Por que os professores inovadores têm se destacado tanto?

Atualizado: Mar 4

Professores inovadores podem revolucionar a vida dos alunos e a dinâmica da escola. Venha saber como!

Professores costumavam ser uma figura de autoridade máxima. O que eles diziam sempre estava certo e era quase impossível contrariá-los de qualquer maneira. Hoje em dia, no entanto, o acesso à informação é mais simples e os professores deixaram de ser os únicos entendedores em suas áreas. É nesse cenário que se fazem necessários os professores inovadores.


Veja abaixo como e por que eles têm se destacado tanto nos últimos tempos!


Professores inovadores: a diferença para uma equipe escolar


Em sala de aula e fora dela, os tempos mudaram para os professores. Eles não são mais considerados os grandes detentores do conhecimento, e seu papel é mais associado ao de guia, supervisor, incentivador.


Nesse cenário, o que acontece com professores que são muito apegados ao velho papel de expositor e dono de todas as respostas? Eles acabam frustrados, desmotivados, com problemas para se relacionarem tanto com alunos quanto com a equipe.

Professores inovadores, no entanto, conseguem cumprir melhor suas tarefas e se tornar profissionais cada vez melhores. Eles também influenciam a equipe como um todo e incentivam o desenvolvimento da escola.


Quer conhecer mais segredos dos melhores professores? Acesse nosso blog!

Veja abaixo algumas das vantagens que os professores inovadores podem perceber em suas próprias carreiras:


Mais motivação


Como foi dito, os professores que se apegam aos modelos antigos podem se sentir desvalorizados e frustrados. Isso se reflete em sala de aula: os alunos sabem quando um professor não quer estar lá, quando está cansado do conteúdo que passa e mesmo quando não gosta de trabalhar com aquela turma em específico.


Já professores inovadores veem cada nova aula como uma oportunidade. Seja exercendo suas habilidades de novas maneiras ou aprendendo novos métodos, eles sempre se esforçam para fazer a diferença em sala de aula.


Eficiência no trabalho em equipe


Muitas escolas sabem da importância de aplicar metodologias mais modernas em sala de aula. As metodologias ativas, por exemplo, são previstas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e a maior parte das escolas entende a importância desse método nos dias de hoje. Isso não quer dizer, no entanto, que essas escolas saibam como aplicá-los.


Com professores inovadores no time, no entanto, esse quadro é diferente. Esses professores estão sempre prontos para conhecer melhor novos métodos que possam ser implantados. Assim, com um trabalho em equipe, é possível colocar essas metodologias em sala de aula e melhorar o aprendizado na escola.


Atualização constante


Professores inovadores costumam ser criativos e habilidosos, mas essas competências não surgem do nada. Eles se esforçam para se manterem atualizados, tanto em suas áreas como em temas adjacentes que podem ajudá-los a serem professores melhores.


Você procura se atualizar? Descubra quais são os livros que todo educador deve ler!


É importante ressaltar aqui que os professores inovadores devem ser incentivados pelas escolas onde trabalham. Treinamentos, cursos e palestras devem ser regulares, sempre procurando impulsionar as competências e ideias dos professores.


Relacionamento professor-aluno: um incentivo a mais


Professores inovadores fazem muita diferença para a equipe da escola, mas sua real influência acontece em sala de aula. O relacionamento dos alunos com professores que seguem modelos tradicionais pode oscilar com muita frequência, dependendo do humor de ambos os lados. Com professores inovadores, no entanto, esse relacionamento tende a melhorar.


Levando a inovação para a sala de aula, esses professores estão mais aptos a criar aulas interessantes, dinâmicas, que estimulem a interação do aluno com o conteúdo.


Eles também entendem que cada aluno traz suas próprias histórias e experiências para a sala de aula, e não veem isso como um problema. Pelo contrário: a diversidade dos alunos é uma ferramenta importante para aulas mais divertidas, diferentes, inovadoras.


E isso se reflete de muitas maneiras na escola. Com aulas mais interativas, que estimulam a participação, os alunos se sentem mais à vontade com o professor. Eles entendem que a sala de aula é um local de acolhimento, onde serão bem recebidos e valorizados. Além de se aproximarem dos professores, eles também começam a ver a escola com novos – e bons – olhos.


Por isso, professores inovadores também costumam fazer parte da estratégia para reduzir a evasão escolar e aumentar o desempenho dos alunos. Quando eles conseguem inovar em sala de aula, toda a escola e a comunidade escolar saem ganhando.


Saiba mais sobre as vantagens de um bom relacionamento entre professores e alunos!


A Faz Educação quer incentivar os professores inovadores a sempre fazerem seu melhor. Acreditamos que a tecnologia deve andar de mãos dadas com a educação para garantir que esses professores sempre tenham as ferramentas de que precisam.


Acesse nosso site e saiba mais


Aproveite e veja também o Faz Responde sobre como se tornar um professor referência no mercado:


214 visualizações

© Copyright 2017 - 2020 | Faz Educação & Tecnologia