Os 12 melhores aplicativos para educação em 2020

Conheça os recursos e os benefícios de utilizar esses aplicativos selecionados para promover aulas mais ativas e envolventes.


Os aplicativos fazem parte de nossa vida. Utilizamos apps para trabalhar, ter lazer, para organizar nossa rotina e também para estudar - afinal, vivemos na era da Educação 4.0. De fato, eles têm o potencial de tornar as aulas, especialmente as preparadas com metodologias ativas de aprendizagem, ainda mais interessantes para os alunos.


Eles possibilitam, por exemplo, desenvolver projetos STEAM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) de modo prático e muito atrativo para os estudantes. Os apps também podem ser aliados poderosos para aplicar a Cultura Maker em sala de aula.


Por isso, neste artigo vamos falar mais sobre alguns dos melhores aplicativos para educação em 2020. Acompanhe a seguir.

12 aplicativos para começar a utilizar em sala de aula


Os aplicativos que iremos apresentar ajudam a estimular a criatividade (por meio de recursos como música, desenho, foto e vídeo), habilidade de programação e de resolução de problemas, a melhorar a capacidade de comunicação e colaboração dos alunos, além de suas habilidades sociais e culturais, inserindo atividades pedagógicas práticas, lúdicas e imersivas à rotina da sala de aula. Saiba mais sobre eles:


1. Tayasui Sketches School (disponível para iOS e Android)


Atividades como desenhar estimulam os alunos a terem um olhar mais atento ao mundo à sua volta e às correlações entre as coisas. Ainda, esse tipo de ação estimula sua capacidade de tangibilizar conceitos abstratos, além do desenvolver a criatividade - uma das habilidades mais importantes para a preparação dos jovens para os desafios do século 21, conforme levantamento, e o traço principal dos líderes do futuro, segundo outro estudo.


Nesse contexto, aplicativos como o Sketches possibilitam o desenvolvimento de projetos bastante diversificados em sala de aula. Ele possui recursos versáteis e realistas que permitem o trabalho com técnicas envolvendo pintura, desenho e ilustrações e conceitos como simetria, cor, textura, noções espaciais, entre outros. Ainda, permitem que o aluno se expresse visualmente, criando projetos como mapas visuais ou mesmo seu próprio livro de ilustrações.


2. Numbers (disponível para iOS)


Para trabalhar e potencializar a compreensão sobre cálculo, noções de estatística e demonstrar como números também contam histórias, o app Numbers pode ser um aliado.


Ele permite que os alunos, com poucos toques, traduzam números em elementos visuais, criem planilhas criativas e apliquem, na prática, conceitos trabalhados em sala de aula, otimizando seu aprendizado.


3. Keynote (disponível para iOS)


Entre os aplicativos para desenvolvimento e apresentação de slides, este é rico em possibilidades de recursos criativos para instrumentalizar os estudantes a inovar e explorar novos caminhos em seus projetos.


4. Pages (disponível para iOS)


O Pages tem as funcionalidades de um processador de texto. Seus recursos intuitivos permitem que os estudantes criem trabalhos, relatórios, projetos, publicações e diversos outros conteúdos muito facilmente, sem limitar sua criatividade.


5. Câmera (disponível para iOS e Android)


Ao tirar fotos, o aluno exercita de modo único sua capacidade de observação, sua criatividade e habilidades como a paciência. Com o app Câmera aliado a outros recursos pedagógicos, os estudantes poderão aprender sobre luz e sombra, enquadramento de cena, simetria, entre outras coisas. O aplicativo também permite a captação de vídeos de modo bastante prático.


6. Fotos (disponível para iOS)


Este app organiza vídeos e fotos de forma automática e de fácil compartilhamento para a realização de projetos criativos.


7. Clips (disponível para iOS)


O Clips também está entre os melhores aplicativos para educação voltados a vídeos. Ele possibilita a captação e o compartilhamento de imagens e vídeos que podem ser editados com efeitos, filtros, legendas, adesivos animados, entre outros recursos divertidos.


Ele pode ser utilizado, por exemplo, para os alunos criarem seus próprios memes a partir de tópicos trabalhados em sala de aula.


8. iMovie (disponível para iOS)


Aplicativos para vídeos são importantes para possibilitar que o estudante expresse seu poder criativo e aprenda, na prática, a aplicar conceitos envolvendo iluminação, ângulos de câmeras e ritmo. Esse é um recurso poderoso para que eles compreendam o que é uma narrativa e aprendam técnicas importantes como a de storytelling.


Nós, humanos, nos comunicamos por meio de histórias há mais de 20.000 anos, quando nossas telas planas eram paredes de cavernas. Isso demonstra o poder das histórias.


O storytelling (técnica de contar histórias) é uma habilidade que permite desenvolver empatia, criar conexões, ajudar o aluno a defender um ponto de vista, a construir argumentos, a criar hipóteses. E o iMovie é uma ferramenta valiosa para tudo isso, apresentando uma usabilidade bastante intuitiva para facilitar essas experiências em sala de aula.


9. GarageBand (disponível para iOS)


A música é um elemento fundamental para a construção social e cultural dos cidadãos, que favorece o desenvolvimento do raciocínio (sobretudo aquele relativo a questões reflexivas, mas também em outras áreas, como a matemática) e que ajuda no desenvolvimento de habilidades de expressão, improvisação, entre outras.


Com este app, poderão ser trabalhadas de modo envolvente tarefas sobre versos, metáforas, rimas, interpretação de texto e outras. As atividades também poderão ajudar o aluno a se expressar melhor e contribuir para sua desenvoltura em momentos envolvendo apresentações em público.


O GarageBand permite, ainda, que os alunos tenham contato com uma ampla variedade de instrumentos e sons e possam gravar e compartilhar suas canções.


10. CodeSpark Academy (disponível para iOS e Android)


A tecnologia tem uma linguagem: o código. E aprender a compreender esses códigos e a programá-los deverá ser algo cada vez mais requerido para estudar e trabalhar. De fato, especialistas apontam a programação como a "linguagem do século 21".

Na escola, atividades que envolvem programação auxiliam ainda em outras capacidades, como a resolução de problemas e a colaboração criativa com outras pessoas.


Nesse contexto, o CodeSpark Academy é a solução número 1 de aprendizado de programação para crianças de 4 a 9 anos, já que trabalha diversos conceitos sem utilizar textos, apenas com linguagem visual. O app permite que se realizem diversos tipos de tarefas interativas, incluindo a criação de design de games.


11. Tynker (disponível para iOS e Android)


Outro app voltado à programação. Ele pode ser utilizado especialmente em atividades envolvendo metodologias ativas de aprendizagem por contar, entre outras coisas, com enigmas visuais de programação e outros desafios práticos que estimulam o interesse e a curiosidade dos alunos para a resolução de problemas e a proposição de soluções criativas.


O Tynker, voltado a alunos de 5 a 11 anos, permite que os alunos criem e desenvolvam seus próprios jogos, controlem robôs e drones, entre outras atividades estimulantes.


12. Swift Playgrounds (disponível para iOS)


Outro dos aplicativos voltados para estimular o desenvolvimento da habilidade de programação. O Swift é uma linguagem de programação desenvolvida pela própria Apple, que foi utilizada para criar alguns dos apps de maior sucesso para seus dispositivos.


E o Swift Playgrounds possibilita que, desde cedo, as crianças tenham contato com essa linguagem poderosa e que será útil para se destacarem no mercado de trabalho.


Se você ficou interessado em disponibilizar nas escolas esses que estão entre os melhores aplicativos para educação em 2020, saiba que a Faz Educação tem uma parceria com a Apple e conta com uma equipe de profissionais certificados pela marca para ajudar escolas a potencializarem o uso de tecnologias Apple.


Para saber mais sobre como podemos ajudar sua escola a se modernizar e adotar essa solução, entre em contato e fale com um consultor da Faz Educação.

997 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia