Fim de ano: fase de avaliação final

Atualizado: Mar 4

Fazer uma avaliação final é uma forma de entender o ano que se passou e começar a se preparar para o próximo. Venha saber mais!


Fim de ano é uma época em que todos reavaliam o que fizeram ao longo dos últimos doze meses. E isso não precisa ser apenas na vida pessoal: gestores de escola que se dedicam a uma avaliação final colhem bons frutos.


Na avaliação final, é possível olhar para trás, ver os projetos que foram feitos, conferir se os objetivos foram alcançados, descobrir o que funcionou e o que ainda pode melhorar.


Confira abaixo algumas dicas de como fazer esse balanço geral de fim de ano e começar 2020 com o pé direito!

Comece a avaliação final pelas metas de 2019

Quais eram as metas da sua escola para o ano de 2019? Talvez fosse melhorar a relação com a comunidade escolar. Talvez, preparar professores e alunos para o Saeb, organizar eventos, aumentar a retenção, acompanhar mais de perto alunos com dificuldades. Todas são metas importantes e comuns em muitas instituições.


O fim de ano é uma ótima época para conferir se essas metas foram alcançadas. O que deu certo? O que deu errado? Quais metas não foram alcançadas e por que? É hora de fazer essa análise.

Utilize métricas

Utilize gráficos, tabelas e outras ferramentas para medir o progresso da equipe e dos alunos ao longo dos anos. Em que épocas as notas foram mais altas? Quando alunos faltaram mais? O desempenho dos professores melhorou ao longo dos meses? Estabelecer métricas vai ajudar sua escola a definir como está o desempenho geral e o que pode ser melhorado.

Organize as contas e faça um inventário

A organização financeira pode indicar se sua escola está em uma boa situação ou se precisa de modificações para oferecer o melhor aos alunos. No fim de ano, confira como o orçamento foi utilizado, o que trouxe melhores resultados e o que poderia ter sido melhor aproveitado.


Além disso, faça um inventário para conferir o que sua escola tem: questões estruturais, ferramentas tecnológicas, materiais pedagógicos etc. Isso será fundamental na hora de fazer solicitações antes do próximo ano letivo.

Realize avaliações da equipe

A avaliação final deve contar com uma avaliação da equipe da escola. Você pode avaliar de várias formas, considerando o desenvolvimento ao longo do ano. Quanto aos professores, é possível considerar o quanto eles estão atualizados, o quanto se dedicam ao relacionamento com o aluno, quais métodos utilizam etc.


Confira em nosso blog quais são os segredos dos melhores professores!


A autoavaliação também é uma boa ideia. Ela permite que cada um reflita sobre o próprio desempenho e descubra não só no que pode melhorar, mas também o que vem sendo feito de positivo.

Prepare um conselho de classe


Um conselho de classe final, com reflexões sobre o ano que passou, é uma forma de conversar com a comunidade escolar sobre o que foi feito. Nele, você pode entender melhor seus alunos e saber as perspectivas deles para o próximo ano letivo.


Também é um bom momento para avaliar se o relacionamento dentro de sala de aula, entre alunos e professores, está estimulando o aprendizado.


Quer saber o quanto o relacionamento entre alunos e professores pode afetar a rotina em sala de aula? Venha conferir nosso post!


Comece a planejar o ano de 2020


Por fim, a avaliação final termina com um planejamento para o próximo ano. Você pode começar coletando sugestões de planos e projetos com os professores, alunos e funcionários da escola. O conselho de classe é um bom momento para ouvir as ideias de pais e alunos; enquanto professores e funcionários podem ter uma reunião a parte.


Decida, junto à equipe, quais planos podem ser colocados em prática, e comece a planejar o próximo ano. Quais serão as metas da sua escola? O que vocês esperam para a equipe e para os alunos em 2020? Quais tendências serão implantadas e o que será deixado de lado.


Em 2020, sua escola pode começar a investir na educação 4.0. Você sabe o que é isso? Confira o post em nosso blog!


Mesmo que o fim de ano seja carregado de provas e exames finais, organizar-se e encontrar o tempo para fazer essa avaliação final vai colocar tudo em perspectiva. Essa análise ajuda a equipe a entender o ano que se passou e a planejar um novo ano, cheio de projetos e sonhos a serem realizados.


Venha conhecer as soluções da Faz Educação para melhorar sua escola em 2020!


Aproveite e veja também o Faz Responde sobre como se organizar ao fechar o ano letivo:


39 visualizações

© Copyright 2017 - 2019 | Faz Educação & Tecnologia