Nova Gestão Municipal: como fica o contexto educacional?

Saiba como preparar sua escola para a chegada da nova gestão municipal e começar 2021 com metas possíveis em um novo contexto educacional.

O ano de 2021 vai chegar até nós com uma nova gestão municipal. Seguindo as eleições, os prefeitos eleitos devem indicar novos nomes para a secretaria da educação. Por isso, gestores escolares precisam se preparar para a mudança e saber como lidar com a nova administração.


Confira abaixo algumas dicas para preparar sua escola para a gestão municipal de 2021 e abrir as portas para novas oportunidades.


Faça uma análise da sua escola


O primeiro passo é saber que a nova secretaria da educação pode precisar de diversos dados atualizados sobre sua escola. Por isso, comece com uma análise da situação atual. Os documentos mais importantes estão em dia? Como está sendo a campanha de rematrícula? O que a escola conquistou no último ano?


Esse também é o momento de conferir quais eram os planos para 2020. É claro que, na maioria das vezes, eles foram difíceis de concretizar. Porém, mesmo com mudanças, sua escola deve ter atingido alguns objetivos. Quais foram eles?


Esses dados podem fazer a diferença para a gestão municipal. Organize-se para ter essas informações em mãos quando forem necessárias.


Confira o Ideb do município


O Ideb é um índice chave para acompanhar o desenvolvimento da educação no município. Sem dúvida, a nova gestão municipal deve utilizá-lo para definir metas para as escolas. A meta geral, definida em 2014, é que em 2022 as escolas tenham pelo menos nota 6.


Ao ver a nota média do município no Ideb, é possível prever algumas das metas para o próximo ano. Índices muito abaixo do esperado podem significar um investimento maior no acompanhamento dos alunos, por exemplo. Notas mais próximas da meta podem significar menos pressão, mas ainda assim uma série de projetos para continuar com um bom desenvolvimento.


Trace planos de acordo com o Ideb


Muitos gestores escolares acreditam não ser possível fazer planos antes da mudança da gestão municipal. Isso porque a nova gestão pode estabelecer metas que sejam diferentes das metas estabelecidas pela escola.


Porém, quando se faz planos que estejam de acordo com o índice do Ideb, é mais fácil estar em sintonia com a qualquer gestão. É possível estipular metas para a escola sem precisar esperar os primeiros contatos da secretaria.


Atualizar o projeto político pedagógico, criar campanhas para estimular a leitura e oferecer aulas no contraturno são alguns exemplos. Essas são todas metas voltadas para aumentar a nota do Ideb e que devem estar de acordo com o plano da gestão municipal.


Saiba como organizar a aprendizagem desse ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular!


Pense no novo normal junto à gestão municipal


Em geral, mesmo que todos tenham planos e metas, ninguém sabe ao certo como deve ser o ano de 2021 na educação. Não foi decidido se as aulas continuarão sendo à distância, ou se o ensino híbrido vai ser a escolha do momento. A verdade é que, por um tempo, essas respostas ainda podem estar distantes.


O modelo híbrido é uma proposta que vem sendo considerada por muitas escolas!


Saiba tudo sobre ele baixando gratuitamente o Guia do Ensino Híbrido!


Assim como 2020, 2021 será um ano de adaptação na educação. Prepare a escola para situações imprevistas e não se desespere se precisar mudar os planos de uma hora para a outra. Tudo isso é esperado em um ano em que estamos lutando contra uma pandemia.


Tenha paciência


Para complementar o item anterior, é preciso começar o ano já compreendendo que será preciso ter paciência. Seja por causa da nova gestão municipal ou por causa da pandemia, todos os planos feitos para 2021 podem ter que mudar. Além disso, muitas decisões podem demorar mais tempo do que o normal para serem tomadas.


Nesse contexto, muitos pais vão ficar impacientes, bem como os alunos. A gestão escolar, portanto, deve tentar manter o equilíbrio. Dúvidas, problemas e reclamações podem chegar a qualquer momento. Procure ter paciência para lidar com o que pode ser feito, e ainda mais para explicar o que não pode.


A nova gestão municipal pode ser exatamente o que sua escola precisa. Resta esperar que tudo ocorra ao seu tempo e fazer planos que funcionem para a escola de qualquer modo.


Acesse o site da Faz Educação para saber mais sobre o futuro da educação!


Fique de olho nos novos materiais exclusivos que já estão disponíveis para você!

74 visualizações0 comentário

© Copyright 2017 - 2021 | Faz Educação & Tecnologia