E o resultado do IDEB da minha escola foi...

Atualizado: Set 3

Em breve o resultado do IDEB estará disponível. Venha descobrir como lidar com a nota para melhorar os resultados da sua escola no futuro!


Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) estarão disponíveis a partir do dia 14/09. Com as notas em mãos, as reações dos educadores são muitas – desde aqueles que ficam felizes por ter evoluído desde a última avaliação até aqueles que não estão satisfeitos e se sentem decepcionados.


No geral, a nota do IDEB pode significar muito para o planejamento e a organização escolar. Mas como encará-la e aproveitar o que ela tem a oferecer?


Confira abaixo algumas dicas e saiba como lidar com o resultado do IDEB de maneira proveitosa:


Olhar para o que funciona


A crítica é sempre a nossa primeira reação quando recebemos os resultados de uma avaliação. Parar pensar no que erramos, no que devemos fazer melhor, no que não está dando certo. Mas é importante, também, saber o que está funcionando – e isso também está refletido na nota do IDEB.


Afinal, quando compreendemos como a nota é calculada, podemos ter uma ideia de quais são os pontos fortes de uma escola a partir dela.


Olhar para os pontos fortes da sua escola e saber o que funciona pode ajudar a manter a nota alta pelos próximos anos, mesmo que a situação da educação no momento seja completamente diferente do que conhecemos. Leve em consideração:


Os projetos implementados no último ano


Se sua escola criou e implementou novos projetos antes da avaliação do IDEB, é importante parar para pensar em como isso influenciou na nota. Projetos inovadores podem melhorar a taxa de retenção, incentivar os alunos nos estudos e mudar toda a dinâmica no ambiente escolar.


Quando olhar para a nota do IDEB, procure entender como esses projetos podem ter adicionado pontos positivos. E, assim, descubra como repetir ou melhorar a fórmula daqui em diante.


Confira nossas dicas de ferramentas digitais que ajudam na gestão escolar nessa época de distanciamento!


A motivação da equipe


A motivação da equipe escolar tem uma participação importante na nota do IDEB. Isso porque uma equipe mais motivada persiste nos projetos, se envolve mais com os alunos e procura maneiras de melhorar.


Observar a nota do IDEB e buscar pontos positivos é uma maneira de reconhecer o trabalho da equipe. Uma boa nota deve ser comemorada. Assim, todos se mantêm motivados para o próximo ano.


Os educadores do futuro precisam de uma série de competências que serão fundamentais em sala de aula!


A participação da escola na vida dos alunos


Os alunos passam uma boa parte dos seus dias na escola e, ainda assim, nem sempre a escola faz parte integral da vida deles. A nota do IDEB também depende do quanto o aluno pode contar com a equipe escolar. Por isso, uma boa nota também é uma conquista deles.


Procure compartilhar os resultados com a comunidade escolar, e comunique o que se pretende fazer para melhorar no próximo ano. Escute sugestões e discuta ideias com seus alunos. No fim das contas, eles são os mais interessados.


O que fazer para melhorar o resultado do IDEB?


Olhar para os pontos positivos não quer dizer deixar de procurar melhorias. Mesmo notas altas podem ser melhoradas. Afinal, nossa busca é sempre por maneiras de aperfeiçoar o ensino. Mas o primeiro passo para fazer melhorias é dar tempo ao tempo.


No próximo ano, as notas do IDEB serão um assunto complicado. Afinal, a avaliação será feita após um período conturbado de pandemia e isolamento social. Muitos projetos que eram para ser implementados agora terão que ser postergados.


Por isso, é preciso encarar essas questões de outra maneira. Sem pressa ou afobação, comece a conversar com a comunidade escolher para descobrir quais mudanças serão possíveis. Escute os alunos, os pais, os professores e funcionários. Discuta as sugestões e considere o que é mais aplicável no momento.


Confira nossas dicas para avaliar e trabalhar com o desempenho da sua escola!


A principal dica é tentar não cobrar tanto a equipe ou mesmo os alunos por esses resultados. Não sabemos como será a retomada do ano letivo e, no geral, todas as escolas vão precisar reaprender a funcionar em uma nova realidade. O ideal é que todos façam isso a seu tempo, sem tantas cobranças.


A Faz Educação tem diversos posts sobre o IDEB e sobre como levar melhorias para sua escola.


Baixe gratuitamente nossos eBooks "IDEB e os principais índices educacionais para uma boa gestão de resultados" e "Como a tecnologia aplicada às metodologias ativas ajudam no avanço do IDEB".

937 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia