Mídias sociais e o uso de memes na educação: é possível?

Utilizar mídias sociais em sala de aula é possível? Saiba como as redes sociais e os memes são poderosas ferramentas na escola.


Enquanto, há alguns anos, os memes eram algo exclusivamente compartilhado na internet, podemos dizer que eles estão em todos os lugares hoje em dia. Até na fala: usamos expressões que começaram como piadas em mídias sociais como se fizessem parte do nosso vocabulário desde sempre. A cultura digital se tornou uma parte significativa do nosso dia a dia e, é claro, isso se reflete em sala de aula.


Mas, assim como o uso das mídias sociais em si, muitas pessoas ainda se perguntam se utilizar memes como uma forma de ensino é eficiente – ou mesmo possível.


O que é meme?


A palavra meme vem do grego, mimesis, que significa repetição. O termo foi utilizado pela primeira vez muito antes das mídias sociais entrarem nas nossas vidas. O zoólogo Richard Dawkins foi o primeiro a utilizá-lo, em 1976, em seu livro “O gene egoísta”. Nesse contexto, o meme era o nome da unidade de replicação presente em nossos genes, o que seria o responsável pela transmissão de conteúdo de uma cultura.


Ciência e educação sempre andam de mãos dadas. Venha saber como!


Nas mídias sociais, o uso da expressão não é tão diferente assim: os memes são figuras, vídeos ou expressões que se espalham rapidamente, sendo repetidos em diversos contextos. Por pertencerem, em primeiro lugar, ao espaço digital, não é impressionante que eles mudem muito rápido. Por isso mesmo, estar a par dos memes do momento é uma forma de estar atualizado.


Se você trabalha com crianças e adolescentes, já deve ter ouvido memes que nem conhecia saindo no meio de conversas, respostas, desenhos e outras formas de comunicação. Isso quer dizer que eles estão muito presentes na vida dos alunos. Mas como levá-los para a sala de aula?


Como utilizar as mídias sociais e os memes em sala de aula?


A tecnologia pode e deve ser levada para a sala de aula. Ela está muito presente na vida dos alunos e dos professores para ser deixada de lado. Porém, isso não quer dizer que compartilhar piadas e repetir memes sem contexto seja útil.


As metodologias ativas apoiam o uso de tecnologia em sala de aula. Saiba mais sobre esse método!


Assim como toda ferramenta, as mídias sociais precisam ser bem utilizadas para servirem ao propósito da educação. Veja abaixo algumas dicas de como fazer isso:


Esteja a par dos memes


Essa é a provável parte mais fácil do processo: fique atento aos novos memes que surgem nas mídias sociais. Isso porque, por conta da repetição excessiva, seus alunos podem ficar rapidamente enjoados de algum meme. Assim, você evita levar para sala de aula algo que está ultrapassado e que pode ser malvisto pelos alunos.


Procure os memes da sua área


Sim, já existem memes voltados a ensinar sobre assuntos escolares! Na área da História, Literatura, Física, Matemática... normalmente, eles fazem piadas relacionadas a alguns contextos básicos da área. Por isso, podem ser usados como forma de iniciar um assunto ou fazer com que os alunos se lembrem de algum conceito.


Peça ajuda aos alunos


Algo curioso sobre esses memes relacionados a assuntos escolares: a maioria deles foi criada por estudantes. Criar memes, compartilhá-los e ver a repercussão é uma das atividades mais divertidas para crianças e adolescentes nas mídias sociais. Incentive-os a fazer e compartilhar memes que tenham a ver com a matéria para, assim, vê-los mais envolvidos com o que estão aprendendo no momento.


Você se considera um professor inovador? Saiba por que isso é importante no nosso blog.


Incentive a análise


Memes são engraçados por diferentes motivos, e descobrir que motivos são esses pode ser uma maneira interessante de aprender diferentes conceitos. Ironia, sarcasmo, ambiguidade, implícitos, referências são maneiras de construir o humor de um meme. Ajude os alunos a descobrirem porque essas figuras, frases e vídeos fazem tanto sucesso.


Utilize as mídias ativamente


Ao incentivar os alunos a criarem os próprios memes, você também incentiva o uso de editores de imagem, vídeo e som, além das mídias sociais. Mas que tal dar um passo mais além? Você pode criar uma página em uma rede social para a turma, onde todos podem postar, compartilhar e comentar nos memes criados pelos colegas.


Mídias sociais e suas diversas formas de comunicação são ferramentas interessantes e divertidas para serem utilizadas em sala de aula. Com elas, você aprende a falar a língua dos alunos e dá espaço para que eles aprendam a partir das próprias experiências.


A Faz Educação traz dicas valiosas para educadores. Venha conferir nosso blog!

264 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia