Família e escola: guia para aproximar os pais e a instituição

Saiba qual é a importância de aproximar a família da escola e descubra como fazer isso de maneira natural!

A relação próxima entre família e escola beneficia tanto a instituição quanto os pais e os alunos. A família tem a oportunidade de conhecer melhor o ambiente frequentado pela criança e otimizar o que ela vem aprendendo em casa. Da mesma forma, pode identificar mais facilmente problemas e dificuldades.


As escolas se beneficiam por meio de informações importantes sobre os alunos. É possível conhecer melhor o corpo estudantil quando a família está envolvida. Os alunos, por outro lado, se sentem mais motivados a estudar quando existe essa relação entre as partes.


Manter as famílias conectadas com a escola durante o ensino remoto é um grande desafio. Confira nossas dicas para superá-lo.


Porém, nem todas as escolas sabem como trabalhar essa parceria. Pensando nisso, vamos trazer algumas dicas que você pode aplicar em sua escola para aproximar a relação com a família.


Material grátis: Como melhorar a relação entre família e escola no ensino híbrido ou remoto!


Promova reuniões periódicas e produtivas


Reuniões de pais e professores são o principal alicerce do relacionamento entre família e escola. Por isso, devem acontecer de forma periódica. Porém, é sempre importante garantir que essas reuniões sejam produtivas.


Não convoque reuniões sem motivos claros, nem estenda essas reuniões por mais tempo do que o necessário. Foque-se nos objetivos e respeite o tempo dos pais. Isso vai garantir que eles compareçam nesses encontros.


Por exemplo, em uma reunião no começo do ano letivo, você pode apresentar o plano pedagógico para os pais e explicar os objetivos principais para cada etapa. Já durante o ano, as reuniões são maneiras de acompanhar o progresso dos alunos e falar sobre as atividades produzidas na escola.


Organize atividades que envolvam a família


Atividades e eventos que envolvam a família são ótimas maneiras de aproximá-las da escola. Eles trazem oportunidades para os pais conhecerem professores e funcionários.


Datas comemorativas são a primeira brecha que vem à mente quando falamos sobre isso. Carnaval, Páscoa, Festa Junina e mesmo festas de fim de ano são motivos para comemorar junto a toda a comunidade.


Feiras e exposições de trabalhos escolares também são uma ótima ideia. Os alunos podem mostrar o que estão pesquisando enquanto os pais observam o que a escola tem feito junto aos seus filhos.


Esse tipo de evento também favorece o protagonismo do aluno. Venha saber mais sobre o tema em nosso post!


Por fim, eventos esportivos também podem chamar a atenção das famílias. Gincanas e competições esportivas envolvem os alunos, mas também os pais. Organize diferentes jogos para atrair a participação de todos os alunos.


Aproveite o conhecimento dos pais


Uma ótima oportunidade de envolver a família com os acontecimentos da escola é saber o que os pais ou responsáveis podem trazer para a comunidade escolar. Em muitos casos, esse conhecimento pode ser aproveitado a favor dos alunos.


Por exemplo, muitos pais e mães conhecem, na prática, o que os alunos aprendem em sala de aula. Alguns são eletricistas, outros são enfermeiros e outros, veterinários. Alguns pais também são professores, na mesma escola ou em outras. Todo esse conhecimento, e muito mais, pode ser aproveitado.

Promova eventos, como feiras de profissões, palestras e debates em que os pais possam demonstrar o que sabem.


Também peça ajuda sempre que for preciso. Ao pedir ajuda, a escola abre as portas para as famílias que têm essa disposição. Por exemplo, muitos pais vão gostar de trabalhar na organização ou decoração de eventos.


Mantenha-se conectado


O ponto de conexão principal da escola com a família é uma boa comunicação. Se os pais ou responsáveis pelos alunos não conseguem falar com a escola, dificilmente vão se sentir próximos dela.


Abra esse caminho de comunicação primeiro, oferecendo meios fáceis de entrar em contato. Utilize os meios atuais, como aplicativos de conversa e redes sociais, para facilitar para os pais. Não há problema em estabelecer limites, como um horário de atendimento. Mas facilite a comunicação para ambos os lados.


O conselho escolar deve estar à frente da construção de uma boa comunicação com as famílias. Venha saber mais!


A relação entre família e escola pode ser mais fácil para todos. Mas é preciso que a escola dê o primeiro passo nessa direção. Assim, todas as famílias vão se sentir bem-vindas nesse espaço.


A Faz Educação traz mais dicas para melhorar o relacionamento na comunidade escolar. Venha conferir nosso blog!


Aproveite também o acesso liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

268 visualizações0 comentário