9 filmes e séries para inspirar educadores e famílias em 2021

Quer se inspirar para começar o ano letivo com o pé direito? Confira essas dicas de filmes e séries que trazem mensagens essenciais!

No início de um novo ano, sempre procuramos algo que possa nos inspirar. Inspiração, afinal, nos ajuda a seguir em frente e correr atrás dos objetivos.


Por isso, temos aqui uma lista de filmes e séries que para ajudar você a se inspirar em 2021.


Para superar desafios, ser um educador melhor e se sentir bem, aposte nessas obras:


Saiba mais: Filmes e séries também podem ser levados para a sala de aula!


Entre os muros da escola (2008)


Esse filme francês é considerado um novo clássico para educadores. Ele pode inspirar a manter um bom relacionamento com alunos e, especialmente, tentar entende-los.


Nesse filme, um novo professor assume uma classe de alunos em uma escola da periferia. Lá, ele encontra alunos que lidam com questões como xenofobia e preconceito. Sendo ele mesmo alguém que nunca passou por essas questões, há uma grande dificuldade de se conectar.


Saiba mais: 20 Jogos e Brincadeiras aliadas à BNCC: Cultura Africana!


Efeito Pigmaleão (2019)


Com uma história parecida com Entre os Muros da Escola, Efeito Pigmaleão é mais leve. Nessa comédia, uma conselheira escolar se dedica a ajudar alunos em uma escola da periferia de Paris. Mas ela mesma precisa resolver seus problemas enquanto ajuda os jovens.


É uma escolha bem leve e divertida, mas cheia de momentos que vão te inspirar na carreira como educador.


Saiba mais: Como trabalhar o socioemocional dos alunos, professores e demais funcionários no retorno às aulas?


Coach Carter – Treino para a Vida (2005)


Esse filme conta a história de um grande técnico de basquete que pode levar um time escolar à vitória. Porém, ele se recusa a fazer isso enquanto o desempenho acadêmico do time estiver abaixo do esperado.


Assim, ele começa a mostrar aos alunos a importância de uma boa educação. Inspirar a busca pelo conhecimento é importante para todos os educadores.


Saiba mais: Educação 5.0: o que é e como se preparar!


Canvas (2020)


Nesse curta-metragem, um avô que costumava ser artista perde sua vontade de pintar. Isso porque ele sofreu uma grande perda que não consegue superar. Mas com a ajuda da neta, ele reaprende a descobrir o amor pela arte.


Em um ano de tantas perdas, como foi 2020, esse curta-metragem ensina a lidar com o luto.


Preciosa – Uma História de Esperança (2009)


Preciosa conta a história de uma jovem de 16 anos que está grávida do próprio pai. Ela sofreu abusos sexuais a vida inteira, e também é maltratada por sua mãe. Quando não parece que há esperanças em sua vida, ela é transferida de escola. Lá, encontra uma professora que pode mudar tudo.


Esse filme mostra como os professores podem influenciar na vida dos alunos. Seja para dar esperanças ou ajudar no desenvolvimento, eles se tornam peças-chave.


Saiba mais: Acolhimento presencial e remoto para alunos com deficiência!


Escritores da Liberdade (2007)


Escritores da Liberdade é um filme sobre como um professor pode inspirar seus alunos. Nele, uma professora jovem é confrontada com um ambiente escolar difícil. Além de os alunos passarem por vulnerabilidade social, também há uma questão racial recorrente.


Para ajudá-los, ela aposta em um novo método. Os alunos começam a usar a escrita como uma maneira de se expressarem e mostrarem seu valor.


Saiba mais: Conheça 3 dicas de filmes e séries que tratam o tema Bullying!


Duelo de Titãs (2000)


Mais um filme que se tornou um clássico, Duelo de Titãs se passa nos anos 1970. Em uma escola só para brancos, a diretora é pressionada a integrar alunos negros. Então, ela contrata um técnico negro para o time de futebol americano.


Apesar de seu entusiasmo, a carreira do novo técnico se torna difícil com o tempo. Isso porque o preconceito não vem apenas de outros técnicos, mas também de seus próprios jogadores.


Saiba mais: Educação inclusiva: 6 filmes para pais e professores!


Losers (2017)


Nessa série documental, vemos o outro lado da moeda: as pessoas que perdem competições esportivas. Como eles lidam com o fracasso? E quando o fracasso deixa de ser algo negativo?


Losers também traz entrevistas de diversas pessoas que ajudaram esses atletas em seus momentos mais difíceis. Uma lição de como perder e como ganhar para inspirar o espectador.


O Sorriso de Monalisa (2003)


Para encerrar, um filme sobre uma dedicada professora de História da Arte nos anos 1950. Formada em uma boa faculdade, a personagem principal quer mudar a vida dos alunos. Porém, seus ideais vão contra as tradições da escola só para meninas em que trabalha.


Ela começa a encorajar suas alunas a se tornarem líderes e independentes. Mas tem que enfrentar séculos de tradição e de uma cultura opressora para isso.


Esses filmes e séries são grandes fontes de inspiração. E inspirar a determinação e a esperança em momentos como esse é essencial para todos.


Faça uma pesquisa e tire suas dúvidas sobre educação e ensino no Blog da Faz Educação!


Aproveite e baixe todos os nossos Materiais Educativos gratuitamente!

229 visualizações0 comentário