O papel da coordenação e da direção escolar no retorno às aulas

Quando se trata do retorno às aulas, é essencial que o papel da coordenação e da direção escolar sejam alinhados para garantir o sucesso do ensino e da aprendizagem.


Quando se trata do processo educacional, da organização da rotina escolar e, sobretudo, do sucesso em aprendizagem, temos a certeza de que bons resultados surgem a partir de um bom trabalho em equipe.


Para que haja, de fato, bons resultados, é necessário que todos conheçam suas funções e se dediquem intensamente a buscar por bons resultados, melhorando, assim, todo o processo educacional. No entanto, como fica esse processo frente a um tempo como este que estamos vivendo?


Em um cenário pós-pandemia, quais são as pontes que teremos de construir e reconstruir para que possamos retomar às aulas?


O trabalho da coordenação e da direção escolar complementam e dão apoio para o trabalho do professor em sala de aula.


Para isso, começar o planejamento de novas atividades educacionais que se adaptem à nova realidade pós-pandemia é uma ótima forma de garantir um retorno mais organizado, mais tranquilo e, certamente, muito melhor para seus alunos!


Qual o papel da coordenação e da direção escolar na organização escolar?


Tradicionalmente, o sucesso educacional de um aluno é entendido como parte das responsabilidades de um professor.


No entanto, observamos que sem um suporte pedagógico e de gestão escolar, o trabalho do professor se torna cada vez mais difícil de ser executado.


Com isso, acaba também por se distanciar do mundo ideal, em que todos aprendem e desenvolvem seus potenciais.


É através de um trabalho conjunto entre direção, coordenação pedagógica e corpo docente que encontramos maior sustentação para que seja possível, de fato, construir uma ponte para um trabalho mais coeso dentro da escola.


Em tempo de pandemia, qual o papel da coordenação pedagógica na organização do retorno às aulas?


É parte do papel da coordenação pedagógica da escola mediar a relação entre professores, educandos, familiares e direção escolar.


Servindo um guia das práticas de ensino adotadas pela escola, faz parte do trabalho da coordenação pedagógica criar rotinas educacionais.


É por conta disso que é tão importante compreendermos o papel da coordenação e da direção escolar e definirmos estratégias para o retorno das aulas pós-pandemia.


Diante do papel de cada um, organizar a rotina escolar será, certamente, uma das atribuições da coordenação pedagógica, bem como acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos professores.


No início, traçar estratégias para que os alunos possam retornar às aulas com segurança será um dos seus principais desafios.


Por conta disso, estabelecer com os familiares um canal de comunicação acolhedor é fundamental, sobretudo porque serão muitos os anseios para o retorno às aulas, tais como aqueles que se relacionam à biossegurança dos alunos.


Em relação às atividades educacionais, o coordenador é aquele responsável tanto pelo direcionamento quanto pelo alinhamento do trabalho pedagógico, monitorando o ensino e a aprendizagem, otimizando o trabalho docente e a aprendizagem do corpo discente.


Na volta às aulas, qual o papel da direção escolar?


Quando refletimos sobre o papel da coordenação e da direção escolar, temos um guia para o trabalho de organização do retorno às atividades educacionais pós-pandemia.

O papel do diretor nessa retomada é o de liderar o trabalho e as rotinas educacionais, traçando metas para a instituição.


Para além das metas, traçar um plano de contingência para imprevistos que possam acontecer também faz parte dessas atribuições.


É essencial que, para o retorno às aulas, o diretor esteja alinhado com a legislação e orientações das secretarias de educação que guiarão esse processo, sobretudo porque ele é o responsável legal pela instituição escolar.


Assim, alinhando o trabalho das equipes de trabalho - sejam elas administrativas ou educacionais -, é possível cumprir com suas atribuições.


Acolhendo os alunos e as famílias: o papel da coordenação e da direção escolar


No retorno às aulas é importante que tanto a direção quanto a coordenação alinhem seus esforços para:

  • Acolher as famílias e os discentes, tirando suas dúvidas a respeito da segurança dos alunos e dos professores na retomada das atividades educacionais;

  • Atribuir atividades domiciliares, quando necessário, a fim de resguardar a integridade da saúde dos discentes;

  • Acompanhar o corpo docente em suas atividades e dúvidas em relação ao trabalho escolar.

Ficou com alguma dúvida sobre o papel da coordenação e da direção escolar? Nós podemos te ajudar! Confira os nossos materiais educativos e prepare o retorno das suas atividades escolares!

473 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia