Distanciamento social e higiene para as aulas presenciais

Como manter uma boa higiene e garantir o distanciamento quando as aulas presenciais voltarem? Confira nossas dicas!


Muitas escolas brasileiras já estão planejando a volta às aulas presenciais. Com orientações de higiene e distanciamento social, será possível retornar à sala de aula. Mas esse retorno ainda preocupa muitas pessoas.


Afinal, quais são os cuidados necessários para garantir um ambiente escolar bem higienizado? Máscaras e álcool gel são realmente o suficiente? E quanto ao distanciamento, como será possível fazer isso em escolas em que as crianças estão acostumadas a sempre estarem juntas?


E não são apenas esses detalhes que preocupam pais e professores. Saiba como podemos rever o currículo escolar em um ano como este.


São muitas as questões e preocupações que permeiam esse assunto. Por isso, vamos falar sobre algumas maneiras de implementar uma boa higiene e distanciamento no ambiente escolar. Continue sua leitura para saber mais!


Como cuidar da higiene e segurança no ambiente escolar?


No geral, a higienização do ambiente escolar deve ser a preocupação central nessa volta às aulas. Medidas como o uso de máscara e a presença do álcool gel nas salas de aula devem ser seguidas com rigor. Mas tanto a escola quanto as famílias podem fazer sua parte para garantir a segurança dos alunos.


Medidas de higiene nas escolas


As escolas devem se esforçar para manter ambientes compartilhados sempre limpos. Maçanetas, mesas e cadeiras devem ser higienizados com frequência. Caso não seja possível utilizar copos, pratos e talheres descartáveis na hora do lanche, esses itens também precisam estar sempre sendo higienizados.


Na entrada da escola, um tapete de higienização deve ser utilizado para que os alunos limpem os sapatos. As mochilas devem ser limpas com álcool logo na entrada, evitando que vírus e bactérias sejam carregados da rua para a sala de aula.


Medidas de higiene em casa


As medidas de higiene não podem se restringir à escola. Em casa, os pais devem se responsabilizar por higienizar tudo o que vai na mochila do aluno. Dos cadernos aos lanches embalados, tudo deve ser limpo com álcool antes e depois da aula.


Quanto ao uniforme, é importante que ele seja utilizado apenas na escola. O aluno deve tirá-lo assim que chegar em casa, e não passear por outros ambientes com ele, nem o manter durante o dia.


Quando se trata de educação infantil, essas medidas precisam de ainda mais atenção!

É possível garantir o distanciamento social?


O que muitos pais, alunos e educadores estão pensando no momento é como garantir o distanciamento social no ambiente escolar. Afinal, mesmo seguindo as regras de higiene, o distanciamento ainda é o mais importante para impedir o contágio.


Mas os alunos querem voltar à escola para voltar a conviver com seus colegas. E, por isso, é importante enfatizar que essa convivência já não pode ser como era antes.


Veja abaixo algumas medidas que tornam o distanciamento possível nas escolas:

  • Na entrada da escola, faça a aferição de temperatura de alunos, professores e funcionários;

  • Já no primeiro dia, dê orientações de como vai funcionar o distanciamento, procurando usar uma linguagem que esteja de acordo com a idade do aluno;

  • Conte com os pais para ajudar a explicar a importância do distanciamento para alunos mais novos;

  • Sempre que possível, faça aulas em ambientes externos;

  • Reduza o número de alunos por turma para permitir o afastamento de pelo menos um metro e meio entre mesas e cadeiras;

  • Monitore as crianças durante o intervalo, não só para garantir o distanciamento, mas também para conferir qualquer manifestação de sintomas;

  • Tenha um ambiente preparado caso seja necessário fazer o isolamento imediato de algum aluno;

  • Caso alguém da equipe escolar manifeste algum sintoma, dispense-o do trabalho imediatamente.

Os pais têm um papel importante também nas medidas de distanciamento social. Saiba como deve ser a comunicação entre família e escola nesse período!


O distanciamento social não será fácil para os alunos, especialmente para estudantes da educação infantil. Por isso, a atenção de professores e funcionários deve estar redobrada.


Todos sabemos que, mesmo sendo difícil, essas são as medidas certas para proteger os estudantes. Então, não podemos abrir mão dessas medidas. Converse e oriente os alunos sempre que possível para que ninguém relaxe no distanciamento.


Com cuidados de higiene e orientação para o distanciamento, a volta às aulas será mais tranquila. Para conferir mais dicas sobre o assunto, acesse o blog da Faz Educação!

217 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia