Como é o trabalho de um secretário municipal de Educação?

Saiba mais sobre o trabalho do secretário municipal de educação e saiba como se planeja uma gestão pelos próximos quatro anos!

No começo de 2021, uma nova gestão municipal vai começar em todas as cidades do Brasil. Com essa mudança, acontece também a nomeação de diversos cargos públicos. Isso significa que um novo secretário da educação será nomeado em cada município.


Muitas pessoas não sabem exatamente o que o secretário deve fazer, mesmo aquelas que estão envolvidas com a educação. Afinal, quais são suas responsabilidades? Como ele atua junto às escolas? E como deve se preparar para os próximos quatro anos?


Os próximos anos serão de inovação em todas as áreas. Confira em nosso blog o que esperar da inovação na educação!


Pensando nisso, vamos responder a essas perguntas, para tirar dúvidas de quem tem curiosidade sobre o cargo e ajudar quem está o assumindo. Continue sua leitura e saiba mais!


Quais são as tarefas de um secretário municipal de educação?


O secretário de educação é quem faz a gestão das políticas de educação de um município. Ele deve coordenar sua equipe para que todos possam consolidar os planos da prefeitura para o ensino na cidade. Ou seja, não basta o secretário ser um especialista em educação, ou ser um bom gestor. As duas habilidades precisam andar de mãos dadas.


Algumas tarefas recorrentes no dia a dia do secretário de educação são:


Realizar diagnósticos


Além de realizar diagnósticos internos de cada setor da secretaria, o secretário também precisa fazer diagnósticos externos, das escolas do município. Esses diagnósticos precisam ter análises profundas de toda a administração.


E também é preciso manter um olhar amplo, prestando atenção aos detalhes. A infraestrutura, a merenda escolar e a relação com a comunidade são tão importantes quanto o que acontece em sala de aula.


As aulas on-line podem ser difíceis para os alunos. Saiba como a escola pode ajudar as famílias de alunos com dificuldades nesse momento!


Planejar ações


Com base nos diagnósticos feitos, é preciso definir metas para as escolas e traçar planos para alcançá-las. Criar cronogramas, buscar soluções, delegar tarefas e colocar os planos em prática são tarefas principais no dia a dia do secretário.


Nesse planejamento, deve estar incluído também o orçamento da secretaria. Afinal, os recursos são limitados, e devem ser aproveitados da melhor forma possível. A melhor forma de fazer isso é planejando gastos com antecedência e procurando as melhores opções.


Buscar parcerias


O secretário de educação deve estar sempre em busca de parcerias que beneficiem a secretaria e as escolas do município. Essas parcerias devem vir de dentro do setor público, como uma boa relação com o prefeito, mas também do setor privado, com empresas que possam oferecer boas oportunidades para as escolas do município.


Analisar resultados


Os resultados de uma administração não são fixos. Com acompanhamento e análises constantes, é possível saber o que está funcionando, o que não está e o que precisa ser mudado. É importante não ter medo de mudar os planos quando for necessário.


O primeiro resultado a ser analisado pelo secretário será o do Ideb!


Como planejar uma gestão de quatro anos?


O primeiro passo para planejar uma gestão de quatro anos é não pensar, diretamente, nesses quatro anos. Cada ano terá suas mudanças, suas transformações e, acima de tudo, suas necessidades. Durante o primeiro ano, o foco deve ser entender as necessidades da secretaria para, então, planejar ações para os anos seguintes.


Durante esse tempo, é preciso também procurar e conhecer empresas parceiras, que possam apoiar a secretaria na realização dos projetos voltados à educação. Essas parcerias vão fazer a diferença nos momentos mais críticos da gestão.


Por fim, é preciso lembrar que os projetos afetam toda a rede do município, mas começam dentro da secretaria. Por isso, é essencial que o secretário de educação seja um bom líder para seus colaboradores. Abrir um canal de comunicação direto e transparente, que aceite críticas e sugestões, é o primeiro passo para criar uma gestão justa e eficiente.


Organização, disciplina e planejamento devem ser os nortes do secretário de educação. Com isso em mente, todos os imprevistos podem ser enfrentados, e os planos para a educação municipal serão concretizados aos poucos.


A Faz Educação traz dicas e conselhos para secretários, gestores, professores e outros profissionais da educação. Acesse nosso site para conhecer nossos serviços e entre no blog para mais conteúdos como esse!


Comece 2021 tirando suas dúvidas e se preparando com os nossos Materiais Educacionais Exclusivos disponíveis gratuitamente!

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo