Como uma gestão eficaz pode transformar a educação?

Investir em uma boa gestão escolar pode beneficiar a educação como um todo. Venha saber como!


Quando falamos de gestão, falamos de um ramo que compreende muitas questões em uma escola: o plano pedagógico, a administração, o setor financeiro, os recursos humanos etc. O gestor precisa ter uma visão ampla de todas essas áreas para que todas trabalhem em harmonia a favor do crescimento da escola.


Uma gestão eficaz faz muito pela escola enquanto instituição. Ela pode melhorar a comunicação entre os colaboradores, integrar setores, evitar retrabalhos e reduzir erros que prejudicam o funcionamento escolar. Mas sua influência direta no ensino oferecido também é evidente.


Confira abaixo algumas maneiras como uma gestão eficaz pode transformar a educação – e como o ensino da sua escola pode colher os benefícios dessa prática:


Estabelecimento do Projeto Político Pedagógico


Uma das principais maneiras pelas quais a gestão transforma a educação é pelo estabelecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP). Por meio do projeto, o gestor determina o objetivo maior do ensino da escola. Quais são os valores, a missão, a experiência que essa escola deseja proporcionar?


Quando os professores compreendem o PPP da escola, podem planejar as aulas de acordo com ele. Assim, garante-se que todos estejam em busca do mesmo objetivo, e que este seja o melhor possível para os alunos.


Planejamento


Planejamento é, no geral, a palavra-chave da gestão. Estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, e criar estratégias para atingi-las são algumas das tarefas principais da gestão. E isso se reflete na educação de várias formas, já que permite que a escola crie eventos e projetos diversos que beneficiam os alunos.


Procurando dicas para fazer um bom planejamento? Confira em nosso blog!


Atenção à comunidade escolar


Uma gestão eficiente e produtiva, nos dias de hoje, é também descentralizada. Mesmo que o gestor faça o planejamento e a organização da escola, ele não toma decisões sozinho. Prestar atenção à comunidade escolar – professores, funcionários, alunos e pais – é essencial para garantir transformações positivas na escola.


Da mesma forma, uma boa gestão investe em uma boa comunicação. Seja com funcionários, pais ou alunos, o gestor deve trabalhar para que todos sejam ouvidos e compreendidos. Boas ideias devem sempre ser divulgadas, assim como as reclamações devem ser entendidas e resolvidas em conjunto.


Entenda como o relacionamento entre professores e alunos influencia na educação. Leia agora mesmo nosso post!


E essa mudança é muito impactante na educação. Quando a comunidade escolar é acolhida, compreendida e representada, os alunos se sentem mais próximos à escola, e os professores entendem as necessidades daqueles que estarão em suas salas de aula.


Valorização de profissionais


Uma escola não vive apenas de gestão. É preciso ter professores, secretários, funcionários da limpeza, todos trabalhando juntos para garantir um ambiente melhor para os alunos. Por isso, uma gestão eficaz valoriza os profissionais que trabalham na escola.


Salários justos, um bom tratamento pessoal, uma preocupação com o futuro e investimentos na carreira são exemplos de como essa valorização pode ser feita. Com colaboradores satisfeitos, a escola se beneficia com um ambiente mais tranquilo e mais propício para o ensino.


Bons investimento


A gestão escolar deve ter em mente o quanto o mundo está mudando. A tecnologia é apenas um exemplo: o papel de alunos e professores vem se transformando e, assim, toda a estrutura da sala de aula também se transforma. Uma boa gestão é aquela que está de olho nessas transformações e faz os investimentos certos na hora certa.


Seja um treinamento para os professores ou novos computadores para a escola, saber no que investir pode melhorar o desempenho em sala de aula e a educação como um todo.


Saiba mais sobre como funciona a sala de aula do futuro!


Gestão de tempo


De todos os fatores que influenciam na gestão e são influenciados por ela, o tempo é um dos que mais afeta o funcionamento da escola. Ter que refazer tarefas, consertar erros, correr atrás de parceiros que não respondem, são todas atividades que consomem tempo e energia.


Porém, quando estamos lidando com uma gestão eficaz, inteligente e produtiva, o tempo não precisa ser mais ocupado por burocracias e recuperações que já deveriam estar prontas. Por isso, a equipe tem mais tempo para trabalhar no que importa: projetos e eventos especiais que promovam o ensino e a educação dos alunos.


Como podemos ver, uma gestão eficaz pode, de fato, transformar a educação, e a Faz Educação pode ajudá-lo nessa jornada. Acesse nosso site para saber mais!

164 visualizações

© Copyright 2017 - 2020 | Faz Educação & Tecnologia