5 dicas para trabalhar a colaboração em sala de aula

Atualizado: Mar 4


Trabalhar com a colaboração incentiva os alunos a compartilharem e aprenderem juntos, buscando solucionar desafios e construir saberes. O professor, por sua vez, consegue melhores resultados, alcançando seu objetivo educacional. Atualmente, a colaboração é competência fundamental, principalmente na preparação das crianças para o universo de trabalho.


Com isso, seguem 5 dicas para trabalhar a colaboração em sala de aula:


#Dica 1: Determine o número de participantes

Os grupos não podem ser muito pequenos, pois assim não há muita troca de experiências e conhecimentos, nem muito grande, senão os alunos se distraem e se dispersam. O ideal são grupos de quatro alunos, pois permite que eles trabalhem em duplas, evita a exclusão de alunos e aumenta as suas linhas de comunicação:



#Dica 2: Dê autonomia a seus alunos

Dê questões abertas para os seus alunos, abra espaço para diálogos, pesquisas e debates. Exponha as diversas respostas dadas pelos alunos e faça-os refletir sobre o assunto abordado.


#Dica 3: Inove nas disposições de carteiras e ambientes

Organize as carteiras em diferentes posições, como em duplas, grupos e em formato “u”. O formato em “u” é ideal para discutir assuntos no qual toda a sala pode participar, possibilitando que todos façam comentários e sejam ouvidos e tenham uma visão ampla da sala. Diversifique o ambiente de estudo trabalhando fora da sala de aula, trabalhe com sua turma também em laboratórios, pátios, quadras ou arredores da escola, se possível.


#Dica 4: Trabalhe com problemas reais

Converse com seus alunos sobre problemas do cotidiano. Eles argumentarão e, então, apresentarão soluções para os problemas. Desta forma, eles trabalharão e pensarão de forma colaborativa, usando a criatividade para buscar resultados e respostas.


#Dica 5: Escute as opiniões:

Colaborar significa contribuir com diversos objetivos em um mesmo contexto e, para colocar isso em prática, devemos escutar as pessoas com atenção. E escutar com atenção é permitir que a outra pessoa se expresse, colocando a atenção no que está sendo dito, e não somente no que você quer responder ou afirmar. Isso faz com que o diálogo seja mais profundo e, consequentemente, gera bons frutos, como melhores rendimentos em sala de aula, projetos ou simplesmente boas amizades.


Logo...

A colaboração entre todos facilita a resolução de problemas e conflitos, contribuindo positivamente para as tomadas de decisões entre os alunos. Além de trazer inovação e criatividade atreladas à aptidão de trabalhar em grupo, que são habilidades importantes no mercado de trabalho de agora e do futuro.


* Júlia Bosso é formada em Letras pela Universidade Paulista e cursa Pedagogia pela Universidade de Taubaté. Foi professora de Ensino Fundamental I durante um ano e atualmente é analista de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Educacionais.

264 visualizações

© Copyright 2017 - 2020 | Faz Educação & Tecnologia