O que é sistema de gestão escolar e quais vantagens para a instituição

Descubra o que é quais os benefícios de utilizar um sistema de gestão escolar.


Educadores trabalhando no sistema de gestão escolar.

Nos últimos anos, testemunhamos a introdução de várias tecnologias no setor da educação. E há uma mais específica para ajudar na administração das operações e rotinas da escola: o sistema de gestão escolar.


Este tipo de tecnologia oferece benefícios como automatizar e agilizar atividades diárias, elevar a produtividade da equipe, facilitar a tomada de decisões e diversos outros, que contribuem para que a instituição seja mais eficiente, reduza custos e se torne mais competitiva.


A seguir, descubra o que é o sistema de gestão escolar, suas vantagens e veja dicas para escolher a solução ideal para os desafios enfrentados pela sua instituição de ensino.


Material grátis: Guia completo para uma Gestão Escolar eficiente!


O que é um sistema de gestão escolar?


Trata-se de uma ferramenta que facilita e digitaliza a administração de instituições de ensino. Essa tecnologia permite aos gestores medir, acessar, vincular e coordenar atividades e processos, automatizando tarefas administrativas.


Portanto, o sistema de gestão escolar pode ser definido como uma plataforma projetada para permitir o funcionamento eficiente de sua instituição por meio da centralização de dados e da digitalização e automação de diversas operações de rotina.


Entre as suas funcionalidades comuns, estão as voltadas à gestão pedagógica, financeira, controle de turmas e alunos, processo de matrícula e outras.


Assista ao vídeo com 6 dicas para uma gestão excelente:


Material grátis: Guia completo do Diretor Escolar!


Quais são as vantagens do sistema de gestão escolar para as instituições?


Entre os benefícios potenciais de um bom sistema de gestão escolar, temos uma profissionalização e maior foco em eficiência operacional para a administração da instituição, criando condições ainda mais favoráveis para que ela cumpra sua missão e objetivos educacionais.


Material grátis: As Principais Funções do Coordenador Pedagógico!


Mais eficiência na gestão escolar


Um sistema com esse foco é uma excelente abordagem para manter as coisas simples e ordenadas.


Isso porque o sistema de gestão escolar contribui para se manter o controle de tudo o que acontece em uma escola, desafio que, apenas com processos manuais, demandará muito tempo e esforço.


Diferentemente disso, a plataforma pode ajudar a escola a se tornar mais estruturada e eficaz em pouco tempo.


Material grátis: Planejamento do ano letivo: como preparar a sua rede!


Dados mais acessíveis


Com a ajuda deste tipo de solução, o gestor educacional, coordenadores e equipes precisarão lidar com menos papéis e dados não centralizados. Isso agilizará e muito tanto o acesso quanto o uso das informações na rotina da instituição.


Material grátis: IDEB e os principais índices educacionais para uma boa gestão de resultados!


Otimização de tempo


O sistema de gestão escolar economiza tempo valioso dos profissionais em tarefas administrativas. Isso é obtido automatizando atividades diárias demoradas e mais burocráticas, que não agregam tanto valor para a instituição e seus públicos.


Ainda, por meio de relatórios gerados com poucos cliques e de módulos como os de gestão financeira, muitos processos também passarão a demandar menos tempo.


Material grátis: 7 dicas para os professores aumentarem a produtividade!


Mensuração de métricas mais ágil e facilidade na tomada de decisões


Com o uso consistente de um sistema de gestão escolar, é possível acompanhar e avaliar o desempenho da instituição a partir de diversas métricas simples de serem controladas.


Ainda, torna-se possível qualificar e agilizar o processo de tomada de decisões, tudo com menos feeling e com mais base em relatórios e dados confiáveis e precisos.


Material grátis: Como a tecnologia aplicada às metodologias ativas ajudam no avanço do IDEB!


Mais produtividade e assertividade nas rotinas e finanças


Este tipo de tecnologia torna a rotina de administração da instituição mais ágil e produtiva por meio de automatizações e de centralização das informações.


Ele permite monitorar e executar diversos processos administrativos (como os de organização da secretaria) com mais eficiência e em menos tempo, trazendo mais assertividade e produtividade à escola.


Com esse incremento, também é possível reduzir custos relacionados a contratações pontuais para suprir demandas sazonais, gastos associados a erros, atrasos e retrabalhos e despesas com papel e impressão de documentos.


Material grátis: BNCC: revisão curricular e replanejamento do ano letivo em tempos de pandemia!


Como escolher um sistema de gestão escolar?


Para realmente obter as vantagens esperadas com o uso de um sistema de gestão escolar, é importante escolher com cuidado a solução para a escola ou rede.


Primeiramente, é recomendado avaliar as necessidades da instituição, para, então, buscar soluções que supram essas demandas por meio de suas funcionalidades e recursos.


É válido também considerar optar por uma plataforma baseada em nuvem. Assim, o sistema poderá ser usado e acessado a partir de qualquer local com acesso à internet pelas pessoas autorizadas. Ademais, soluções na nuvem oferecem comumente atualização mais facilitada e serviços de backup automático.


Associado a isso, é vital optar por uma solução que ofereça avançados recursos de segurança, que garantam que todos os seus dados permaneçam devidamente protegidos.


Para continuar se aprofundando no tema, leia também essas 5 dicas para melhorar sua gestão escolar ainda hoje!


Conte com a Faz Educação para te ajudar em todos os processos mencionados acima! Basta nos enviar uma mensagem!


O Blog da Faz Educação sempre se atualiza com o que há de mais recente na educação. Continue acompanhando!


Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

134 visualizações0 comentário