização? Confira este guia completo!


Crie rotinas específicas


Uma das melhores dicas para otimização do tempo é sempre criar rotinas. Imagine o que você precisa fazer para manter sua aula organizada e transforme isso em um sistema. Por exemplo, a rotina para começar a aula pode envolver o cumprimento aos alunos, as orientações de higiene e segurança, a revisita ao que foi feito na última aula e a correção do dever de casa.


Saiba mais sobre as orientações de higiene e segurança!


Também crie rotinas para atividades que precisam ser feitas regularmente. Se você trabalha com a alfabetização, por exemplo, pode ter uma rotina de quantas letras e palavras serão introduzidas em cada dia. Do mesmo modo, pode planejar pequenas histórias para terminar cada aula.


Crianças e adolescentes respondem bem à rotina em sala de aula. Sendo assim, eles tendem a seguir os passos que já foram estabelecidos. Mas essas rotinas também são uma maneira de ajudar os professores a se localizarem.


Planeje-se com antecedência


O maior erro que um professor pode cometer ao planejar uma aula é fazer isso na noite anterior. Não caia nessa armadilha e se planeje com uma boa antecedência para poder, de fato, otimizar seu tempo.


O ideal é que o professor comece a semana de aula com os planos da semana inteira prontos. Assim, ele tem tempo de sobra para imprimir materiais, reservar equipamentos de mídia e, se for necessário, mudar o planejamento, já com uma boa base do que deve ser feito.


Material grátis: Planejamento do ano letivo: como preparar a sua rede!


Essa antecedência também ajuda os professores a manterem uma visão mais abrangente do que precisa ser feito. Com uma visão mais ampla, você não se esquece dos objetivos gerais do plano pedagógico e pode desenvolvê-los aos poucos, sem sobrecarregar nem os alunos, nem você mesmo.


Abra espaço para o imprevisto


Uma das melhores dicas de otimização do tempo é saber que nem tudo sai como esperamos. Por isso, você não pode ocupar cada segundo em sala de aula com uma nova atividade importante.


Tenha prioridade para saber o que precisa ser feito e o que pode ser feito. Assim, se os alunos terminarem as atividades mais importantes mais rápido do que o previsto, você sempre vai ter outra atividade na manga. E, se eles demorarem, você vai ter tempo para ajudar com as dificuldades que surgiram.


Material grátis: BNCC: revisão curricular e replanejamento do ano letivo em tempos de pandemia!


Ser organizado, mas flexível, é essencial para a otimização do tempo. Isso ajuda os professores a se planejarem sem se preocuparem demais com o ritmo de aprendizagem.


A Faz Educação traz mais dicas para professores e toda a equipe escolar. Acesse gratuitamente os nossos materiais educativos exclusivos!

276 visualizações0 comentário