6 séries e filmes da Netflix para levar para a sala de aula

Séries e filmes são ótimas maneiras de gerar discussão e tornar a aula mais interessante. Venha conferir nossas indicações!


Séries e filmes sempre foram utilizados em sala de aula como uma maneira de trabalhar temas importantes. Mesmo quando tínhamos que alugar fitas e usar videocassetes, as histórias contadas na tela eram utilizadas como ponto de partida de muitas discussões importantes.


Hoje em dia, a tecnologia e os serviços de streaming tornaram esse processo mais simples.


Saiba de que outras maneiras a tecnologia está mudando a educação no mundo todo.


Confira abaixo 6 séries e filmes disponíveis na Netflix para serem trabalhados em sala de aula!


1. Matilda


Esse é um clássico para quem cresceu nos anos 1990 e não pode faltar em qualquer lista de séries e filmes educativos. O filme conta e a história de Matilda, uma menina que não é bem tratada pelos pais, que não permitem que ela vá à escola.


Porém, ela sempre dá um jeito de estudar sozinha, com muitas idas à biblioteca. Depois de convencer seus pais, ela começa a frequentar a escola, onde uma diretora má e uma professora muito querida a ajudam a desenvolver seus talentos especiais.


Matilda é um filme sobre a importância da educação, da leitura e de encontrar pessoas em quem se possa confiar. É um grande sucesso para os alunos das primeiras séries.


Os professores são uma grande influência na vida dos alunos, dentro e fora das telas.


Conheça os segredos dos melhores profissionais da área!


2. Sociedade dos poetas mortos


Quem dá aula para adolescentes não pode deixar esse de fora das séries e filmes a serem trabalhados em sala de aula. O filme fala sobre um professor de inglês contratado em uma escola para meninos, muito rígida e tradicional. Mas ele não é um professor qualquer: com métodos pouco ortodoxos, ele ensina a matéria, se aproxima dos alunos e os estimula a seguirem seus sonhos.


Um filme que trata de coragem, conquista, amor e muitos outros temas que ainda são muito importantes para os adolescentes de hoje em dia.


Incluir a experiência dos alunos em sala de aula é uma das principais tendências educacionais nos dias de hoje. Saiba mais sobre o assunto!


3. The Crown

Séries e filmes são uma ótima maneira de ensinar História. Matérias que podem ser maçantes, como a sucessão monárquica de países distantes, se transformam em algo mais instigante quando podemos ver as intrigas e questões políticas nos palácios.


A série The Crown já está em sua terceira temporada e é inspirada na rainha Elisabeth II, da Inglaterra. Contando não apenas a vida da monarca, mas todos os acontecimentos históricos em seu reinado, é uma ótima série para fazer os alunos se interessarem no assunto.


4. A vida é bela


Quando se trata de séries e filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, temos uma vasta lista de todos os gêneros, mais e menos aterradores, mais e menos realistas. A Vida é Bela é um filme mais leve, se comparado a outros, mas ainda mostra o terror da guerra e como muitas vidas foram destruídas por conta dela.


Nesse filme, um homem judeu e seu filho são levados a um campo de concentração nazista. Para tentar salvar a inocência do filho, o homem usa sua criatividade e diz que eles estão participando de um jogo. É um filme sobre a Segunda Guerra, mas também sobre laços familiares e esperança em tempos sombrios.


5. Para Sempre Alice


Séries e filmes adaptados de livros trazem o dobro de benefícios: além de passarem mensagens positivas e educarem sobre assuntos específicos, eles ainda estimulam a leitura. É o caso de Para Sempre Alice, baseado no romance de Lisa Genova.


Nesse filme, a linguista Alice Howland é muito bem-sucedida em sua carreira e em sua vida pessoal. Até que, aos 50 anos, ela começa a se esquecer das palavras. Depois de ser diagnosticada com Alzheimer de Instalação Precoce, sua vida começa a mudar.


6. The Get Down


Apesar de ser importante levar séries e filmes que tratem sobre problemas raciais, também é muito importante mostrar aos alunos a cultura negra, suas origens e suas contribuições. Uma maneira de fazer isso é com a série The Get Down, que se passa nos anos 1970, nos Estados Unidos.


Essa foi a época em que movimentos culturais e acontecimentos históricos foram embalados pelo surgimento do hip-hop, um movimento amado pela juventude – e todas as idades – até os dias de hoje.


Mas a principal dica é sempre ficar de olho no catálogo, porque a Netflix, bem como outros serviços de streaming, tem muitas opções que são interessantes e tratam de todo tipo de assunto.


Quer mais dicas para utilizar em sala de aula e motivar os alunos a estudarem mais? Venha conferir o blog da Faz Educação!

0 visualização

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia