A importância de professores saberem utilizar a tecnologia

Saiba por que é importante que os professores estejam prontos para lidar com a tecnologia em suas aulas!


É comum ouvir alunos fazendo piadas sobre como professores não sabem lidar com tecnologia. Enviar e-mail sem anexo, não saber ligar o Power Point ou não conhecer programas básicos são alguns dos erros comuns.


E o que pode parecer engraçado, na verdade, mostra uma realidade que prejudica a educação no Brasil: os professores não estão atualizados e preparados para utilizar novas ferramentas em sala de aula.


Com a pandemia do COVID-19, essa questão ficou mais evidente. Muitas escolas estão oferecendo aulas online, e diversos professores precisam aprender a utilizar a tecnologia nesse momento crítico.


Confira abaixo qual a importância de preparar professores para lidar com ferramentas tecnológicas, e como isso faz toda a diferença na era da educação 4.0.


Professores e a educação 4.0


A educação 4.0 tem esse nome por estar associada à tecnologia. Ou seja, não podemos pensar nessa era da educação sem pensar nas ferramentas tecnológicas associadas a ela. Sendo assim, é claro que essas ferramentas terão um papel essencial na sala de aula.


Saiba mais sobre a educação 4.0 e a tecnologia em nosso blog!


Mas a educação 4.0 é mais do que isso. Ela vem desconstruindo os papéis de alunos e professores em sala de aula: em vez de ser um espectador que absorve ensinamentos, o aluno se torna o agente do próprio conhecimento. Ele constrói o saber a partir de suas próprias experiências, seja com o conteúdo, com a tecnologia ou com todo o mundo à sua volta.


Nesse caso, se o aluno constrói o próprio conhecimento com o auxílio de diversas ferramentas, qual é o papel do professor?


Na educação 4.0, o professor não é um detentor do saber. Ele não precisa estar no centro da sala de aula, explicando o certo e o errado para os alunos que copiam o dever. O professor não é mais um líder, mas sim um guia, um acompanhante e um supervisor.


Em vez de ditar, ele demonstra. Em vez de definir o certo e o errado, ele estimula o debate. Em um mundo em que as informações chegam a todo o momento, por centenas de canais diferentes, o professor tem como missão ensinar os alunos a filtrarem essas informações. E, então, mostrar como processá-las e utilizá-las no dia a dia.


Isso inclui, é claro, a tecnologia. Seus alunos sabem utilizar as redes sociais, mas eles sabem reagir ao cyberbullying? Eles riem dos memes, mas entendem as referências por trás deles? Eles passam horas jogando no celular, mas conhecem jogos que possam ajudá-los a aprender química, matemática, história? O papel do professor é ser o guia que leva os alunos até essas respostas.


Quer saber como utilizar as mídias sociais e os memes em sala de aula? Confira o nosso post!


A importância da educação continuada


Educação continuada é um termo muito utilizado quando se fala sobre professores. Trocando em miúdos, isso significa garantir que os professores estejam sempre atualizados. E não apenas quando se trata de tecnologia: a educação continuada permite que os profissionais entrem em contato com novos métodos de didática, de relacionamento e de engajamento dos alunos, além de aprenderem mais a fundo as próprias matérias.


A importância da educação continuada é vista de diversas maneiras no cotidiano das escolas. Professores que não sabem administrar seu tempo, lidar com intrigas entre alunos, se aproximarem de alunos difíceis ou, em fim, lidar com ferramentas tecnológicas, são todos profissionais que se beneficiariam com uma atualização.


Saiba mais sobre a importância da educação continuada em nosso e-book sobre o tema!


Algumas maneiras de garantir a atualização dos professores em termos de tecnologia são:

  • Oferecer acesso a conteúdo e sites que tratem sobre esse assunto;

  • Estimular a leitura de livros que envolvam o tema da tecnologia na educação;

  • Investir em cursos e formação continua sobre o uso de tecnologia em sala de aula;

  • Buscar por cursos de atualização que sejam online, para facilitar o acesso dos professores;

  • Oferecer treinamentos para o uso de ferramentas que sejam úteis ou essenciais em sala de aula.

A educação continuada não pode ser uma preocupação exclusiva dos professores. Toda a escola deve estar envolvida, pensando em maneiras de ajudar esses profissionais a se atualizarem e que estejam de acordo com seu tempo e orçamento.


Venha conferir o blog da Faz Educação e saiba mais sobre educação 4.0 e o papel do professor nessa era!

369 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia