Os principais benefícios da educação 4.0 na educação infantil

A Educação 4.0 modificará a organização escolar através a inclusão de novas tecnologias associadas ao processo de ensino e aprendizagem


A inserção de novas tecnologias no contexto educacional modificará a forma como nós interagimos com o mundo.


No processo de ensino e aprendizagem, essas mudanças criarão um contexto chamado de "Educação 4.0".


Nessa nova formação educacional, teremos a inteligência artificial, a impressão 3D e outros processos de automação ocorrendo de forma conjunta para uma nova construção de saberes.


Essa nova forma de aprender e educar ajustará a educação a uma nova perspectiva de relação com o mundo, com a sociedade e com o trabalho.


Estima-se que essa adequação nos ensinará sobre novas formas de aprendizado, sobretudo aquelas relacionadas ao ato de aprender enquanto executa determinada ação.


Embora seja, ainda nesse momento, um grande desafio para os professores perceberem como essa mudança irá ocorrer, é necessário começar a se preparar.


Saiba mais sobre como a mudança de mindset é decisiva pra que os profissionais se preparem para a Educação 4.0


Conheça o que é a Educação 4.0 e entenda como ela mudará as perspectivas educacionais do nosso futuro!


A Educação 4.0


A Educação 4.0 pode ser entendida como a influência da quarta revolução industrial, quando a internet das coisas entrará em pleno uso.


Na educação, a forma com que a internet das coisas irá atuar é sobre a digitalização de todos os processos de ensino e aprendizagem, com o uso pleno de equipamentos dentro das salas de aula.


Como a Educação 4.0 funcionará na prática


Atualmente, entendemos a Educação 4.0 como a inserção de tecnologias de forma plena em salas de aula, intermediando o ensino e a aprendizagem.


De forma muito similar àquilo que já está sendo implementado em regime industrial, veremos, com o tempo, a instalação no processo educativo.


Entre as principais mudanças que veremos, há:

  • Maior conectividade com sistemas e plataformas que possibilitarão o acesso, o ensino e a aprendizagem a qualquer hora;

  • Utilização de inteligências artificiais e ferramentas de automação para melhorar técnicas de ensino e aprendizagem;

  • O aumento da velocidade de inovações tecnológicas voltadas à educação;

  • O surgimento de novos conhecimentos e técnicas, possibilitando também o aprimoramento de conhecimentos até então estabelecidos.

Conheça mais sobre educação cooperativa e saiba como a organização e os conhecimentos compartilhados são essenciais para a Educação 4.0


Quando essas medidas já estiverem em prática, perceberemos, certamente, que a educação será um processo compartilhado.


Com maior presença da internet e da comunicação rápida que ela proporciona, certamente teremos o compartilhamento de informações como base do processo educacional.


Assim, aprender com vídeos, equipamentos, aplicativos, softwares e em constante movimento, apontando para a inovação, será um dos maiores desafios.


Vantagens da implementação da Educação 4.0


As principais vantagens da Educação 4.0 se concentram sobre um ajuste no processo educacional, tornando-o mais sintonizado com o nosso tempo.


Com a indústria, tecnologias e educação caminhando e se desenvolvendo da mesma maneira, certamente teremos um processo mais dinâmico para aprender e para ensinar.


A partir desse dinamismo, temos uma gama maior de formas de aplicar conteúdos e eliminando boa parte do tempo que destinamos às funções burocráticas do ensinar.


Outra vantagem é a de que teremos sempre à mão todos os dados e históricos de cada um dos discentes, podendo elaborar rapidamente uma estratégia para que cada um aprenda da melhor forma possível.


Os desafios da implementação


De acordo com o Censo Escolar de 2017 nem mesmo 50% das escolas públicas brasileiras contam com equipamentos de informática para os alunos.


Já no que toca ao acesso à internet, 65% das escolas podem contar com algum tipo de conexão, sendo a de banda larga em apenas 53% delas.


Entenda como professores no Brasil e no mundo vêm se destacando por processos inovadores de aprender e ensinar


Assim, um dos principais desafios para a Educação 4.0 chegar no Brasil e se instalar como acessível para todos os estudantes é, justamente, o tecnológico.


O que realmente muda com essa modalidade de educação?


O que muda realmente é que a educação tenderá a se alinhar mais com a tecnologia, o que impactará futuramente também no mercado de trabalho.


Como muitas profissões se tornarão obsoletas à medida em que as inteligências artificiais entrarem de vez em nossas vidas, será necessário diversificar a forma de educar.


Essa diversificação atende, sobretudo, essa nova realidade mercadológica, que tende a ser cada vez mais concentrada em processos digitais.

184 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia