Por que é importante o Saeb 2019?

Atualizado: Mar 4

Entenda o que é o Saeb 2019 e qual é a sua importância para a educação no Brasil


Entre 14 e 25 de outubro desse ano, vai acontecer o Saeb 2019, a maior edição dessa avaliação até o momento. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a avaliação pretende melhorar a qualidade da educação em larga escala no Brasil.

Abaixo, confira o que é o Saeb, quais são seus objetivos e o que esperar do Saeb 2019. Navegue no site da FAZ Educação & Tecnologia para conhecer nossos materiais e garantir uma boa avaliação na sua escola!

O que é o Saeb?

Saeb é a sigla para Sistema de Avaliação da Educação Básica. Ele é uma série de exames e questionários que servem como avaliação e indicadores de qualidade na educação do Brasil, considerando as regiões, unidades da federação, municípios e, em alguns casos, até mesmo escolas individuais.


O objetivo desses indicadores de educação é pensar e implantar políticas públicas, assim como acompanhar aquelas que já estão na ativa, para garantir uma educação de qualidade em todo o país.


O Saeb é aplicado em forma de provas, que avaliam as capacidades dos alunos, e questionários, para entender os contextos em que as escolas estão inseridas. Os resultados do Saeb, junto com os dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).


As provas e questionários são aplicados em escolas da zona rural e da zona urbana que tenham pelo menos dez alunos nas etapas avaliadas. São avaliados alunos da rede pública e uma amostra de estudantes da rede particular.


Assim, os resultados encontrados poderão ajudar não apenas a parcela urbana da população escolar, e a qualidade na educação poderá chegar a quem mais precisa.


O que esperar do Saeb 2019?


Muitas mudanças ocorreram na avaliação desses indicadores de educação em 2019. A começar pela nomenclatura: os exames que antes eram Prova Brasil (ou Avaliação Nacional do Rendimento Escolar) e ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) agora estão juntos no Saeb.


Veja abaixo mais algumas mudanças que vão ser aplicadas no Saeb 2019.

Ciências em cena


2019 será o primeiro ano em que os indicadores de educação terão dados do ensino de ciências: o Saeb 2019 terá avaliações de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para uma amostra de estudantes do 9º ano. A avaliação, inédita, estará de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017.


Porém, como essa não era uma avaliação dos anos precedentes, os resultados das provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas não contarão para a nota do IDEB.


Avaliação da alfabetização


Enquanto a Avaliação Nacional da Alfabetização era feita com alunos do 3º ano, o Saeb 2019 aplicará a avaliação de alfabetização em alunos do 2º ano. A capacidade de leitura e escrita será avaliada por meio de um ditado. Essa mudança está de acordo com a BNCC de 2017, que passou a considerar o fim da alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental.

Qualidade desde o começo


O Saeb 2019 também será o primeiro a avaliar a Educação Infantil. Os alunos dessa idade ainda não podem ser avaliados e, por isso, essa etapa será avaliada apenas por meio de questionários eletrônicos, aplicados para professores de creches e pré-escolas.

A avaliação será um estudo-piloto para a aplicação desses questionários e, em caso de sucesso, os questionários eletrônicos serão um padrão do Saeb de agora em diante.


Provas básicas


Assim como na Prova Brasil, serão avaliados os conhecimentos dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Esses testes, assim como questionários, serão aplicados para alunos do 5º ao 9 º ano do Ensino Fundamental, e para alunos do 3º e 4º ano do Ensino Médio (tradicional ou integrado).


Questionários


A primeira etapa do Saeb 2019 consiste em questionários com perguntas sobre as escolas, sobre os profissionais que trabalham nelas e sobre os alunos. O objetivo é entender melhor o contexto socioeconômico em que as instituições estão inseridas, além de fatores como as práticas avaliativas, a contratação de professores, o currículo e os conselhos de cada escola.


O Saeb procura, assim, compreender o quadro educacional do nosso país como um todo e, enfim, descobrir quais são os pontos a melhorar e como melhorá-los. Com a avaliação e indicadores de qualidade na educação do Brasil, é possível criar medidas que gerem resultados positivos e que garantam o melhor para o aluno de hoje e amanhã.


A FAZ Educação & Tecnologia pode ajudá-lo a se preparar para o Saeb. Acesse nosso blog, confira nossas dicas e assista ao vídeo sobre "Como arrasar no SAEB" com o mestre e consultor educacional Ton Ferreira.


82 visualizações

© Copyright 2017 - 2020 | Faz Educação & Tecnologia