Futuro menu Acessibilidade

4 mitos sobre o uso de tecnologia na educação

A tecnologia distrai os alunos? Confira 4 mitos sobre o uso de tecnologia na educação e saiba porque eles não são verdadeiros!

A tecnologia chegou às salas de aula bem antes dos primeiros celulares. Televisões, rádios e outros recursos foram usados por muitos anos até começarmos a falar de tecnologia na educação. Porém, o mundo digital mudou esse cenário consideravelmente.

Hoje, os alunos já nasceram no meio virtual. Não é à toa que os chamamos de “nativos digitais”: eles tiveram contato com celulares, computadores e tablets desde que nasceram. Isso torna quase impossível não levar a tecnologia para a sala de aula.

No entanto, ainda existem muitos mitos sobre o uso de tecnologia na educação. Abaixo, vamos ajudar a desbancar alguns deles.

Baixe grátis: As novas tecnologias para o novo normal na Educação Pública!

1. A tecnologia só serve para distrair os alunos

Esse é um mito que permeia a tecnologia na educação desde o começo do uso de celulares. Até fora de sala de aula, muitas pessoas acreditam que a tecnologia é unicamente uma fonte de distração.

Porém, o que vemos em sala de aula é o contrário. Quando a tecnologia está envolvida, os alunos se interessam mais pelo que é ensinado. A tecnologia permite que eles experimentem e estudem a matéria com diferentes abordagens, respeitando o ritmo de cada um.

Muito antes de termos celulares, tablets ou redes sociais, crianças e adolescentes já ficavam distraídas com brincadeiras e conversas em sala de aula. Os professores podem orientar suas turmas para obter os melhores resultados, qualquer que seja o método utilizado.

Assista ao vídeo sobre tecnologias na educação:

Leia também: iPad na Educação Infantil: 5 aplicativos para transformar o ensino na sua rede!

2. A tecnologia na educação torna os alunos mais preguiçosos

A ideia por trás desse mito é que a tecnologia vai resolver os problemas pelos alunos. É como o caso do efeito Google: passamos a reter informações de forma menos intensa porque sabemos que, quando precisarmos dela, é só pesquisar na internet.

Isso pode ser válido para informações pontuais, como datas e nomes. Porém, a escola ensina mais do que isso. O raciocínio lógico, a criatividade e a tomada de decisões não podem ser feitos apenas pela tecnologia.

Mas utilizar a tecnologia na educação é um excelente recurso para ajudar os alunos nesse aprendizado. Ela aumenta a gama de possibilidades e torna as aulas mais dinâmicas. Isso incentiva, também, o interesse e a motivação dos alunos.

Leia também: Realidade Aumentada na Educação Infantil: o que é e como aplicar com seus alunos!

3. Comprar computadores e tablets é tudo que a escola precisa para usar a tecnologia

Esse é um erro comum que faz com que muitas escolas acabem no prejuízo. Adquirir dispositivos e aparelhos tecnológicos é diferente de usar a tecnologia na educação. Hoje em dia, é possível começar a usar a tecnologia em sala de aula sem fazer um grande investimento.

Muitos sites e aplicativos foram desenvolvidos pensando em seu uso nas escolas. Eles ajudam os alunos a entender melhor algumas disciplinas e a praticar o que foi aprendido. E, o melhor: muitos entre eles são gratuitos e podem ser utilizados em qualquer celular.

Assim, em vez de comprar aparelhos caros, a escola pode começar utilizando os celulares que professores e alunos já têm para incluir a tecnologia na educação.

Leia também: 7 motivos para redes de ensino investirem em tecnologia educacional!

4. Usar a tecnologia pode atrapalhar os professores

A hesitação em usar a tecnologia em sala de aula vem, muitas vezes, dos próprios professores. Isso porque temos o mito de que a tecnologia é mais um desafio a ser superado pelo bem dos alunos, e não uma ferramenta que pode ajudar a todos em sala de aula.

Hoje em dia, é possível encontrar uma série de recursos tecnológicos que beneficiam os professores. Aplicativos para marcar o caderno de chamada, para manter o controle sobre os trabalhos entregues e mesmo para se comunicar com os alunos são alguns exemplos.

Por isso, é importante que a escola invista no treinamento de professores com a tecnologia. Mesmo quem é mais velho vai enxergar os benefícios do uso desses recursos quando começar a utilizá-los em sala de aula.

Leia também: Ensino de programação: como incluí-lo em sala de aula!

Os mitos sobre a tecnologia na educação surgem da falta de entendimento sobre as vantagens que ela pode trazer. A tecnologia já faz parte da vida dos alunos, e é muito importante no dia a dia deles. Levá-la para a sala de aula é um passo natural para ajudá-los a se conectar melhor com o que é estudado.

Assista ao vídeo sobre tecnologia na sala de aula:

Baixe grátis: Como a tecnologia aplicada às metodologias ativas ajudam no avanço do IDEB!

Quer mais dicas para utilizar a tecnologia na educação?

Continue acompanhando o Blog da Faz Educação, que traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar.

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

Veja mais

Informações

Pular para o conteúdo