Como usar os recursos tecnológicos para melhorar aprendizagem no novo contexto da educação?

Com o surgimento da pandemia causada pelo novo Coronavírus os recursos tecnológicos se tornaram a maior ferramenta educacional.


Sabemos que, com a chegada do novo Coronavírus o contexto educacional foi alterado.

Aquilo que, antes, era uma atividade tipicamente presencial, mudou completamente e hoje depende dos recursos tecnológicos para prosseguir.


Com isso, as dúvidas também surgiram, sobretudo entre os profissionais da educação infantil e da educação básica, que, apesar de sempre contar com as atividades domiciliares, tiveram o seu contexto de trabalho modificado.


Enquanto alguns discutem a permanência ou não deste cenário educacional que se desenhou com a pandemia, outros ainda estão buscando por ferramentas para facilitar o ensino e a aprendizagem.


E, para isso, não nos faltam recursos tecnológicos disponíveis a fim de nos aproximarmos dos nossos alunos e tornarmos o processo educacional mais dinâmico!


Quais os melhores recursos tecnológicos para se utilizar hoje em aulas virtuais?


Embora tentemos, a todo custo, tornar as aulas on-line cada vez mais parecidas com as aulas presenciais, sabemos das dificuldades inerentes desse processo.


A primeira delas, claro, diz respeito ao fato de que não estamos em sala de aula, nosso ambiente por excelência.


Outras podem estar relacionadas a distância entre o professor e o aluno e a forma como isso, com o passar do tempo, tende a fazer com que nossa turma rapidamente se disperse.


No entanto, com os recursos tecnológicos apropriados, conseguimos encurtar essas distâncias e fazer com que nossos alunos fiquem mais próximos de nós, interagindo mais e, com isso, aproveitando muito mais as nossas aulas.


Conheça agora alguns recursos tecnológicos e ferramentas para somar à sua aula, garantindo mais dinamismo, participação e aproveitamento por parte dos seus alunos!


Google Classroom


Utilizando uma conta Google, você pode criar um perfil para a sua turma no Google Classroom.


Este é um aplicativo desenvolvido pelo Google para conectar professores e alunos do mundo todo, onde quer que estejam.


Com o Google Classroom é fácil acrescentar documentos para compartilhar com seus alunos, facilitando a comunicação e a transferência de arquivos.


Você também pode criar um ambiente em que as atividades sejam compartilhadas rapidamente com você, criando um ambiente mais colaborativo e dinâmico de trabalhar.


Com as atividades publicadas diretamente no Classroom, você pode corrigi-las rapidamente e, através de comentários, traçar uma estratégia didática diferenciada para cada um dos seus alunos.


Confira o que você pode fazer utilizando o Classroom:

  • Publicar materiais didáticos e materiais de apoio de forma organizada;

  • Criar atividades - tanto discursivas quanto objetivas - e datá-las para a entrega;

  • Ter um ambiente unificado para a discussão entre os alunos da sua turma.


Zoom Meeting


O Zoom Meeting foi uma ferramenta criada para que reuniões pudessem acontecer a distância, mas com a chegada do novo Coronavírus acabou, também, se tornando uma sala de aula online.


Com os recursos presentes no Zoom Meeting é possível aproximar seus alunos da sua aula, recriando, em um ambiente on-line, as aulas tradicionais.


Através de um botão para compartilhamento de telas, o professor pode reproduzir seu planejamento de aulas e ainda tem a possibilidade de fazer anotações sobre as imagens.


Com o compartilhamento de telas ativado, seus alunos têm acesso à sua aula, de uma forma simples e muito interativa com seus conteúdos.


Você também pode liberar para que seus alunos façam anotações sobre as imagens, tornando mais dinâmica a sua sala de aula, tal como quando você podia chamá-los para ir ao quadro.


Além disso, o Zoom Meeting permite que você reúna seus alunos em pequenos grupos, possibilitando que possam discutir e fazer atividades de forma conjunta.


Dessa forma, é possível tornar a sala de aula on-line mais parecida com as aulas presenciais, estimulando a participação dos seus alunos.


Apesar dos recursos tecnológicos, mantenha sempre um canal aberto para o diálogo


Embora as preocupações com a saúde tenham tomado, definitivamente, o centro das atenções, é fundamental que mantenhamos sempre um canal de comunicação com nossos alunos e com seus familiares.


Dessa forma, garantimos que a tecnologia não suplante o espaço tão importante que as relações humanas devem ocupar e, sobretudo, garantimos que nossos alunos se sintam sempre confortáveis para buscar nosso apoio sempre que necessário.


Nesse momento em que tantas dúvidas devem surgir, é fundamental que possamos nos manter conectados. E não só pela tecnologia, mas pelos laços que já constituímos ao longo do nosso trabalho.


Aproveite o momento e baixe gratuitamente o nosso eBook Como a tecnologia aplicada às metodologias ativas ajudam no avanço do IDEB!

124 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia