Saeb 2019: como será?

Atualizado: Mar 4

A aplicação do Saeb 2019 está se aproximando! Você sabe quais são as novidades dessa edição? Tire suas dúvidas e informe-se sobre o tema!

Você já ouviu a máxima "Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar"? Ela é atribuída ao físico William Thomson - conhecido como Lord Kelvin, o "pai" do “zero absoluto” - e, embora tenha sido proferida há bastante tempo, ainda mostra-se bastante pertinente. Afinal, como podemos desenvolver um plano assertivo de melhoria sem saber, primeiramente, onde estamos e o que já conquistamos? Essa é uma premissa que pode ser aplicada em nossa vida pessoal e profissional. E ela também justifica a importância de iniciativas como o Saeb 2019.


Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde os anos 1990, esse é um instrumento importante de mensuração da qualidade da educação no país. Neste artigo, compreenda melhor o que é e como será a edição 2019 da maior e mais longeva avaliação da qualidade da educação básica do país. Acompanhe a seguir!


O que é o Saeb?


O chamado Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um instrumento composto por avaliações em grande escala que possibilitam ao INEP fazer um diagnóstico da educação básica do país e de determinados fatores que possam afetar a performance do estudante. Com isso, esse índice fornece um quadro atualizado de como está a qualidade do ensino ofertado no Brasil.


Isso é feito por meio de provas e questionários, com aplicação periódica conduzida pelo Inep, obrigatória para escolas públicas e facultativa para instituições privadas. Os resultados oferecem insights valiosos para o desenvolvimento, monitoramento e aperfeiçoamento de políticas baseadas nas evidências colhidas.


Vale ressaltar que as médias de desempenho do Sistema de Avaliação da Educação Básica, juntamente com as informações sobre aprovação trazidas pelo Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.


Saeb e Prova Brasil são a mesma coisa?


Muitos têm essa dúvida. Entretanto, tratam-se de avaliações distintas. A Prova Brasil é uma das avaliações que compõem o Saeb - a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).


Cabe ressaltar que, como veremos a seguir, a partir de 2019, a denominação Prova Brasil deixará de ser utilizada, sendo adotada agora somente a nomenclatura Saeb, com a indicação da etapa correspondente.


O que o Saeb 2019 irá exigir?


Desde o seu lançamento, o Sistema de Avaliação da Educação Básica passou por algumas melhorias e reformulações.


Portanto, o Saeb 2019 também contará com novidades. Entre elas, podemos destacar:

  • Agora, ficou instituído que a aplicação das avaliações ocorrerá nos anos ímpares e a divulgação dos resultados desses indicadores de educação será feita em anos pares

  • Condições de acesso e oferta das instituições de Educação Infantil também serão avaliadas no Saeb 2019.

  • A partir do Saeb 2019, todas as avaliações que compõem o Sistema serão chamadas simplesmente de Saeb - incluindo a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).

  • Estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental passarão também a fazer provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas (conforme as competências e habilidades previstas pela BNCC).

  • A partir do Saeb 2019, será feita a antecipação da avaliação de alfabetização para o 2º ano. Anteriormente, tal avaliação era feita com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental

  • Todas as escolas particulares receberão resultados individuais por instituição.

  • O MEC fará um teste de aplicação da avaliação em formato digital com alguns estudantes.

Públicos que deverão participar do Saeb 2019:

  • 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

  • 3ª série do Ensino Médio.

  • No entanto, em 2019 a avaliação também contemplará, em caráter amostral, algumas turmas de creche, pré-escola e 2º ano do Fundamental.

Como utilizar os resultados do Saeb em sua instituição de ensino?

A partir desse indicador, as instituições de ensino poderão criar ou reformular seu Projeto Político Pedagógico (PPP), objetivando gerar melhorias e tornar o ensino na escola mais qualificado e eficiente.

Portanto, a gestão e a equipe pedagógica poderão realizar um trabalho conjunto de análise dos dados a fim de gerar um plano de ação a partir dos pontos de melhoria detectados e definir as iniciativas que precisarão ser propostas nos próximos anos.

Fique atento! As aplicações do Saeb 2019 ocorrerão entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2019, e os resultados preliminares estarão disponíveis a partir de 31 de maio de 2020 para os gestores das instituições de ensino.


E então, ficou mais claro para você como será o Saeb 2019? Como a sua instituição lida com os resultados dessa avaliação? Compartilhe sua experiência nos comentários.


Aproveite e veja também o Faz Responde sobre o assunto:


0 visualização

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia