Implementação da BNCC. Como resolver?

Atualizado: Mar 4

Está em busca de dicas para a implementação da BNCC? Confira este artigo e veja informações valiosas para passar por essa mudança sem estresse e com sucesso!

Para construir uma estrutura qualificada e duradoura, é preciso desenvolver uma base sólida. É assim na construção civil e também na educação. Estimular essa base bem estruturada é um dos objetivos principais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No entanto, a implementação da BNCC pode também trazer diversos desafios às escola.


Em linhas gerais, a BNCC apresenta um grupo progressivo de aprendizagens fundamentais que os estudantes devem desenvolver em sua trajetória na Educação Básica nas escolas públicas e privadas. Algumas escolas já transformaram essas diretrizes em realidade, outras ainda estão começando a trilhar esse caminho.


No entanto, cabe ressaltar que, até o início do período letivo de 2020, a BNCC terá de ser implementada em todas as escolas do Brasil. Se sua instituição está ainda iniciando esse desafio, confira nossas dicas para contribuir para uma implementação assertiva e sem estresse.


Implementação da BNCC: dicas para sua escola


Para que a implementação da BNCC seja consistente e bem-sucedida, é importante:


1. Compreensão da BNCC em detalhes para a construção do novo currículo


Toda a comunidade escolar deve ter uma boa compreensão sobre a BNCC. No momento inicial, esse entendimento é fundamental em especial para a supervisão de ensino. A Base tem caráter normativo, isso é, a escola obrigatoriamente deverá implementar suas prescrições.


Portanto, para iniciar esse processo corretamente e garantir o rumo certo no decorrer da mudança, é essencial estudar com atenção e aprofundamento todas as informações do documento.


É preciso assimilar com precisão, por exemplo, os direitos de aprendizagem para conseguir criar um percurso de aprendizado consistente e coerente com esse novo cenário e, ainda, alinhado ao projeto político-pedagógico (PPP) - que também deverá ser adequado ao novo currículo a ser implementado.


2. Apoio aos professores


As mudanças prescritas pela BNCC demandarão, também, uma mudança de atitude, de metodologia e de ferramentas pedagógicas. E, para que essa transição seja feita de modo mais fluido e sem desgastes, é importante que os professores se sintam apoiados e incentivados pelo corpo gestor a criarem novas soluções pedagógicas que atendam aos objetivos da BNCC.


Ainda, é importante realizar sessões de feedback e estimular a reciclagem de conhecimentos para que o corpo docente esteja preparado e motivado para adotar seu novo papel de mediação em sala de aula e para mudar o paradigma tradicional e colocar o aluno como protagonista de sua construção de conhecimento.

E isso inclui criar as condições necessárias para que os professores participem das formações e ações promovidas pelo Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC).


3. Diálogo com os alunos


Os alunos também devem ser envolvidos nas comunicações sobre as novidades. Certamente, eles já ouviram falar que vem mudança por aí. E para que elas sejam percebidas como positivas, é preciso esclarecer suas dúvidas, explicar os motivos das modificações, ouvir suas dificuldades.


4. Alinhamento entre secretarias de educação e corpo gestor


Para que a implementação da BNCC ocorra tranquilamente e seja bem-sucedida, também é importante um bom alinhamento entre a secretaria de educação local e os corpos gestores das escolas.


A equipe da secretaria precisará disponibilizar condições adequadas para que as instituições realizem as tarefas demandadas pela BNCC. Para isso, é importante promover reuniões de planejamento regulares, encontros formativos, entre outras ações.


5. Material didático adequado


A criação do novo currículo é uma das grandes preocupações em torno da implementação da BNCC. No entanto, temos de lembrar também de que será preciso grande cuidado para a adequação do material didático a esse novo currículo.

Nessa hora, é fundamental detectar quais livros e materiais de apoio contemplam as competências e habilidades trazidas pela BNCC e que são coerentes com os objetivos de aprendizagem do PPP. Aqui, também é importante avaliar recursos e ferramentas digitais que aprofundem e complementem as possibilidades pedagógicas para os alunos.


A implementação da BNCC representa um momento novo para todos os integrantes da comunidade escolar. Naturalmente, ela apresenta alguns desafios que, com planejamento, boa vontade, criatividade e dedicação, podem, sim, ser vencidos.


E então, que tal continuar aprendendo mais sobre o tema? Para isso, baixe nosso ebook com dicas fundamentais para a implementação da BNCC em sua escola!


Aproveite e veja também o Faz Responde sobre o assunto:


0 visualização

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia