5 dicas para melhorar a sua gestão escolar ainda hoje!

A busca por uma boa gestão escolar é uma forma de garantir o aumento e a melhora da aprendizagem de crianças e adolescentes.

Sabemos que a gestão escolar envolve inúmeros processos e acompanhamento de procedimentos que são essenciais para a organização e o funcionamento de um espaço educacional, seja ele voltado para crianças ou para adolescentes.


Da gestão da escola vem os recursos para a melhoria do aprendizado, focando em táticas para que ele seja mais efetivo e, sobretudo, que faça mais sentido para o nosso principal beneficiário: nosso aluno.


Veja, a seguir, algumas dicas para melhorar e transformar a sua gestão escolar e garanta melhores resultados em ensino e aprendizagem!


1 - A aprendizagem é o objetivo de qualquer tipo de gestão escolar


Conforme sabemos, a gestão de um espaço educacional é permeada por diversos elementos, que devemos sempre ter em nosso horizonte, tais como: aspectos legais, formação continuada do corpo docente, investimentos tecnológicos, mediação de conflitos…


No entanto, tem algo que não pode, jamais, ser deixado de lado em meio a tantos aspectos: a aprendizagem do nosso aluno, sobretudo porque é justamente esse o objeto da educação que verdadeiramente faz sentido para quem está inserido nela.


Assim, devemos sempre ter em mente que é para o nosso aluno que a escola se constitui e, portanto, nossos investimentos devem sempre ter isso como finalidade última, sejam eles quais forem.


Para tanto, é fundamental que tenhamos uma gestão que seja realmente comprometida com a educação, que faça um planejamento realista e adequado para a aplicação dos seus recursos e sempre busque por formas de tornar a formação do aluno mais potente.


Saiba mais: BNCC: conheça o novo norte para a Educação Infantil


2 - Na medida do que for possível, torne a tecnologia uma das suas aliadas


Sabemos que existe grande desigualdade em termos de recursos disponíveis para cada escola e quando tratamos de tecnologias, não estamos falando necessariamente de disponibilizar tablets para todos os alunos, por exemplo.


Estamos falando, de forma bastante direcionada, a aparatos tecnológicos que possam tornar as aulas mais dinâmicas e mais interessantes para os alunos, ainda que sejam recursos simples, como um projetor de qualidade ou, até mesmo, a disponibilização de Wi-Fi em todo o ambiente da escola.


Essas são maneiras de tornar a educação mais alinhada com o mundo em que estamos de fato vivendo, além de fazer com que ela seja dotada de maior sentido para nossos alunos.


Saiba mais: 3 dicas para a escola ajudar na qualidade de vida das crianças


3 - Torne seu planejamento mais realista e possível de ser realizado


O planejamento escolar é fundamental para que a comunidade escolar possa reconhecer qual a parte que toca a cada ente para o cumprimento dos objetivos dispostos nos planos do gestor para cada período do ano letivo e também para um longo prazo.


Essa é uma ferramenta que deve ser apresentada efetivamente à comunidade, sobretudo para que haja a compreensão da forma que a gestão irá se comportar e reagir ante aos inúmeros problemas que podem surgir ao longo do período que o planejamento compreende.


4 - Tenha o controle financeiro sempre em vista


Sabemos muito bem que todas as atividades desenvolvidas em um espaço escolar demandam recursos financeiros importantes, que não devem nunca ser negligenciados - embora seja saudável sempre buscar reduzi-los e fazer investimentos mais significativos para a transformação da escola em si.


Em virtude disso, é fundamental que a escola tenha um rigoroso planejamento financeiro, que delimite de forma cuidadosa quais são as áreas que receberão seus principais investimentos e, ainda, que se possa ter um acompanhamento de metas e objetivos, seja essa escola pública ou privada.


5 - Monitore o relacionamento com a comunidade escolar


Outro ponto fundamental de toda boa gestão escolar diz respeito ao relacionamento que se deve ter com a sua comunidade - pais, professores, educadores, alunos e entorno.


Isso é essencial para que a educação tenha como aliada aqueles que acompanham de fato o dia a dia dos estudantes, tornando-a mais eficaz e, sobretudo, dotada de sentido.


Portanto, seja receptivo e tome todos esses entes como aliados da sua gestão, receba-os no espaço escolar sempre que necessário e convide-os a participar do dia a dia da educação.


Saiba mais: Audiolivro: o que realmente é e quais os benefícios?


A Faz Educação pode mantê-lo informado sobre as novidades na educação. Acesse nosso blog para saber mais!


Aproveite hoje o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

172 visualizações0 comentário