5 Ferramentas interativas que auxiliam na alfabetização

Atualizado: Mar 4



Lápis e papel eram os materiais necessários e disponíveis que utilizávamos para escrever. Posteriormente, surgiram outras ferramentas como máquinas de datilografia, computadores, notebooks, celulares, tablets e, atualmente, os educadores podem ir muito além, com recursos como jogos, aplicativos, livros multimídia e ambientes digitais de aprendizagem.

Atenção: É preciso estar atento, pois a presença de tecnologia em sala de aula não é garantia de aprendizagem!

Não basta deixar notebooks, tablets ou celulares à disposição para a sala – essas ferramentas sem dúvida são extremamente atrativas para a criançada e definitivamente estão integradas a essa geração. Até mesmo aqueles que não sabem ler ou escrever podem e conseguem enfrentar a tecnologia com foco na alfabetização, pois aprender com as letras, números e pontuações presentes em um teclado e usá-los para grafar palavras, mesmo que não sejam da forma convencional, é uma forma de alfabetização.

Uma vez que a tecnologia faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, não há motivos para ignorá-la em atividades de alfabetização. Cada vez mais a tecnologia ganha espaço em sala de aula e motivos para incluí-la à alfabetização de uma forma interativa e divertida. Essas são algumas dicas de ferramentas gratuitas que podemos utilizar tanto em momentos de lazer quanto em sala de aula:



1. ABC nas caixas

App disponível gratuitamente para Android e iOS. A criança apanha as letras vivas e monta as palavras. Ao apanhar e encaixar as palavras, detalhes do conjunto de construção são disponibilizados para montar a imagem do quebra-cabeça que mostra esta palavra.


2. Pé de vento

Através de contação de história, jogos e música, a plataforma reúne aventuras com diferentes atividades na presença de personagens, que são apresentados no decorrer das tarefas realizadas.




3. Aulas animadas

O site reúne diversos jogos para alfabetização, podendo ser jogados em smartphones, tablets e até computadores e também disponibiliza planos de aulas e projetos para professores se inspirarem.



4. Hagáquê

É um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita através da criação de HQs (Histórias em quadrinhos) e adaptável para trabalhar outros conteúdos como geografia, matemática, história, idiomas etc.




5. Estante mágica

É uma plataforma de projetos pedagógicos que transforma o aluno em autores do seu próprio livro.




Com essas dicas de ferramentas gratuitas, os professores vão perceber que as ferramentas digitais não são inimigas, mas sim grandes aliadas em um processo de alfabetização e aprendizagem dinâmico e entretido! Como você utiliza as tecnologias na alfabetização? Conte para nós!



* Júlia Bosso é formada em Letras pela Universidade Paulista e cursa Pedagogia pela Universidade de Taubaté. Foi professora de Ensino Fundamental I durante um ano e atualmente é analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais e Apple Professional Learning Provider.

485 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia