Sistema de ensino: saiba o que é e quais as vantagens para a sua escola

Saiba mais sobre como se define sistema de ensino, como ele é composto, o que ele oferece às escolas e dicas para escolher o melhor para a sua instituição.

Com seu surgimento na década de 1970, o sistema de ensino pode ser considerado um modelo educacional. Diferentemente do que algumas pessoas imaginam, ele vai além de livros didáticos, acompanhando os novos tempos, inclusive, com ferramentas digitais.


Podemos dizer que o sistema de ensino tem como principal ideia apresentar soluções para a rede escolar, atendendo demandas e necessidades dos estudantes e da sociedade.


No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são as referências para as comunidades escolares. Mas, mesmo dentro disso, cada escola acaba por desenvolver a sua linha pedagógica.


É importante destacar que o sistema de ensino pode englobar todos os setores de uma rede, pois sua abordagem e ferramentas podem contribuir não somente para o aspecto pedagógico, como também para a gestão, marketing, serviços administrativos e até a formação continuada dos professores.


O sistema de ensino é abrangente. Ele entra pela porta da frente da escola e em todas as salas, passa pelos estudantes, funcionários e professores. São inúmeras as vantagens de adotar esse modelo.


Continue a leitura para compreender mais sobre as particularidades e vantagens do sistema de ensino para a escola.


O que é um sistema de ensino?


Como vimos, ele refere-se a um modelo educacional desenvolvido para suprir as demandas escolares de forma geral.


Por esse motivo, o sistema de ensino não se restringe a materiais didáticos. Ele contempla também serviços educacionais que ajudem a garantir as melhores práticas para as dinâmicas e necessidades inerentes ao ambiente escolar.


Como é composto o sistema de ensino e como ele pode contribuir com a sua escola?


São diversas as formas que o sistema de ensino pode atender a sua escola. Suas ofertas se adaptam para acompanhar as transformações da sociedade e da educação.


Por exemplo, a pandemia trouxe a alternativa de aulas on-line e remotas, o que fez com que novas abordagens e ferramentas fossem incorporadas ao sistema de ensino.


A seguir, conheça as principais soluções, produtos e serviços que trazem vantagens para a escola e para os alunos.


Material didático


Adequado em relação às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Plano Nacional de Educação (PNE), o material pedagógico é um dos pilares do sistema de ensino.


Independentemente de serem disponibilizados em formato digital ou impresso, esses materiais devem ser submetidos a atualizações constantes, garantindo que os alunos sejam expostos a dados e práticas modernos e confiáveis para embasar o seu conhecimento e sua aprendizagem.


Formação continuada de professores


A continuidade na capacitação dos professores de uma rede de ensino é fundamental para uma construção de educação atualizada, eficaz e de sucesso, alinhada às práticas, tendências, demandas e desafios do século 21.


Por isso, o benefício não fica somente para o profissional, mas se expande a toda a comunidade escolar.


Por esse motivo, é usual que o sistema de ensino contemple oportunidades variadas de capacitação para os professores, visando seu aperfeiçoamento constante, além da atualização e ampliação de seu repertório didático.


Serviços de suporte e assessoria pedagógica


Há alguns sistemas que oferecem orientação e assessoria para a adoção e implementação do modelo. Entretanto, outros disponibilizam esse apoio de maneira contínua, para garantir que a adoção ocorra da melhor forma e a escola tenha os melhores resultados possíveis.


Tecnologias para a educação


A tecnologia invadiu o setor de educação, principalmente com a pandemia. Indo além da necessidade para viabilizar aulas remotas, à distância e on-line, ela oferece benefícios pedagógicos importantes, ajudando a tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e participativas.


Assim, o sistema de ensino deve integrar cada vez mais alternativas de tecnologias educacionais entre as suas ofertas. Isso pode incluir plataformas de aprendizagem, tecnologias de gamificação, apps educacionais, entre tantas outras soluções.


Como escolher o sistema de ensino mais vantajoso para a sua escola?


Há diferentes tipos de sistema de ensino. Como vimos, alguns oferecem suporte contínuo, outros não.


Mas as diferenças vão além, e é importante considerá-las para escolher aquele mais benéfico para a sua escola. Uma das ações para orientar essa escolha é avaliar a abordagem e o foco trazidos pelo sistema.


Há alguns mais direcionados para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes alinhado à formação cognitiva, enquanto outros priorizam uma abordagem voltada à excelência acadêmica e preparação para testes como os vestibulares.


Portanto, é vital identificar o sistema de ensino que se alinhe com o projeto e o viés pedagógico de sua escola.


Buscar sistemas que sejam reconhecidos, conceituados e apresentem casos de sucesso em redes e instituições de ensino de perfil semelhante também pode ajudar na tomada de uma decisão mais segura e assertiva.


Para saber mais sobre sistemas de ensino e suas vantagens, continue acompanhando o blog da Faz Educação!

Aproveite também o acesso liberado a todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

167 visualizações0 comentário