Gestão escolar durante a suspensão das aulas: 3 dicas para ter mais eficiência

A suspensão do calendário escolar requer a adaptação dos processos de gestão. Saiba mais sobre como a tecnologia pode te ajudar agora!



Refletir o papel da gestão escolar em tempos de pandemia é o primeiro passo para que possamos executar nossas atividades com atenção e qualidade, buscando sempre o melhor para os nossos alunos.


Veja o que podemos fazer, enquanto gestores escolares, para ter mais eficiência e continuidade dos nossos trabalhos, mesmo que trabalhando remotamente!


Gestão escolar online: utilize ferramentas digitais para manter o isolamento social


As ferramentas digitais são grandes aliadas da gestão escolar, sobretudo em tempos em que ficar em isolamento social é tão essencial.


Assim, adotar práticas de gestão escolar que redirecionem os esforços das equipes de trabalho para ambientes virtuais, sobretudo neste momento, contribui e muito com a manutenção do bom trabalho da escola.


Realize reuniões em ambiente virtual


As reuniões administrativas e pedagógicas não podem parar nesse momento, até mesmo porque as aulas continuam ocorrendo por meio do ensino remoto.


Diante disso, é fundamental que haja o acompanhamento das atividades realizadas tanto pelas equipes administrativas quanto pela equipe pedagógica.


Assim, a gestão escolar pode promover encontros cíclicos realizados em plataformas para reuniões virtuais, como o Google Meet, que pode ser acessado a partir do computador, smartphone ou tablet.


Adote sistemas de acompanhamento de projetos


Acompanhar projetos e processos é essencial para que uma boa gestão escolar se mantenha, sobretudo neste tempo em que é tão necessário que haja o isolamento social.


Para realizá-lo, podemos criar planilhas compartilhadas, para que todos os integrantes das nossas equipes de trabalho possam acessar e alterá-las conforme desenvolvem suas atividades.


Outras ferramentas como o Basecamp ou o Trello automatizam algumas tarefas e também permitem que possamos designá-las para determinados membros da equipe.

Seja por uma plataforma de acompanhamento de projetos, seja acompanhando dia a dia através do uso de documentos compartilhados, é essencial que continuemos a buscar melhorias em nosso processo pedagógico.


Para isso, a criação de projetos é mais do que essencial, sobretudo agora, em que tantas formas de trabalho passam por tantas modificações.


Aproxime sua equipe através da criação de canais de comunicação


A criação de canais de comunicação entre os membros das suas equipes de trabalho com a gestão escolar é fundamental para que todos possam se sentir acolhidos neste momento de pandemia.


Para isso acontecer efetivamente, é necessário dar um passo além dos grupos de WhatsApp, no entanto, e caminhar para a criação de meios de comunicação que permitam atendimento rápido às demandas dos nossos colaboradores.


Assim, que tal criar um e-mail exclusivo para que seus colaboradores possam buscar ajuda para uma resolução mais rápida de problemas durante o trabalho.


Esse canal, além de servir como forma de aproximação e resolução mais rápida, também pode ser a forma de acolher seus colegas em suas necessidades.


Isso porque é fundamental que possamos criar formas de acolher nossos colegas de trabalho, aumentando a nossa resiliência em face da crise de saúde.


Planeje a continuidade dos trabalhos e fortaleça a gestão escolar


O que sabemos, pelo menos até esse momento, é que precisamos ficar em casa e em isolamento social para que a pandemia tenha impactos cada vez menores sobre as vidas do nosso país.


No entanto, sabemos, igualmente, que em algum momento os esforços trarão resultados e poderemos voltar às nossas atividades.


Seja com maior grau de proteção ou menor, em algum momento certamente as aulas serão retomadas.


E para que aconteçam de forma organizada, é essencial que continuemos com as nossas atividades de planejamento escolar.


Para isso, portanto, é fundamental que nesse momento possamos reorganizar nossas equipes de trabalho e suas demandas.


Assim, conseguiremos ser mais criativos, mais organizados e o nosso trabalho presencial, quando for retomado, será muito mais efetivo.


Portanto, fortaleça seus processos de gestão escolar agora, em que podemos, de forma mais distante, perceber melhor os fluxos de trabalho.


Dessa forma, certamente, teremos ótimos resultados com o recomeço das aulas presenciais.


Observe atentamente os recursos financeiros para executar com eficiência os projetos escolares


Neste momento, a economia também está sofrendo o impacto da pandemia.


Portanto, é fundamental que a gestão escolar possa planejar também a realocação de recursos financeiros para que os projetos possam ser criados e aplicados, seja no momento em que estamos trabalhando remotamente, seja quando as atividades presenciais retornarem.


Essa forma de planejamento assegurará a plena continuidade dos nossos trabalhos, bem como as melhorias que podemos fazer em nosso projeto pedagógico.

0 visualização

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia